domingo, 15 de abril de 2012

Biografia de Leonardo da Vinci

Auto-retrato, giz vermelho sobre papel, 1512 - Biblioteca Real de Turim

Dia 15 de Abril (aqui)


Leonardo da Vinci (Anchiano, Vinci, 15 de Abril de 1452 - Amboise, 2 de Maio de 1519), foi um pintor, escultor, arquitecto, escritor, músico, matemático engenheiro e cientista italiano.

Leonardo da Vinci foi um artista florentino, um dos grandes mestres do Alto Renascimento. O seu amor profundo pelo conhecimento e pela investigação, foram uma constante nas suas experiências artísticas e científicas. As suas inovações no campo da pintura, influenciaram o curso da arte italiana por mais de um século após a sua morte, os seu estudos científicos, especialmente nas áreas de anatomia, óptica e hidráulica, anteciparam muitos dos progressos da ciência moderna.  

Retrato de Ginevra Benci de ', óleo sobre madeira, 1474-1478 - Galeria Nacional de Washington
A Última Ceia, técnica mista, 1498 - Convento de Santa Maria delle Grazie, Milão
 Adoração dos Magos estudo da perspectiva, caneta, ponta de prata sobre papel, 1481 - Galeria Uffizi, Florença
Leonardo nasceu em 15 de Abril de 1452, na pequena cidade toscana de Vinci, perto de Florença. Era filho de um abastado notário florentino e de uma camponesa. Em meados da década de 1460, a família estabeleceu-se em Florença, onde foi dada a Leonardo a melhor educação que Florença - centro intelectual e artístico de Itália - poderia oferecer. Leonardo destacou-se rapidamente a nível social e intelectual. Foi aprendiz de Andrea del Verrocchio, o principal pintor e escultor florentino do seu tempo. Em 1478 Leonardo tornou-se um mestre independente.  A sua primeira grande pintura A Adoração dos Magos (Uffizi, 1481), embora inacabada surge com um estilo fresco e pessoal, o que a faz mais inovadora que outros dos seus trabalhos anteriores. Enquanto jovem realizou outras obras, a chamada Madona Benois (1478), o retrato de Benci Ginerva de ' (1474-1478) - nesta pintura adquiriu uma série de competências que iria desenvolver futuramente na sua carreira - e o inacabado São Jerónimo (1480).
 
A Virgem dos Rochedos, óleo sobre painel, 1483-1486 - Museu do Louvre, Paris
Estudo de mãos, ponta de prata sobre papel rosa preparado, 1474 - Biblioteca Real, Windsor
Lírio (detalhe), tinta, giz preto sobre papel, 1480-1485 - Biblioteca Real, Windsor
Virgem com criança, Santa Ana e o jovem São João, carvão, giz branco sobre papel, 1507-1508 - Galeria Nacional de Londres.
Leonardo teve aprendizes e alunos, em Milão, para quem presumivelmente escreveu diversos textos que foram depois compilados, como o Tratado de Pintura (1651).  A mais importante das suas pinturas durante o período de Milão, foi A Virgem dos Rochedos, em duas versões (1483-1486;1495-1508).  Leonardo trabalhou nestas composições por um longo tempo, como era seu costume, disposto a terminar o que havia iniciado.  A partir de 1495 até 1498, Leonardo trabalhou na sua obra-prima, A Última Ceia, um mural no refeitório do Mosteiro de Santa Maria delle Grazie, em Milão. 
Cerca de 1490, realizou um estudo das proporções humanas baseado no tratado recém-redescoberto do arquitecto romano Vitruvius. Leonardo debruçou-se sobre o que foi chamado o Homem Vitruviano. Num dos seus diários diversas anotações acompanhavam este desenho. Descreve uma figura masculina desnuda separadamente e simultaneamente em duas posições sobrepostas com os braços inscritos num círculo e num quadrado. A cabeça é calculada como sendo um oitavo da altura total. Às vezes, o desenho e o texto são chamados de Cânone das Proporções.
Em 1502 Leonardo entrou ao serviço de Cesare Borgia - duque de Romagna, filho e chefe geral do Papa Alexandre VI - na qualidade de arquitecto-chefe do duque e engenheiro.  Em 1503 já era membro da comissão de artistas que viriam a decidir qual o local adequado para o David (1501-1504), a famosa e colossal estátua em mármore, realizada pelo escultor italiano Michelângelo.

Estudo de cavalos, ponta de prata sobre papel preparado, 1490 - Biblioteca Real, Windsor
Estudo das proporções do rosto de perfil, caneta sobre papel, 1490 - Galeria da Academia, Veneza
Estudo das proporções do rosto e olhos, caneta sobre papel - Biblioteca Real de Turim
Homem Vitruviano ou Cânone das Proporções do corpo humano, ponta de prata, caneta, aguarela sobre papel, 1490 - Galeria da Academia, Veneza
Leonardo pintou vários retratos, A Mona Lisa (1503-1506, Louvre) é a obra mais famosa, conhecida pelo seu misterioso sorriso e pela aplicação de técnicas inovadoras. Este trabalho é um exemplo perfeito de duas técnicas, o esfumado e o claro-escuro, de que Leonardo foi um dos primeiros grandes mestres. O esfumado é caracterizado pelas transições subtis, quase imperceptíveis entre as áreas de cor, criando um efeito esfumaçado. O claro-escuro é a técnica de modelagem e definição de formas por meio de contrastes de luz e sombra. No ano de 1507 foi nomeado pintor da corte do rei Luís XII de França, passando a residir em Milão.
Em 1516 viajou para França, entrando ao serviço do rei Francisco I. Leonardo passou os seus últimos anos no Château de Cloux, em Amboise no Loire, perto do palácio de Verão do rei, onde morreu em 2 de Maio de 1519.

 
Cabeça de Leda, giz preto, caneta sobre papel, 1503-1507 - Biblioteca Real, Windsor
Estudos anatómicos, caneta sobre papel vermelho preparado, 1504-1506 - Biblioteca Real de Turim
Cabeça de mulher (La Scapigliata), óleo sobre painel, 1508 - Galeria Nacional de Parma
Estudo de uma criança, giz sobre papel, 1508 - Galeria Uffizi, Florença
Como cientista, Leonardo sobressaiu acima de todos os seus contemporâneos. As suas teorias científicas, assim como as suas inovações artísticas, foram baseadas na observação atenta e documentação precisa.  Ele compreendeu, melhor do que ninguém do seu século, a importância da investigação científica rigorosa.
Os brilhantes desenhos de Leonardo, revelam um completo domínio da anatomia do ser humano, animais e vida das plantas. Fez descobertas em meteorologia e geologia, estudou o efeito da lua sobre as marés e entendeu a natureza de conchas fósseis.  Inventou um grande número de máquinas engenhosas, potencialmente úteis, entre elas um fato subaquático de mergulho. Os seus mecanismos voadores, sãos princípios de aerodinâmica.
Leonardo foi um criador em todas as formas de arte, um explorador na maioria dos campos da ciência e um inventor.

Cabeça grotesca, giz preto sobre papel, 1500-1505 - Igreja de Cristo, Oxford
Estudos de cabeça, giz preto e vermelho sobre papel, 1504-1505 - Museu Szépmüvészeti, Budapeste
Caricaturas, caneta sobre papel - Galeria Uffizi, Florença





1 comentário:

  1. Parabéns, uma bela mostra da diversidade e excecionalidade da obra de Leonardo da Vinci!!!!

    ResponderEliminar