segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Exposições - Janeiro, Fevereiro e Março





DA PÁGINA PARA O ESPAÇO: ESCULTURAS DE PAPEL PUBLICADAS

A exposição reúne mais de 90 artistas que protagonizam algumas das linguagens artísticas mais relevantes do século XX. 
Todas as obras apresentadas, obras para recortar e montar, têm em comum o facto de serem tridimensionais e de terem sido publicadas em livros desde a década de 50 até hoje.

A visitar até 5 de Fevereiro.
 
Museu de Arte Contemporânea de Serralves - Biblioteca

Rua Dom João de Castro
4150-417 Porto, Portugal
 
tel.: 226 156 500
Júlio Pomar, Tigre et tortues (1979), acrílico e colagem sobre tela

Paula Rego, Perlimpimpim (1985), acrílico sobre papel
ARCA DE NOÉ

A magia e o mistério do mundo animal são uma constante desde os primórdios da humanidade. As primeiras manifestações artísticas que conhecemos são as representações de animais no interior das cavernas feitas pelos homens pré-históricos.
Esta exposição reúne trabalhos de artistas como Alex Flemming, António Areal, António Dacosta, António Quadros, Bartolomeu Cid dos Santos, Eduardo Viana, Graça Morais, Joana Vasconcelos, João Pedro Vale, José de Guimarães, Júlio, Pomar, Júlio Resende, Lourdes Castro, Menez, Paula Rego, Pedro Gomes, Raul Perez, entre outros.

A visitar até 12 de Fevereiro.

Centro de Arte Manuel de Brito
Palácio Anjos Algés

Alameda Hermano Patrone

1495-064 Algés, Portugal

tel:. 214 111 400

 
THOMAS STRUTH: FOTOGRAFIAS 1978 - 2010

Thomas Struth construiu ao longo de mais de 30 anos uma obra onde a fotografia assume a condição de um impressionante ensaio visual sobre o mundo em que vivemos, os seus tempos e os seus lugares. Das séries sobre cidades às imagens dos “paraísos” verdes, dos seus retratos de família às audiências de museu, das fotografias de museu às fotografias de lugares longínquos ou inacessíveis como certas docas ou estaleiros no Oriente, a estação espacial de Cape Canaveral ou laboratórios de aceleradores de partículas, a fotografia de Thomas Struth tem construído uma evidência analítica da sociedade globalizada que caracteriza a civilização contemporânea.

A visitar até 26 de Fevereiro.

Museu de Arte Contemporânea de Serralves 

Rua Dom João de Castro
4150-417 Porto, Portugal
 
tel.: 226 156 500
http://www.serralves.pt/



Esta exposição reúne os trabalhos vencedores da edição de 2011 do prémio BES Revelação, apresentados a concurso por Ana de Almeida, Catarina de Oliveira e [De Almeida e Silva, Giestas e Gonçalo Gonçalves].

A visitar até 4 de Março.

Casa de Serralves 

Rua Dom João de Castro
4150-417 Porto, Portugal
 
tel.: 226 156 500
http://www.serralves.pt/



KAMERAPHOTO

A exposição reúne 365 imagens captadas pelos fotógrafos do colectivo Kameraphoto que viajaram intensamente por Portugal ao longo de todo o ano de 2010.
A Kameraphoto conta actualmente com 12 membros: Alexandre Almeida, Augusto Brázio, Céu Guarda, Guillaume Pazat, João Pina, Jordi Burch, Martim Ramos, Nelson d' Aires, Paulina Pimentel, Pedro Letria, Sandra Rocha e Valter Vinagre. Neste projecto participou também António Júlio Duarte.

A visitar até 4 de Março.

Galeria Fundação EDP 
(ao lado da Casa da Música)

Rua Ofélia Diogo da Costa, nº 45
Porto, Portugal

HABITAR A ESCURIDÃO

...A frase é simples e eloquente. A escuridão habita-se, como se habita a luz. Mas do lado da luz estão as vantagens e os privilégios: a claridade para olhar demoradamente um perfil amado, o milagre das cores que se combinam e recombinam, a glória de eleger:“Gosto de verde”.

A visitar até 18 de Março.

Centro Português de Fotografia

Edifício da Ex-Cadeia e
Tribunal da Relação do Porto

Campo Mártires da Pátria
4050-368 Porto, Portugal

tel.:  222 076 310



CUERPOS DE DOLOR. A IMAGEM DO SAGRADO NA ESCULTURA ESPANHOLA (1500-1750)

Abarcando os séculos áureos da escultura espanhola, a exposição constitui uma escolhida amostra das importantes colecções do Museu Nacional de Escultura (Valladolid, Espanha), conhecido como o "Prado da Escultura".
...Uma exposição inquietante - ascetas, mártires, virgens, Cristos crucificados - capaz de provocar no visitante uma impressão que ultrapassa as fronteiras da estética, todavia inquestionável, numa importante chamada de atenção para a relevância do acervo deste museu espanhol.

A visitar até 25 de Março

Museu Nacional de Arte Antiga

Galeria de Exposições Temporárias

Rua das Janelas Verdes
1249 - 017 Lisboa

tel.: 21.391 28 00



OUTRA VEZ NÃO. EDUARDO BATARDA

...“Outra vez não. Eduardo Batarda”, que se apresenta no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, é uma ocasião para conhecer melhor o trabalho de um pintor singular, desde as primeiras obras da década de 1960 até aos quadros realizados em 2011.
Co-produzida entre a Fundação de Serralves e a Fundação EDP, a mostra assinala a atribuição ao artista do Grande Prémio EDP Arte em 2007.

A visitar até 25 de Março


Museu de Arte Contemporânea de Serralves - Biblioteca

Rua Dom João de Castro
4150-417 Porto, Portugal
 
tel.: 226 156 500
 


BRINQUEDOS E JOGOS DA ÁSIA

Nesta exposição, reúnem-se peças de coleccionadores particulares e do acervo do Museu do Oriente para contar uma história que começa nos brinquedos tradicionais e locais e acaba nos brinquedos industriais que, a partir da Ásia, invadiram o mundo.

A visitar até 31 de Março.

Museu do Oriente
 
Galeria Nascente

Avenida Brasília, Doca de Alcântara (Norte), Lisboa, Portugal
A Entrada do Museu situa-se na fachada virada para a Avenida 24 de Julho.

tel.: 213 585 200


D. Maria Pia, ostenta um alfinete de peito, cravejado de diamantes e pérolas, que  lhe foi oferecido pelo pai, Vitor Manuel II, por ocasião do seu casamento com o rei D. Luís, em 1862
EXPOSIÇÃO 25 ANOS DE AQUISIÇÕES E DOAÇÕES

Esta exposição, pretende dar a conhecer uma selecção de centenas de peças doadas ao Palácio da Ajuda ou adquiridas nos últimos 25 anos. Fruto do programa “Uma Sala Um Mecenas” destacam-se ainda as dez salas que foram objecto de restauro e reconstituição histórica. A mostra desenrola-se no percurso museológico, dando especial enfoque às peças que outrora pertenceram à Casa Real, tais como jóias, peças de ourivesaria, móveis, aguarelas, gravuras, cerâmicas, vidros, têxteis, ou ainda objectos do quotidiano da família real. Este evento visa homenagear todas as entidades públicas e privadas que contribuíram para a valorização do Palácio e das suas colecções.

A visitar até 8 de Abril.

Palácio Nacional da Ajuda

Largo da Ajuda
1349-021 Lisboa 

tel:.213 637 095


Os desenhos, na sua maioria dos anos 40 e 50, são de várias dimensões, suportes e técnicas: retratos e auto-retratos, paisagens, cenas de trabalho, figuras, maquetes de murais, esboços de quadros, etc.

A visitar até 25 de Abril.

Casa da Achada
Centro Mário Dionísio

tel:. 218 877 090

Sem comentários:

Enviar um comentário