sábado, 12 de maio de 2012

Aniversários do pintor Dante Rossetti e do compositor Jules Massenet

Auto-retrato de Dante Rossetti, 1847 - Galeria Nacional do Retrato, Londres


Dia 12 de Maio (aqui)


Dante Gabriel Rossetti (12 de Maio, 1828 - 9 de Abril 1882) foi um poeta inglês, ilustrador, pintor e tradutor.  Fundou a Irmandade Pré-Rafaelita , em 1848, com William Holman Hunt e John Everett Millais , e mais tarde viria a ser a principal fonte de inspiração para uma segunda geração de artistas e escritores influenciados pelo movimento, mais notavelmente William Morris e Edward Burne-Jones. O seu trabalho também influenciou os europeus simbolistas e foi um importante precursor do movimento estético ou esteticismo.
 A arte de Rossetti foi caracterizada pela sua sensualidade e o seu revivalismo medieval. A sua poesia foi caracterizada pela interligação complexa de pensamento e sentimento, especialmente no soneto A Casa da Vida. Poesia e imagem estão intimamente entrelaçados no trabalho de Rossetti, ele escrevia frequentemente sonetos para acompanhar os seus quadros, abrangendo desde o Girlhood da Virgem Maria (1849) a Syriaca Astarte (1877), além de criar arte para ilustrar poemas como Goblin Market de  Christina Rossetti , sua irmã e poeta célebre. A vida pessoal de Rossetti estava intimamente ligada com o seu trabalho, especialmente as suas relações com seus modelos e musas Elizabeth Siddal, Fanny Cornforth, e Jane Morris. 


Saiba mais sobre Rossetti aqui no comjeitoearte.


"Bocca Baciata", esta pintura marcou uma nova direcção no trabalho de Rossetti (modelo: Fanny Cornforth), 1859 -  Museu de Belas Artes, Boston
O Roseleaf (retrato de Jane Morris), grafite sobre papel, 1870
Sir Tristão e la Belle Ysoude bebem uma poção, painel de vidro manchado por Morris, Marshall, Faulkner & co, design Dante Rossetti (1862-1863) - Galerias de Arte e Museus, Bradford








  Jules Massenet


Jules Émile Frédéric Massenet (Montaud, 12 de Maio de 1842 - Paris, 13 de Agosto de 1912) foi um compositor francês. Foi especialmente conhecido pelas suas óperas, muito populares no final do século XIX e início do século XX. Nascido em Montaud, perto de Saint-Étienne, mudou-se com a sua família para Paris, a fim de estudar no conservatório. Ganha o "Grand Prix" de Roma em 1862 e aí fica durante três anos. O seu primeiro grande sucesso foi o oratório Marie-Madeleine, aclamado por seus contemporâneos Tchaikovsky e Gounod.
Massenet deixa de compor para servir como soldado na guerra Franco-Prussiana, mas um ano depois (1871) no fim da guerra, volta a compor. Foi professor de composição de grande influência no Conservatório de Paris a partir de 1878, tendo como alunos Gustave Charpentier, Reynaldo Hahn e Charles Koechlin.
As suas óperas mais famosas foram: Manon (estreada em 1884), Werther (em 1892) e Thaïs (em 1894). São representadas frequentemente, com enorme sucesso.
Além das óperas, escreveu também balés, oratórios, cantatas, peças orquestrais e cerca de 200 canções.


David Garrett, Méditation from Thaïs - Jules Massenet

Sem comentários:

Enviar um comentário