terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Arte, ciência e tecnologia - Devorah Sperber


"Depois de Van Gogh" (Auto-Retrato), 2008 - 408 carros de linha corrente, esferas de aço inoxidável e aparelhos de suspensão.
Devorah Sperber, vive em  Sheridan Square, Nova York. Estudou no Instituto de Arte do Colorado, Denver. A artista desconstrói imagens de obras primas, usando carros de linhas de fio comum. As imagens são colocadas no espaço de forma invertida e vistas com dispositivos ópticos, sendo imediatamente identificadas. O objectivo é abordar a forma como o cérebro processa a informação visual em relação ao modo como supomos que vemos.

Instalação, "Depois da última ceia", 2005 - 20.736 carros de linha corrente, suporte de metal, cadeia de alumínio e aço inoxidável.
Detalhe, "Depois da última ceia"
"Depois de Warhol", 2008 - 698 carros de linha corrente, suporte de metal, cadeia de alumínio e aço inoxidável.
Devorah utiliza outros materiais nas suas obras. Na instalação "VW Bus/ Shower Power", foram aplicadas à mão 60.000 pequenas flores, sobre uma cortina de vinil, sendo o seu número e colocação projectados por fora num computador. Para a  instalação "Lie como um tapete", a artista utilizou tampas de marcador que colocou sobre tela flexível.

Instalação "VW Bus/ Shower Power", 2001 - 60.000 flores coloridas, aplicadas sobre cortina de vinil, suporte em alumínio.
Detalhe,  "Vw Bus power"
Instalação " Lie como um tapete", 2000/01 - 18.000 tampas de marcador, tela flexível e borracha
Detalhe, " Lie como um tapete"
Devorah Sperber já foi distinguida com diversos prémios: 2006, Projecto Nacional de Espanha; 2005, Prémio Escolha Popular, Novas Aquisições, Museu Ulrick; 2005 e 2007, Fundação das Artes de Nova York. Iniciou a  mostra dos seus trabalhos em 1990, com exposições colectivas e individuais em vários países do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário