quarta-feira, 7 de março de 2012

O cartaz Art Nouveau

Cartaz, espectáculo com Leona Dare, 1883, Jules Chéret . Paris, França
Jules Chéret (31 de Maio de 1836 – 23 de Setembro de 1932) foi um pintor e litógrafo francês. Foi precursor, em 1860, na criação de cartazes publicitários artísticos. Adaptava imagens a um texto curto, permitindo ao leitor percepção rápida da mensagem. Foi o primeiro a perceber a dimensão psicológica na publicidade. Além de cativantes, as suas pinturas eram por vezes de grande formato, com cores vivas, o que mudou a perspectiva parisiense da época, possibilitando o emergir da arte mural.
Cartaz, Folies Berger, 1893, Jules Chéret

 Cartaz de publicidade, vinho Mariani, litografia, 1894, Jules Chéret

 Cartaz de publicidade, 1895, Jules Chéret
Cartaz, Benzo Motor, 1901, Jules Chéret
 A Art Nouveau - Arte Nova - foi uma filosofia e um estilo estético essencialmente de design e arquitectura - muito popular durante 1890-1910 - que influenciou as artes plásticas, estendeu-se às artes gráficas e artes decorativas. Caracteriza-se pelas linhas curvas, formas naturais, flores e plantas. A Arte Nova foi mais popular na Europa mas a sua influência foi geral. Os monumentos Arte Nova são agora reconhecidos pela UNESCO na sua Lista do Património Mundial como contribuições significativas para o património cultural. 

Cartaz de publicidade, cerveja Meuse, litografia, 1897, Alfons Mucha
Alfons Maria Mucha (24 de Julho de 1860 - 14 de Julho de 1939), conhecido como Alfonse Mucha – em inglês - foi o pintor mais marcante do estilo Arte Nova. Realizou pinturas, ilustrações, anúncios, cartões postais e desenhos. Mucha passou muitos anos  trabalhando na que considerava ser a obra-prima da sua vida, A Epopeia Eslava, uma série de vinte pinturas enormes que descrevem a história da República Checa, e os povos eslavos em geral, concebidos para a cidade de Praga em 1928. Desde 1963 esta obra está exposta na Morávia do sul República Checa.
O estilo Arte Nova foi fortemente influenciado por Mucha, quando produziu um cartaz - litografia - que apareceu no dia 1 de Janeiro de 1895 nas ruas de Paris, como propaganda para a peça de teatro Gismonda de Victorien Sardou, com Sarah Bernhardt . A partir daí, produziu uma onda de pinturas, cartazes, anúncios e ilustrações de livros, desenhos para jóias, tapetes, papel de parede, ele popularizou o novo estilo artístico inicialmente chamado estilo Mucha, que logo se tornou conhecido como Arte Nova.

Cartaz para a peça de teatro Gismonda, com Sarah Bernardt, litografia, 1894, Alfons Mucha. Teatro da Renascença, Paris
Cartaz de publicidade, Nestlé, litografia, 1897, Alfons Mucha
Cartaz de publicidade, Moët & Chandon, litografia,1899,  Alfons Mucha
Cartaz de publicidade, bicicletas Perfecta, litografia, 1902, Alfons Mucha
Cartaz, litografia, publicado em Paris por Imp. F. Champenois, em 1903, Alfons Mucha - Library of Congress
Cartaz, litografia, 1921, Alfons Mucha
Henri Marie Raymond de Toulouse-Lautrec Monfa (24 de Novembro de 1864 - 9 de Setembro de 1901) foi um pintor pós-impressionista e litógrafo francês, famoso por pintar a vida boémia de Paris do final do século XIX. Faleceu precocemente aos 36 anos de sífilis e alcoolismo. Trabalhou apenas vinte anos, mas deixou um espólio artístico importantíssimo, tanto na qualidade e quantidade de suas obras, como também no que se refere à popularização e comercialização da arte. Toulouse-Lautrec revolucionou o design gráfico dos cartazes publicitários, trilhando o caminho de Jules Chéret e Alfons Mucha, definindo o estilo que seria posteriormente conhecido como Arte Nova.

Cartaz, Reine de Joie, litografia colorida, 1892, Henri de Toulouse-Lautrec - Museu Toulouse- Lautrec
Cartaz, Divan Japonês, litografia, 1892, Henri de Toulouse-Lautrec
Cartaz, Albert Cadieux, 1893, Henri de Toulouse-Lautrec
Cartaz, Aristides Bruand no seu cabaré, litografia colorida, 1893, Henri de Toulouse-Lautrec - Museu de Arte de San Diego, EUA
Cartaz de publicidade, livro Alemanha Babilónia, 1894, Henri de Toulouse-Lautrec
Edward Penfield (2 de Junho de 1866 - 1925) foi um ilustrador americano, é considerado o “pai” do cartaz americano.  A sua obra foi incluída no livro onde constam os grandes nomes da ilustração americana e história do cartaz. Ele foi também uma figura importante para a evolução do design gráfico. 
Penfield conseguiu popularizar o cartaz nos Estados Unidos, a par de outros artistas da Europa como Alphons Mucha, Theophile-Alexandre Steinlen e Toulouse-Lautrec. Para os seus cartazes, Penfield utilizou formas simples e uma paleta limitada de cores que se prestavam aos processos rudimentares de reprodução da época.

Cartaz, revista Harper, publicado em 1895, Edward Penfield - Library of Congress
Cartaz, revista Harper, litografia, publicado em 1895, Edward Penfield - Library of Congress
Cartaz, litografia, publicado em 1897, Edward Penfield - Library of Congress
Cartaz, litografia colorida, publicado em 1896, Edward Penfield - Library of Congress
Cartaz, litografia, publicado em 1899, Edward Penfield - Library of Congress
Cartaz, litografia, publicado em 1905, Edward Penfield - Library of Congress
Cartaz, publicado em 1897, Edward Penfield - Library Congress



Fontes:
http://www.loc.gov/index.html
http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Alfons_Mucha
http://en.wikipedia.org/wiki/Alphonse_Mucha
http://en.wikipedia.org/wiki/Edward_Penfield
http://www.passeiweb.com/saiba_mais/arte_cultura/galeria/open_art/1593

2 comentários: