sexta-feira, 18 de maio de 2012

Dia Internacional dos Museus - Museu da Marioneta, visita virtual

Um pedaço de Alma que sai por uma Cicatriz, barro, seda e tule. Técnica de manipulação: à vista. Marionetas de S. Lourenço, Helena Vaz. País: Portugal - Museu da Marioneta





O Museu foi criado pela Companhia de Marionetas de S. Lourenço, em 1987, num velho edifício situado entre o Castelo de S. Jorge e a Graça. A Companhia, fundada por José Alberto Gil, músico, e Helena Vaz, marionetista e artista plástica, conseguiu reunir diferentes tipos de marionetas  constituindo o fundo inicial do museu. Com a criação deste espaço dedicado à marioneta, dava-se continuidade a uma tradição portuguesa de teatro e ópera.

Barnum Girl I - Suzette, madeira, barro, tecido e plumas. Técnica de manipulação: à vista. Marionetas de S. Lourenço, Helena Vaz. País: Portugal - Museu da Marioneta
Rinaldo, ferro, madeira, tecido, lantejoulas e plumas, Giacomo Cuticchio. Técnica de manipulação: vara por cima. País: Itália - Museu da Marioneta
Polichinelo, madeira, tecido e plástico, Petr Rezac. Técnica de manipulação: luva. País: França - Museu da Marioneta
O país foi percorrido ao longo dos séculos, por companhias ambulantes de bonecreiros, firmando a tradição portuguesa de teatro e ópera de marionetas. A tradição provém do reportório histórico de óperas para marionetas de António José da Silva, o Judeu (Rio de Janeiro, 8 de Maio de 1705 - Lisboa, 19 de Outubro de 1739), autor de sátiras que criticavam a sociedade portuguesa da época. A sua obra teatral inspirava-se na linguagem e no espírito do povo, incorporava o canto e a música como elementos do espectáculo.
Os populares bonecos de Santo Aleixo foram trazidos à luz do dia por Michael Giacometti (1929-1990), musicólogo e Henrique Delgado (1938-1971), ele próprio criador de um teatro de marionetas. Estes bonecos fazem parte de um grupo de marionetas de composição essencialmente rural, que percorria o Alto Alentejo, com as suas representações. A sua existência remonta ao século XVIII, por volta de 1798. 



Punch, madeira e tecido, Petr Rezac. Técnica de manipulação: luva. País: Inglaterra - Museu da Marioneta
Judy, madeira e tecido, Petr Rezac. Técnica de manipulação: luva. País: Inglaterra - Museu da Marioneta
Mestre Salas, madeira, tecido e arame. Técnica de manipulação: vara por cima. Santo Aleixo, Portugal - Museu da Marioneta.

A transferência do Museu da Marioneta para o Convento das Bernardas, ocorreu em Novembro de 2001, tornando-se o primeiro e único espaço museológico, que se apresenta inteiramente dedicado à interpretação e divulgação da história da marioneta e do teatro de marionetas, atravessando a história desta cativante forma de arte através do mundo, revelando os diversos tipos de marionetas e as diferentes abordagens que elas permitem.
O espólio do museu detém uma diversificada colecção de marionetas. Numa primeira fase, foi dada preferência à recolha a nível nacional, alcançando assim uma das mais significativas e completas colecções de marionetas tradicionais portuguesas.
Branca-Flor, tecido, madeira,lã, palha e plástico, Lília da Fonseca. Técnica de manipulação: luva. País: Portugal - Museu da Marioneta

Cavaleiro de Uma Távola Qualquer II,  madeira, metal (folha de flandres), pêlo de animal, cabedal, fio de algodão e plástico, Delphim Miranda. Técnica de manipulação: vara e fios.  País: Portugal - Museu da Marioneta

Mulher das Cobras, barro, tecido e plumas. Técnica de manipulação: à vista. Marionetas de S. Lourenço, Helena Vaz. País:Portugal - Museu da Marioneta

Com a colaboração de diversas pessoas “enfeitiçadas” por esta arte, o museu viu alargado e diversificado o seu espólio, com destaque para as diferentes formas teatrais que provêm de tradições antigas ou surgem de procuras artísticas actuais, sondando novas formas, novos materiais e novas técnicas. Desde finais de 2008, foi integrada uma original e extensa colecção de marionetas e máscaras do sudeste asiático e africanas, de Java, Bali, Sri Lanka, Birmânia, Tailândia, Índia, Vietname e China.
O Museu da Marioneta para além de ser o único deste tipo em Portugal, tem um acervo digno de “excelência".

Ginidal Raksha, madeira, tinta, tecido, fio de algodão e metal. Técnica de manipulação: fios. País: Sri-Lanka. Col. Francisco Capelo - Museu da Marioneta

Palhaço, madeira e tecido, Joaquim Pinto. Técnica de manipulação: luva. País: Portugal - Museu da Marioneta
Fandangueiro, madeira e tecido, Manuel Rosado.  Técnica de manipulação: fios. País: Portugal - Museu da Marioneta
Pirata, papier-maché e tecido, Henrique Delgado. Técnica de manipulação: luva. País: Portugal - Museu da Marioneta
Dona Pulquéria, tecido, lã, plástico, madeira, palha, metal, plumas e pêlo de animal, Lília da Fonseca. Técnica de manipulação: luva. País: Portugal - Museu da Marioneta
Satyaki, pele de animal (burro?), osso, madeira, fio de bambu e pigmentos. Técnica de manipulação: sombra. País: Bali, Indonésia. Col. Francisco Capelo - Museu da Marioneta



Saiba como construir um fantoche de luva aqui no "comjeitoearte"


Sem comentários:

Enviar um comentário