sábado, 28 de julho de 2012

Exposições - caricaturas e desenhos humorísticos

Estudo para o painel Natália Correia
 A VIAGEM
Caricaturas de António para a estação Aeroporto do metropolitano


Algumas figuras do Portugal do século XX “desfilam”, desde a passada terça-feira, na nova estação de Metro do Aeroporto.
 
A responsabilidade é do cartoonista António, a quem o Metropolitano de Lisboa encomendou a decoração artística da nova estação.
 
Para a caricatura, este é sem dúvida um momento empolgante. Muitos artistas a usaram em trabalhos decorativos, numa vertente quase sempre efémera, mas é a primeira vez que ela ocupa um lugar de destaque num espaço público, com esta dimensão e de carácter permanente.
 
Consciente da importância deste momento, o Museu Bordalo Pinheiro considerou oportuno associar-se expondo, a partir do próximo dia 27, alguns dos estudos que o autor desenvolveu para chegar às representações definitivas que uma vez passadas à pedra deram lugar aos painéis, agora distribuídos pelo novo espaço.(…) Aqui, Museu Bordalo Pinheiro

Exposição patente de 27 de Julho a 31 de Outubro de 2012


Galeria do Museu Bordalo Pinheiro
Campo Grande, 382 - Lisboa 

Tel.: 218 170 667

Cartaz da exposição    

                                                                                                                                                                                                                             
Cartaz da Exposição

"OS RIDÍCULOS". Desenho Humorístico e Censura (1933-1945) 


A exposição, realizada pela primeira vez na Bedeteca de Lisboa, em 2008, apresenta um conjunto muito significativo de primeiras páginas do jornal Os Ridículos, bissemanário humorístico lisboeta, acompanhadas das respectivas provas enviadas para e recebidas dos serviços de censura do Estado Novo (a célebre «Comissão de Censura», e o seu famoso carimbo «VISADO Pela Comissão de Censura», em duas linhas). Nesta mostra d’ Os Ridículos, a gargalhada, no mínimo, irrompe dobrada em face deste confronto de traços: o do mestre desenhador e o do censor zeloso, perante uma linguagem gráfica insinuativa. 
 
A exposição será organizada em três núcleos temáticos (política nacional, política internacional e Lisboa), e conta com desenhos e caricaturas da autoria de Alonso (Santos Silva), Stuart Carvalhaes, Colaço, Natalino, Silva Monteiro, Américo e Pargana. Através dos cortes às versões iniciais propostas pelos ilustradores, e da comparação com as páginas finais, é possível descortinar os resultados do controlo do Estado sobre o discurso humorístico e gráfico veiculado por este jornal, por outras palavras, sobre a liberdade de expressão, aqui essencialmente plástica – razões de sobra para não perder esta exposição.

É comissariada por Álvaro Costa de Matos (Hemeroteca Municipal de Lisboa) e Pedro Bebiano Braga (Museu Rafael Bordalo Pinheiro). (...) Aqui, com exposição digital - Bibliotecas Municipais de Lisboa


Exposição patente de 7 de Julho a 28 de Setembro 

Biblioteca-Museu República e Resistência
Espaço Cidade Universitária
Rua Alberto Sousa, 10 A
Zona B do Rego
1600-002 Lisboa

Tel.: 21 780 27 60 
Ver outras exposições, aqui no comjeitoearte

Sem comentários:

Enviar um comentário