quinta-feira, 5 de julho de 2012

Exposições - Julho, Agosto e Setembro

"CLÁSSICOS DO MODERNO" -  Peças da Fundação Calouste Gulbenkian

Na sequência do protocolo assinado entre a Fundação Calouste Gulbenkian e a Câmara Municipal de Lisboa (em 2011), o conjunto de peças que integrou a abertura do CAM (Centro de Arte Moderna) em 1983, foi depositado no MUDE – Museu do Design e da Moda, Colecção Francisco Capelo.
 
Referimo-nos a clássicos do design, ícones do movimento moderno, universalmente reconhecidos por espelharem o seu projecto, ética e pedagogia. Traduzem uma nova concepção de espaço e arquitectura, revelando ainda a estética racionalista que marcou as primeiras décadas do século XX. (...)

Exposição patente até 2 de Setembro de 2012

MUDE - Museu do Design e da Moda, Colecção Francisco Capelo - Piso 1
 
Rua Augusta, 24 
Lisboa
Tel.: 21 888 61 20  

 "Pequeno-almoço sobre cartolina"

Esta é a primeira exposição retrospetiva póstuma da obra de Jorge Varanda (Luanda, 1953 – Lisboa, 2008). 

O título Pequeno-almoço sobre cartolina remete para uma folha de cartolina, onde o artista desenhou o contorno de alguns objetos e escreveu palavras como “local de bandeja”, “pão” e “controlo remoto”, que sugerem uma refeição matinal em frente de uma televisão – elemento de considerável importância na obra de Jorge Varanda. 

A figuração do quotidiano em torno da casa é mostrada em suportes multidimensionais que variam entre relevos articulados, caixas que são interiores de pequenos teatros ou exteriores de prédios de grandes cidades, ora em biombos e outros dispositivos, mas também pintura seriada, filme e vídeo, numa diversidade de trabalhos que está na base do raciocínio plástico com que Varanda desenvolveu um percurso marginal, mas pioneiro na exploração do suporte digital.(...)
Exposição patente até 2 de Setembro de 2012

CAM - Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian
Sala de Exposições Temporárias e Sala Polivalente

Rua Dr. Nicolau de Bettencourt
1050-078 Lisboa
Tel.: 21 782 3474 - 21 782 3483
 

 "ENTRE/BETWEEN"

A exposição Entre/Between, de Antoni Muntadas (Barcelona, 1942) no CAM-Fundação Calouste Gulbenkian é uma seleção da mostra mais ampla que o Museu Nacional de Arte Reina Sofia, Madrid, expôs recentemente. 
 
Incidindo nos trabalhos da década de 70, o início do percurso artístico de Muntadas, a exposição permite contactar com uma série de obras desconhecidas entre nós e que são portadoras de uma vitalidade conceptual e criativa assinalável. (...)
 
Exposição patente até 2 de Setembro de 2012 

CAM - Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian
Hall, Sala A e B, Nave e Galeria -1

Rua Dr. Nicolau de Bettencourt
1050-078 Lisboa
Tel.: 21 782 3474 - 21 782 3483


"EMERGÊNCIAS 2012" - Exposição de Arte Contemporânea Experimental

Exposição de arte experimental que utiliza a ciência e a tecnologia para desenvolver novos meios de expressão artística.

Uma mostra de obras nacionais e internacionais que utilizam meios que incorporam processos químicos, fenómenos físicos e biológicos, electrónica e informática; bem como ambientes virtuais e peças de NetArt. (...)
 
Exposição patente até 2 de Setembro de 2012 


FÁBRICA ASA / SECTOR G / PISO 0
 
Estrada Nacional 105
4835-157 Covas
GUIMARÃES

(Capital Europeia da Cultura 2012)

Foto de Alfredo Cunha
  “Portugalidade: Visões Alegóricas?”
  
Perante a influência de um olhar analítico e reinterpretativo de vestígios de uma cultura através da imagem, cuja representação de pensamentos e ideias questiona a demarcação territorial da portugalidade, é pertinente interrogarmo-nos sobre o material e o simbólico, a representação e a produção, o passado e o futuro.

A sensibilidade da visão dos fotógrafos selecionados da Coleção Nacional de Fotografia, projetada nas captações do sentir os espaços, funções, tradições e vivências congrega uma determinada cultura onde concorrem outros universos disciplinares.(...)
Exposição patente até 9 de Setembro de 2012

cpf - Centro Português de Fotografia

Edifício da Ex-Cadeia e Tribunal da Relação do Porto
Campo Mártires da Pátria
4050-368 Porto
Telef.: 220 046 300
Foto de José António Rodrigues
  "Açores|9 Ilhas|9 Fotógrafos”

Numa iniciativa da Estação Imagem e com o apoio do Governo Regional dos Açores, o CPF acolhe a partir de 16 de Junho e até 23 de Setembro, a Exposição “Açores | 9 Ilhas | 9 Fotógrafos”.
Espaço onde o homem e a natureza aprenderam a viver juntos, o arquipélago dos Açores espalha-se por nove diferentes ilhas. Lugares de forte identidade e de diversa personalidade, perscrutados através da objetiva de nove diferentes fotógrafos, cada um abordando uma das ilhas.(...)
 
Exposição patente até 23 de Setembro de 2012 

cpf - Centro Português de Fotografia

Edifício da Ex-Cadeia e Tribunal da Relação do Porto
Campo Mártires da Pátria
4050-368 Porto
Telef.: 220 046 300



"O Virtuoso Criador". Joaquim Machado de Castro (1731-1822)

Uma exposição que importava fazer: a evocação da obra de Joaquim Machado de Castro (Coimbra, 1731 - Lisboa, 1822), considerado o maior escultor português de todos os tempos.

Quase 60 anos após a última mostra dedicada ao artista (comissariada por Maria José Mendonça, no MNAA, em 1954), “O Virtuoso Criador. Joaquim Machado de Castro (1731-1822)” reúne mais de 100 peças – esculturas, modelos, desenhos e importantes documentos, do acervo do Museu e provenientes de diversas instituições públicas e privadas – possibilitando um balanço crítico e a definição de novos critérios de classificação. (...)
Exposição patente até 30 de Setembro de 2012 

MNAA - Museu Nacional de Arte Antiga - Galerias de Exposições Temporárias

Rua das Janelas Verdes
1249-017 Lisboa
Telefone.: 21 391 2800



"Desenhar o Novo Mundo". Cartografia e Naturalia da Casa da Ínsua

Na segunda metade do século XVIII, diversas cortes europeias organizaram missões aos territórios do Novo Mundo, com o propósito de cartografar e registar de forma sistemática o seu relevo, principais cursos de água, povoamento, usos e costumes das populações, fauna e flora… Conhecidas por Viagens Filosóficas, estas expedições eram lideradas por naturalistas, verdadeiros cientistas itinerantes, que se faziam acompanhar de desenhadores especializados. (...)
Exposição patente até 30 de Setembro de 2012 

MNAA - Museu Nacional de Arte Antiga - Sala do Mezanino

Rua das Janelas Verdes
1249-017 Lisboa
Telefone.: 21 391 2800


José de Almada Negreiros (1893–1970), Nu (Pintura para o Bristol Club)1926. Óleo sobre tela, 94,5 x 191 cm - Col. FCG-CAMJAP. Inv. 83P59

"O MODERNISMO FELIZ - ART DÉCO EM PORTUGAL" - PINTURA, DESENHO, ESCULTURA - 1912-1960

O estilo Art Déco, designação que só surge nos anos 60, ou Estilo 1925, como também é conhecido (em apropriação da designação da magna Exposição das Artes Decorativas e Industriais Modernas realizada em Paris naquela data), conhece, num contexto atual de crise, um renovado interesse mundial. (…)

A presente exposição sobre o estilo Art Déco em Portugal permite uma releitura renovada e inovadora do nosso fenómeno Modernista, e, maioritariamente, daquele gosto que, originalmente, se estendeu do domínio do desenho às restantes expressões artísticas ditas 'maiores', como a Pintura, a Escultura e a Arquitetura, mas também ao grafismo e publicidade, à cenografia, ao cinema, às artes da decoração e, finalmente, à própria vida quotidiana e suas aspirações modernas de cosmopolitismo e felicidade. (Rui Afonso Santos, Comissário)

Exposição patente até 28 de Outubro de 2012 

MNAC - MUSEU NACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA - MUSEU DO CHIADO 
Piso 0, 1, 2 e 2A

Rua Serpa Pinto, 4
1200-444 Lisboa
Tel.:213 432 148
 


"A Dama Pé de Cabra" - Paula Rego e Adriana Molder

Inspirando-se na narrativa histórica de Alexandre Herculano, A Dama Pé de Cabra, as duas artistas criaram, em simultâneo, um conjunto de trabalhos individuais e inéditos de grandes formatos, para serem expostos na Sala de Exposições Temporárias . (...)

Exposição patente até 28 de Outubro de 2012

Casa das Histórias Paula Rego
Avenida da República, 300
270-475 Cascais
Tel.: 21 482 69 70

"O CHÁ. DE ORIENTE PARA OCIDENTE"

(...) A exposição O Chá. Do Oriente para o Ocidente divulga os aspectos materiais associados ao consumo do chá (porcelanas, mobiliário, espaços, pinturas e prataria entre outros objectos), e também os aspectos habitualmente menos conhecidos da divulgação da planta e da sua transformação em chá fora do mundo sínico. (...)

Na exposição podem ver-se cerca de 250 peças de tipologias tão distintas como a porcelana, prataria, pintura, escultura, mobiliário, bibliografia ou espécimes em herbário. As peças em exposição pertencem ao acervo do Museu do Oriente, a coleccionadores particulares, e a diversos museus como o Museu Nacional de Arte Antiga, Museu de Marinha, Palácio Nacional da Ajuda, Museu de Cerâmica das Caldas da Rainha, Museu do Chiado, Biblioteca Nacional de Portugal, etc. (...)

Mais do que simples mostra de peças, esta mostra contextualiza-as e insere-as no mundo em que foram feitas e, ao fazê-lo, torna patente um diálogo civilizacional informal que continua nos dias de hoje.
Exposição patente até 13 de Janeiro de 2013 

Fundação Oriente
Museu - Piso 2

Avenida de Brasília
Doca de Alcântara (Norte)
1350-362 Lisboa
Tel.: 213 585 244





Ver outras exposições, aqui no comjeitoearte.

Sem comentários:

Enviar um comentário