domingo, 1 de abril de 2012

Hoje aconteceu... Aniversário de Sergei Rachmaninoff

Sergei Vasilievich Rachmaninoff, 1910

Dia 1 de Abril (aqui)
1873 - Sergei Rachmaninoff, compositor, pianista e maestro russo (m. 1943).

Sergei Vasilievich Rachmaninoff (em russo: Сергей Васильевич Рахманинов, 1 de Abril de 1873 — 28 de Março de 1943) foi um compositor, pianista e maestro russo, um dos últimos grandes expoentes do estilo Romântico na música clássica europeia. "Sergei Rachmaninoff" foi como o próprio compositor escreveu o seu nome quando viveu no ocidente, durante a última metade da sua vida. Entretanto, representações alternativas de seu nome, incluem Sergey ou Sergej, Rachmaninov, Rachmaninow, Rakhmaninov ou Rakhmaninoff. Rachmaninoff é tido como um dos pianistas mais influentes do Século XX. Os seus trejeitos técnicos e rítmicos são lendários, as suas mãos largas eram capazes de cobrir um intervalo de uma 13ª no teclado (um palmo esticado de cerca de 30 centímetros).





Falecimentos:





Mário Viegas no espectáculo "Mário Gin-Tónico",1987, fotografia de Pedro Soares - Museu Nacional do Teatro
1996 - Mário Viegas, actor e declamador português (n. 1948).

Reconhecido como um dos melhores actores da sua geração, despertou para o teatro ainda aluno da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Daí passou para a Escola de Teatro do Conservatório Nacional, tendo a sua estreia profissional no Teatro Experimental de Cascais.
Foi fundador de três companhias teatrais (a última das quais a Companhia Teatral do Chiado) e actuou em Moçambique, Macau, Brasil, Países Baixos e Espanha.
Recebeu a Medalha de Mérito do Município de Santarém (1993) e o título de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique (1994), das mãos de Mário Soares. Em 2001 o Museu Nacional do Teatro dedicou-lhe a exposição Um Rapaz Chamado Mário Viegas. 




Sem comentários:

Enviar um comentário