quinta-feira, 7 de junho de 2012

Edifícios degradados, sem cor, em ruínas, nas fotos de Gastão de Brito

Projeto Ruin'arte: património incompreendido - Mosteiro de Seiça, na Figueira da Foz. Este foi o primeiro edifício em ruínas fotografado por Gastão de Brito e que deu origem ao projeto. © Gastão de Brito e Silva

A história mal acabada de um edifício em ruínas


São edifícios degradados, sem cor, quase ou totalmente em ruínas que ocupam as fotografias de Gastão de Brito e Silva. O fotógrafo começou a registar este património esquecido em 2008 e desde então tem-no divulgado num blogue e em exposições através do projeto Ruin'arte. 


Projeto Ruin'arte: património incompreendido - Prédio onde viveu Fernando Pessoa na rua Almirante Barroso, em Lisboa. © Gastão de Brito e Silva
Projeto Ruin'arte: património incompreendido - Aqueduto dos Pegões, em Tomar. © Gastão de Brito e Silva

Desde há uns meses que Gastão não fotografa edifícios antigos. "O projeto não tem tido apoio nenhum de ninguém, como tal o meu raio de ação tem diminuído cada vez mais", lamenta o fotógrafo ao SAPO.
 
Apesar de não atualizar com frequência o seu blogue nos últimos tempos, o artista organizou uma exposição que tem estado em Lisboa (no Centro Cultural de Cascais e no Casino de Lisboa) e ruma ao Porto na próxima sexta-feira, onde vai estar exposta no Gallery Hostel. Um investimento por conta própria. "Apenas o papel fotográfico foi oferecido por uma empresa bem como as molduras", conta.

O resultado são mais de uma dezena de fotos de edifícios em ruínas por todo o país, com uma cor carregada. "Exploro a arquitetura, os grafismos e os contrastes". 

Projeto Ruin'arte: património incompreendido - Paço dos Duques de Cadaval, em Tentúgal. © Gastão de Brito e Silva
Projeto Ruin'arte: património incompreendido - Avenida dos Aliados, no Porto. © Gastão de Brito e Silva
Na verdade, o que é uma degradação social consegue tornar-se, de certa forma, uma fotografia apelativa pelo contraste das cores. "As ruínas são uma degradação social e isto nunca é belo, mas é, ao mesmo tempo, um trabalho extremamente emocional onde se ligam memórias. As pessoas olham e dizem: 'olha o meu pai já trabalhou naquela fábrica', explica.

Este sentimento é, no entanto, passageiro quando se percebe que em muitas cidades os edifícios abandonados já parecem fazer parte da paisagem (...)

Catarina Osório - 6 de Junho -  Notícias.sapo (aqui, artigo completo e imagens)




 
Projeto Ruin'arte: património incompreendido - Antiga fábrica de lanifícios da Arrentela, no Seixal. © Gastão de Brito e Silva

 Exposição de fotografia de Gastão de Brito - Gallery Hostel, Porto

4 comentários:

  1. Belíssimo conjunto de fotos ...mais uma vez surpreendente, obrigada !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que agradeço o incentivo e apreço, bem haja!
      Isa lisboa

      Eliminar
  2. Na foto ""Projeto Ruin'arte: património incompreendido - Prédio onde viveu Fernando Pessoa na rua Almirante Barroso, em Lisboa. © Gastão de Brito e Silva""

    Esta nao seria a Casal Ribeiro, 1 na mesma rua onde era a Rodoviaria Nacional e o Largo da Estefania?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Investiguei sobre o assunto e devo esclarecê-lo de que o prédio se situava no gaveto da Casal Ribeiro com a Almirante Barroso, tal como supunha.. Poderá ver outra informação aqui:
      http://cidadanialx.blogspot.pt/2008/06/uma-morada-de-fernando-pessoa-condenada.html

      Obrigada.

      Saudações.

      Eliminar