segunda-feira, 15 de agosto de 2011

"Gigantones" e "Cabeçudos"

No norte de Portugal, não há romaria grande sem um grupo de "Gigantones" e "Cabeçudos" a passear pelas ruas da terra, precedidos de bandas de música.
Consta que em 1893, um administrador do Concelho de Viana do Castelo, Luis Valença, decidiu apresentar em romarias minhotas os primeiros "Gigantones" -  depois de os ter visto em Santiago de Compostela - que a população festejou com estusiasmo.
Festas de Nossa Senhora de Agonia - 1930 - Viana do Castelo
Os Gigantes são uma velha tradição na Europa. Um milenar testemunho celta, faz crer que os Gigantes afugentam da romaria os espíritos maus, o mal da inveja, o mau vizinho, sacralizando assim o "espaço da festa".  

 


Festas de Nossa Senhora de Agonia - 2006
Os nossos Gigantes consistem tradicionalmente numa armação de verga, de arame, de fasquias de madeira leve, interligadas. A feitura da cabeça e mãos é em papelão moldado - "Papier mâché" ou pasta de papel - puramente artesanal e conforme a fantasia e arte de quem os modela. As feições são pintadas e as cabeleiras ou os bigodes quase sempre nelas pintadas também.

Festas de Nossa Senhora de Agonia
Na Romaria de Nossa Senhora de Agonia em Viana do Castelo, entre os dias 19 e 21 de Agosto à hora do meio-dia, "Gigantones e Cabeçudos" acompanhados dos seus vassalos – grupos de Zés P’reiras e Zabumbas - animarão o "espaço da festa".





Sem comentários:

Enviar um comentário