terça-feira, 22 de maio de 2012

O tema "Mães e filhos", na pintura de Mary Cassatt

Auto-retrato, aguarela e guache sobre papel, 1878 - Museu Metropolitano de Arte
 

Hoje aconteceu... Aniversário da pintora Mary Cassatt


 Mary Cassatt (Allegheny, 22 de Maio de 1843 — Château de Beaufresne (perto de Paris) 14 de Junho de 1926), foi uma pintora dos Estados Unidos da América. É considerada uma admirável pintora impressionista.

Retrato de Mary Cassatt no Louvre, gravura, 1879-80, Edgar Degas - Museu Metropolitano de Arte
Conhecida pelas suas representações indulgentes de mulheres e crianças, Mary Cassatt foi uma das poucas artistas americanas de vanguarda do século XIX, no activo em França. Nascida numa notável família de Pittsburgh, viajou muito pela Europa com os seus pais e irmãos enquanto criança. Atraída desde muito jovem, pelas obras de arte europeias, matriculou-se, ainda adolescente, na Academia de Artes da Pensilvânia, em Filadélfia.

No Omnibus, ponta-seca, 1890-91 - Museu Metropolitano de Arte
Carícia Maternal (estudo), carvão e grafite, 1891 - Museu Metropolitano de Arte
Carícia Materna, ponta-seca, 1890-91 - Museu Metropolitano de Arte
Aos vinte e três anos, decidiu seguir a carreira de pintora profissional. Contra a sua própria família conservadora, partiu com uma amiga para a Europa a fim de estudar pintura com mestres reputados. Envia uma obra pela primeira vez, para o Salão de Paris em 1868, e é aceite. Regressando aos Estados Unidos por um curto período de tempo, Cassatt voltou à Europa em 1871, aí dedicou-se à pintura, copiando os mestres conceituados em museus de Itália, Espanha e Bélgica.

Hélène de Septeuil, ponta-seca, 1890 - Museu Metropolitano de Arte
O Banho, ponta-seca, 1890-91 - Museu Metropolitano de Arte
Mãe e Filho, pastel sobre papel - Museu Metropolitano de Arte
Cassatt fixou-se definitivamente em Paris, em 1874. Foi apresentada a Edgar Degas (1878), este convidou-a para participar na 4ª exposição dos pintores impressionistas a realizar em 1879. Cassatt juntou-se ao grupo, deste faziam parte Monet, Morisot, Renoir, Pissaro e o próprio Degas. Expõe com algumas interrupções, até 1886. Ela admirava especialmente a obra de Degas, bem como a de Manet e Gustave Courbet. Rompeu com as tradições académicas e começou a produzir grandes obras em pastel, desenho com traços extremamente vigorosos e intensos.

Mãe Brincando com o Filho, pastel sobre papel, 1897 - Museu Metropolitano de Arte
Mãe Alimentando o Filho, pastel sobre papel, 1898 - Museu Metropolitano de Arte
Jovem Mãe Costurando, óleo sobre tela, 1900 - Museu Metropolitano de Arte
Uma estreita relação de trabalho cresce entre Cassatt e Degas. Com origens semelhantes de classe alta, os dois pintores desfrutam de uma amizade baseada na sensibilidade artística comum, no interesse pela composição estrutural em negrito, a assimetria, a estética das gravuras japonesas e os assuntos contemporâneos. Nesta época dedica-se à gravura, ao desenho e cria um estilo muito próprio. A partir de então, a representação de mulheres e crianças ou mães e filhos, irá garantir-lhe notoriedade entre os impressionistas. A forma como faz a descrição da figura humana em óleo, pastel e ponta-seca são de uma técnica precisa e realista, representando as tonalidades da pele e das expressões faciais com uma perfeição invulgar.

Ellen Mary Cassatt, pastel sobre papel, 1899 - Museu Metropolitano de Arte
Primavera: Margot em Pé num Jardim, óleo sobre tela, 1900 - Museu Metropolitano de Arte
Ajoelhada numa poltrona, ponta-seca, 1903 - Museu Metropolitano de Arte
Durante sua longa residência em França, Cassatt enviou pinturas para exposições nos Estados Unidos. Assim, eram dela as primeiras obras impressionistas vistas neste país. Actuou como colaboradora na formação de çolecções particulares, desempenhando um papel crucial na constituição de algumas das mais importantes colecções de arte impressionista daquele país. Continua o seu trabalho como pintora e gravadora até 1914. No ano seguinte ficará completamente cega, por sofrer de diabetes. Morre em 1926, meses antes de Monet, o último a falecer dos membros do grupo original dos impressionistas. Está enterrada no jazigo da família, em Le Mesnil-Théribus.
Mulher com Cão, lápis sobre papel, 1880 - Museu Metropolitano de Arte
O Penteado, ponta-seca, 1990-91 - Museu Metropolitano de Arte
A Prova, ponta-seca, 1890-91 - Museu Metropolitano de Arte

2 comentários:

  1. Gostei muito , não conhecia. Descoberta interessante :-))))))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei. As aguarelas, desenhos e pastéis são realmente de uma sensibilidade, bom gosto e perfeição extremas. Bjs

      Eliminar