segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Santa-Rita Pintor



Santa-Rita Pintor, Revista Portugal Futurista, 1917
Pintor português, de nome verdadeiro Guilherme Augusto Cau da Costa de Santa Rita, ou apenas Santa-Rita Pintor, nascido em 1889 e falecido em 1918, foi pintor e escritor, considerado o iniciador do Futurismo no nosso país. Formado pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, foi bolseiro na Academia de Belas Artes de Paris, em 1910, cidade onde contactou com os círculos artísticos vanguardistas, passando a conviver com artistas como Picasso, Marinetti e Max Jacob. Em 1914, Santa-Rita volta ao país natal, trazendo consigo os novos ideais estéticos do seu tempo e encarregando-se de os divulgar. 

Orpheu nos infernos, 1907



Do conjunto da obra, destruída à sua morte pela família por desejo do artista, restam poucos exemplares sendo de destacar, uma Cabeça cubo-futurista de cerca de 1910, uma obra muito importante em termos estéticos, que representa a sua maturidade enquanto artista plástico e é considerada a primeira obra "moderna" de um pintor português.

"Cabeça", 1910
"Velha"1910
"Renoir" 1910
"Decomposição dinâmica de uma mesa", 1912

Amigo de Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro e Amadeo de Souza-Cardoso, o  artista colaborou, em 1915, no número dois da Orpheu, foi responsável pela edição do primeiro e único volume da Revista Portugal Futurista.  

"Estojo científico de uma cabeça + aparelho ocular ... (Sensibilidade mecânica)" 
1914, in Orpheu 2, 1915



Fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Guilherme_de_Santa-Rita



Sem comentários:

Enviar um comentário