domingo, 12 de agosto de 2012

100 anos de Jogos Olimpícos de Verão - cartazes

Atenas (Grécia), 1896 - Movimento Olímpico
Para os Jogos Olímpicos de 1896, em Atenas, não foi realizado algum cartaz, a página de rosto do programa oficial foi  utilizada para a divulgação dos Jogos da I Olimpíada. A imagem mostra o Estádio Olímpico em forma de ferradura, uma figura feminina personificando a deusa Atena, o ramo de oliveira e a Acrópole, invocando a ancestralidade clássica. Nestes Jogos participaram apenas homens, como na Antiguidade.

Os I Jogos Olímpicos de Verão - 1896, foram os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, por iniciativa do barão Pierre de Coubertin, realizados em Atenas, Grécia, berço dos Jogos da Antiguidade, entre os dias 6 e 15 de Abril de 1896, com a participação de 241 atletas masculinos, representantes de 14 países. A cerimónia de abertura no Estádio Panathenaic, foi presidida pelo rei Jorge I da Grécia. 

Paris (França), 1900
Durante a Exposição Universal de Paris, em 1900, eventos de exercício físico e competições internacionais desportivas, foram reconhecidos como Jogos Olímpicos.  A reprodução do programa da Exposição, foi usada para os Jogos da II Olímpíada. 

Os II Jogos Olímpicos de Verão - 1900, tiveram lugar em Paris (França), entre os dias 14 de Maio e 28 de Outubro 1900, como parte da Exposição Universal. Os Jogos Olímpicos de Verão de 1900, contaram com a participação de 997 atletas de 28 paises, entre os quais, pela primeira vez, 22 atletas do sexo feminino - Charlotte Cooper tornou-se o primeiro campeão olímpico –, decorreu em diversos locais de Paris, embora em maioria no Velódromo de Vincennes. 
Saint Louis (EUA), 1904
A capa do programa e cartazes da Feira Mundial de St. Louis, foram usados para os Jogos Olímpicos de 1904. O cartaz, representa uma vista do desenvolvimento da cidade através do uso de um efeito de "olho de peixe".

Os III Jogos Olímpicos de Verão - 1904, foram realizados em Saint Louis (EUA), entre os dias 01 de Julho e 23 de Novembro 1904. Contaram com a participação de 651 atletas de 12 paises, entre os quais, 6 atletas do sexo feminino. A cerimónia de abertura foi presidida por David R Francis. O Estádio Francis Campo foi usado como o principal estádio durante os Jogos Olímpicos. 
Londres (Reino Unido),1908 - Movimento Olímpico
O programa oficial dos jogos, representa um atleta de salto em altura em acção, no Estádio Olímpico de Bush Shepherd. Por trás do atleta, no centro, a piscina e a faixa em cinzas.

Os IV Jogos Olimpícos de Verão - 1908, foram realizados em Londres (Reino Unido) entre os dias 27 Abril e 31 de Outubro 1908.  As competições foram realizadas em simultâneo com a Exposição franco-britânica. Participaram 2008 atletas de 22 países,  entre os quais, 37 do sexo feminino. A cerimónia de abertura no Estádio White City, foi presidida pelo rei Eduardo VII do Reino Unido.

Estocolmo (Suécia),1912 - Movimento Olímpico
O cartaz apresenta o desfile das Nações, cada atleta carrega uma bandeira ondulante, dirigindo-se em conjunto a um objectivo comum - os Jogos Olímpicos. A nudez dos atletas foi uma alusão aos Jogos da Antiguidade

Os V Jogos Olímpicos de Verão - 1912, foram realizadas em Estocolmo (Suécia), entre os dias 05 de Maio e 22 de Julho 1912. A cerimónia de abertura no Estádio Olímpico de Estocolmo, foi presidida pelo rei Gustavo V da Suécia. Participaram 28 países, com um total de 2407 atletas, sendo 48 do sexo feminino.
 
Antuérpia (Bélgica), 1920 - Movimento Olímpico
O cartaz apresenta as bandeiras das Nações participantes. No canto superior direito, o brasão de armas da cidade organizadora. No centro, um discóbolo, uma alusão aos Jogos da Antiguidade. No fundo, a cidade de Antuérpia, com a Torre de Notre Dame.

Os Jogos da VI Olimpíada deveriam realizar-se em Berlim (Alemanha), em 1916, mas foram cancelados após a eclosão da Primeira Guerra Mundial.

Os VII Jogos Olímpicos de Verão - 1920, foram realizados em Antuérpia (Bélgica) entre os dias 20 de Abril e 12 de Setembro 1920.
Participaram 29 países, num total de 2626 atletas, sendo 65 do sexo feminino.
A cerimónia de abertura no Estádio Olimpico de Antuérpia, foi presidida pelo rei Alberto I da Bélgica.
Embora houvesse problemas económicos na Bélgica, as Olimpíadas de 1920 foram um sucesso, nunca os Jogos se tinham tornado portadores de valores tão positivos: em Antuérpia pela primeira vez, foi recitado o Juramento Olímpico, pelo esgrimista belga Victor Boin. É hasteada a bandeira olímpica e nasce a tradição de lançar pombas brancas durante a cerimónia de abertura, para simbolizar a paz.

O Movimento Olímpico utiliza símbolos para representar os ideais consagrados na Carta Olímpica. O símbolo olímpico, mais conhecido como os anéis olímpicos, é composto por cinco anéis entrelaçados, representando a união dos cinco continentes habitados (considerando as Américas do Norte e do Sul como um continente único) - foi originalmente concebido em 1912 pelo Barão Pierre de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos modernos. A versão colorida dos anéis, azul, amarelo, preto, verde e vermelho sobre um fundo branco, forma a bandeira olímpica. As cores foram escolhidas porque cada nação tinha, pelo menos, uma delas na sua bandeira nacional. A bandeira foi adoptada em 1914, mas voou pela primeira vez apenas em 1920 nos Jogos Olímpicos de Antuérpia, na Bélgica. Desde então, foi hasteada em cada celebração dos Jogos.

Paris (França), 1924 - Movimento Olímpico
O cartaz apresenta atletas semi-nus, num lembrete aos Jogos da Antiguidade, fazendo a saudação olímpica. No fundo, a bandeira da República francesa. Em primeiro plano, folhas de palmeira, símbolos da vitória.

Os VIII Jogos Olímpicos de Verão - 1924, foram realizados em Paris (França) entre os dias 04 de Maio e 27 de Julho 1924. Participaram 44 países, num total de 3089 atletas, sendo 135 do sexo feminino. A cerimónia de abertura no Estádio Olímpico de Colombes, foi presidida pelo presidente Gaston Doumergue. Foi nesta edição dos Jogos que pela primeira vez foi usado o lema olímpico Citius, Altius, Fortius, ou, mais rápido, mais alto, mais forte.
Pela primeira vez, Portugal  conquistou uma medalha (bronze) - Hipismo.

Amesterdão (Holanda), 1928 - Movimento Olímpico
O cartaz apresenta um corredor em acção, segurando um ramo de loureiro, símbolo da vitória.  Na parte inferior, faixas ondulantes em vermelho, branco e azul representam as cores da bandeira nacional holandesa.

Os IX Jogos Olímpicos de Verão - 1928, foram realizados em Amesterdão (Holanda), entre os dias 17 de Maio e 12 de Agosto 1928 .
Participaram 44 países, num total de 3 089 atletas, sendo 135 do sexo feminino.
A cerimónia de abertura no Estádio Olímpico de Amesterdão, foi presidida pelo príncipe Henrique de Mecklenburg. Pela primeira vez, a cerimónia da tocha olímpica, tornou-se oficial: uma corrida de revezamento entre os jovens gregos, transportou a tocha de Atenas para Amesterdão, nos meses que antecederam a abertura do evento.
Portugal conquistou uma medalha (bronze) - Esgrima
Los Angeles (EUA), 1932 - Movimento Olímpico
O cartaz simboliza o costume antigo, que consistia no envio de uma atleta grego para anunciar a celebração da próxima Olimpíada e solicitar a extinção das hostilidades.

Os X Jogos Olímpicos de Verão - 1932, foram realizados em Los Angeles (EUA) entre os dias 30 de Julho e 14 de Agosto 1932.Estes jogos, realizados durante a Grande Depressão que atingiu o mundo inteiro, só tiveram a participação de 1332 atletas, menos de metade daqueles que foram apresentados em Amesterdão 1928.  Participaram 37 países, com 1332 atletas no total, sendo 126 sexo feminino. A cerimónia de abertura no Coliseu Memorial de Los Angeles, foi presidida pelo vice-presidente Charles Curtis.

Berlim (Alemanha), 1936 - Movimento Olímpico
O cartaz apresenta a Quadriga da Porta de Brandeburgo, como  marco da cidade de Berlim.  No fundo a figura de um vencedor , com  o braço levantado em saudação olímpica.

Os XI Jogos Olímpicos de Verão - 1936, foram realizados em Berlim (Alemanha), entre os dias 1 e 16 de Agosto 1936. Participaram 49 países, num total de 3936 atletas, sendo 331 sexo feminino. A cerimónia de abertura no Estádio Olímpico de Berlim, foi presidida pelo chanceler Adolfo Hitler.
A decisão da realização do Jogos Olímpicos em Berlim foi tomada a 13 de Maio 1931, mas, quando Adolf Hitler foi nomeado chanceler, foram muitos os pedidos para mudar as Olimpíadas para outro lugar. O Comité Olímpico Internacional foi inflexível e a cidade anfitriã manteve-se. O destaque das festividades foi para o cortejo da tocha olímpica. Depois de uma viagem de quase 3.000 quilómetros por toda a Europa, e Berlim, a tocha chegava à cidade olímpica.  Desde então, este procedimento tornou-se uma tradição em todos os Jogos Olímpicos.

Portugal conquistou uma medalha (bronze) -  Hipismo.

Londres (Reino Unido), 1948 - Movimento Olímpico
No cartaz vê-se em primeiro plano,  a estátua do "Discóbolo" (clássico ícone de lançador de disco desde a Grécia antiga) e a representação dos anéis olímpicos. Em segundo plano as Casas do Parlamento, com o famoso "Big-Ben".

A eclosão da II Guerra Mundial levou ao cancelamento dos Jogos finais da décima segunda e décima terceira Olimpíada. 


Os XIV Jogos Olímpicos de Verão - 1948, foram realizados em Londres (Reino Unido), entre os dias 29 de Julho e 14 Agosto 1948. Os Jogos Olímpicos de Verão foram realizados pela segunda vez em Londres - após doze anos de interrupção devido à II Guerra Mundial. Participaram 55 paises com um total de 4104 atletas, sendo 390 do sexo feminino.A cerimónia de abertura no Estádio de Wembley, foi presidida pelo rei George VI do Reino Unido.
O Jogos Olímpicos de Londres de 1948, foram pela primeira vez na história olímpica, transmitidos pela televisão em toda a Inglaterra.

Portugal conquistou duas medalhas (prata e bronze) - Vela e Hipismo.

Helsínquia (Finlândia), 1952 - Movimento Olímpico
Este cartaz foi criado para os Jogos de 1940, que nunca foram realizados por causa da Segunda Guerra Mundial. Foi actualizado com as datas e as linhas ao redor dos países, desenhadas em vermelho sobre um globo em segundo plano. Apresenta o corredor de longa distância finlandês Paavo Nurmi. 

Os XV Jogos Olímpicos de Verão - 1952, foram realizadas em Helsínquia (Finlândia) entre os dias 19 de Julho e 03 Agosto 1952 .
Participaram 69 países com um total de 4955 atletas, sendo 519 do sexo feminino.
A cerimónia de abertura no Estádio Olimpico de Helsinquia, foi presidida por Juho Kusti Paasikivi.
Portugal conquistou uma medalha (bronze) - Vela.

Melbourne (Austrália), 1956 - Movimento Olímpico
O cartaz apresenta um cartão de convite para os jogos, dobrado três vezes. Na parte dianteira do convite, os anéis Olímpicos, na terceira dobra, o Brasão de armas oficial da cidade de Melbourne.

Os XVI Jogos Olímpicos de Verão - 1956, foram realizadas em Melbourne (Austrália) entre os dias 22 de Novembro e 08 de Dezembro 1956. Os Jogos foram realizados pela 1ª vez no hemisfério sul do mundo.
Participaram 72 paises, com um total de 3314 atletas, sendo 376 do sexo feminino.
A cerimónia de abertura no Estádio de Melbourne, foi presidida pelo príncipe Filipe, Duque de Edimburgo.
Roma (Itália), 1960 - Movimento Olímpico
O cartaz apresenta uma coluna romana, a loba, amamentando Rómulo e Remo, irmãos gémeos que segundo a lenda fundaram Roma. No capitel da coluna, um atleta vencedor coroa-se com a mão direita e segura a palma da vitória com a mão esquerda.

Os XVII Jogos Olímpicos da Verão - 1960, foram realizadas em Roma (Itália), ente os dias 25 de Agosto e 11 de Setembro 1960. Há cinquenta e dois anos atrás, Roma tinha conquistado o direito de organizar os Jogos Olímpicos de 1908, mas, devido à erupção do vulcão Vesúvio, foi obrigada a desistir, dando a honra da organização à cidade de Londres.
Participaram 83 países com um total de 5338 atletas, sendo 611 do sexo feminino.
A cerimónia de abertura no Estádio Olímpico de Roma, foi presidida pelo presidente Giovanni Gronchi.
Portugal conquistou uma medalha (prata) - Vela.


Tóquio (Japão), 1964 - Movimento Olímpico
O cartaz apresenta os anéis olímpicos e o emblema da bandeira nacional japonesa, representando o sol nascente. Houve um total de quatro cartazes oficiais, todos realizados por Yusaku Kamekura. Eles foram todos feitos por fotogravura, usando várias cores, destacando a tecnologia da indústria de impressão japonesa. Os cartazes receberam diversos prémios, incluindo o Prémio de Milão para cartazes gráficos.

Os XVIII Jogos Olímpicos de Verão - 1964, foram realizadas em Tóquio (Japão) entre os dias 10 e 24 de Outubro 1964. A Olimpíada realizou-se pela primeira vez na Ásia.  As nações participantes foram 93, com um total de 5151 atletas, sendo 678 do sexo feminino. A cerimónia de abertura no Estádio Nacional, foi presidida pelo imperador Hirohito. O número de jornalistas totalizou 1200, os fotógrafos mais de 600, e operadores de câmara 500. Pela primeira vez, todos as imagens das corridas foram generalizadas, graças ao satélite EUA Syncom III.
México, 1968 - Movimento Olímpico
A série de cartazes para estes Jogos, teve a colaboração de três artistas: Pedro Ramirez Vazquez, arquitecto e Presidente do Comité Organizador para os Jogos, Eduardo Terrazas e Lance Wyman, que desenhou o logotipo de "México 68". O cartaz em preto e branco, lembra os padrões dos índios Huicholes.

Os XIX Jogos Olímpicos de Verão - 1968, foram realizados no México entre os dias 12 e 27 de Outubro de 1968. Pela primeira vez, os Jogos foram sediados na América Latina e a altitude de 2.300 m acima do nível do mar da capital mexicana, gerou controvérsias sobre os danos que o ar mais rarefeito poderia causar no desempenho dos atletas. Realmente, a altitude prejudicou o desempenho dos atletas nas provas de resistência e de longa distância.
O ano de 1968 foi um ano bastante confuso e violento, com a guerra do Vietnam, a Revolução Cultural na China, a invasão soviética da Checoslováquia tendo como consequência a Primavera de Praga , revoltas estudantis, marchas pelos direitos civis e confrontos raciais por todo o planeta.
Participaram 112 países, com um total de 5516 atletas, sendo 781 do sexo feminino. A cerimónia de abertura no Estádio Olímpico, foi presidida pelo presidente Gustavo Diaz Ordaz.

Munique (Alemanha Ocidental), 1972 - Movimento Olímpico
Foram criados inúmeros cartazes para estes Jogos, nomeadamente uma série sobre o tema de competições desportivas e eventos culturais. O cartaz oficial foi concebido para expressar o espírito específico dos Jogos. O design evoca a arquitetura moderna dos locais desportivos, num estilo e composição de cor, que é propositadamente simples e genuíno. No centro ao fundo, a famosa Torre Olímpica.

Os XX Jogos Olímpicos de Verão - 1972, foram realizados no Mónaco da Baviera (Alemanha Ocidental) entre os dias 26 de Agosto e 11 de Setembro 1972. Foram os segundos Jogos Olímpicos a ter lugar lugar na Alemanha, após a edição de Berlim 1936. A intenção destes jogos foi a de oferecer ao mundo uma imagem de um novo Estado, democrático e optimista, como foi evidenciado pelo lema oficial de "Os Jogos felizes". No entanto, um acontecimento trágico ensombrou estes Jogos; o grupo terrorista Setembro Negro, invadiu a vila olímpica com extrema violência, resultando daí o conhecido Massacre de Munique.
Participaram 121 países, com um total de 7134 atletas, sendo 1059 do sexo feminino. A cerimónia de abertura no Estádio Olímpico, foi presidida pelo presidente Gustav Heinemann.
Os Jogos de 1972 foram transmitidos ao vivo para o Brasil e tiveram pela primeira vez uma mascote oficial, o personagem Waldi, cachorro de raça Basset. Representa os atributos dos atletas: resistência, tenacidade e agilidade.

Montreal (Canadá), 1976 - Movimento Olímpico
O Comité Organizador dos Jogos fez duas séries de cartazes. Os primeiros ilustraram oito temas principais: - o emblema do Comité Olímpico Internacional (aqui): intitulado "Convite" e representando os cinco anéis refletidos simbolicamente por ondas sucessivas, convidando os atletas de todos os continentes para os Jogos Olímpicos de 1976. - O emblema do Comité Organizador - Kingston 1976 - Olimpíada e o transportador da tocha olímpica - Montreal e Antiguidade - o Estádio Olímpico - o Acampamento Internacional da Juventude - a Mascote. A segunda série ilustra os desportos.

Os XXI Jogos da Olímpicos de Verão - 1976, foram realizadas em Montreal (Canadá) entre os dias 17 de Julho e 01 Agosto 1976.
Participaram 92 paises, com um total de 6804 atletas, sendo 1059 do sexo feminino. 
A cerimónia de abertura no Estádio Olímpico de Montreal, foi presidida pela rainha Elizabeth II. 
Estes foram os primeiros Jogos marcados por um grande boicote. Lideradas pela República do Congo, 26 nações africanas, o Iraque e a Guiana.
A XXI Olimpíada, foi transmitida pela primeira vez a cores pela RAI, embora esta tecnologia só fosse encetada um ano depois. 
A mascote oficial destes Jogos, foi o personagem Amik, um castor, por ser um dos simbolos nacionais do Canadá.
Portugal conquistou duas medalhas (prata) - Atletismo e Tiro.
Moscovo (URSS), 1980 - Movimento Olímpico
O cartaz apresentava o emblema dos Jogos Olímpicos de Moscovo de 1980 - o emblema oficial foi criado por Vladimir Arsentyev - encimando os anéis Olímpicos, linhas paralelas formavam uma secção de pista de corrida, lembrando uma pirâmide e uma estrela de cinco pontas servia como um lembrete da bandeira do Kremlin.

Os XXII Jogos da Olímpicos de Verão - 1980, foram realizadas em Moscovo (URSS) entre os dias 19 de Julho e 03 Agosto 1980.  
Esta foi a edição com o menor número de participantes desde Melbourne, em 1956, devido ao maior boicote da história olímpica. Os americanos fizeram boicote aos Jogos Olímpicos, como protesto contra a invasão soviética do Afeganistão. O exemplo dos EUA foi seguido por outros países. 
Participaram 70 países, com um total de 5179 atletas sendo 1115 do sexo feminino. A cerimónia de abertura no Estádio Luzniki, foi presidida pelo presidente Leonid Ilyich Brejnev. 
A mascote oficial destes Jogos, foi o personagem Misha, um ursinho, por ser o símbolo nacional da URSS.
Los Angeles (EUA), 1984 - Movimento Olímpico
O cartaz apresenta uma estrela, por ser o símbolo universal das mais altas aspirações da humanidade e as barras horizontais que retratam a velocidade. Dezasseis artistas de renome projectaram 15 cartazes para os Jogos.  Os cartazes que representavam os diversos desportos foram assinados por John Baldessari, Jennifer Bartlet, Jonathan Bofsky, April Greiman and Jayme Odgers, Raymond Saunders and Garry Winogrand.

Os XXIII Jogos da Olímpicos de Verão - 1984, foram realizadas em Los Angeles (EUA) entre os dias 28 de Julho e 12 de Agosto de 1984. Quatro anos depois de Moscovo, esta edição, também sofreu com um boicote, desta vez dos países do antigo bloco socialista, em represália ao boicote liderado pelos norte-americanos aos Jogos de Moscovo. Somente a Roménia e as então neutras República Popular da China e Jugoslávia participaram nos Jogos. 
Participaram 141 paises, com um total de 6829 atletas, sendo 1566 do sexo feminino.
A cerimónia de abertura no Coliseu Memorial de Los Angeles, foi presidida pelo presidente Ronald Reagan. 
A mascote oficial destes Jogos, foi o personagem Sam, uma águia, por ser o símbolo dos EUA.
Carlos Lopes conquistou, em atletismo, maratona masculina, a primeira medalha de ouro em Olimpíadas, para Portugal. No atletismo foram também conquistadas duas medalhas de bronze.

Seul (Coreia do Sul), 1988 - Movimento Olímpico
O cartaz oficial apresentou o ideal dos Jogos "Harmonia e Progresso" na combinação de duas imagens. No cartaz, os cinco anéis que simbolizam o espírito olímpico, foram representados de forma figurativa brilhante, iluminando o mundo em paz para sempre. A imagem do corredor carregando a tocha olímpica, simboliza o progresso da humanidade na relação felicidade e prosperidade. Os cartazes oficiais foram feitas com técnicas de computação gráfica. O Comité Organizador para os Jogos de Seul decidiu produzir 27 tipos de cartazes para apresentar os desportos do Jogos Olímpicos de Seul e para estabelecer uma imagem familiar dos Jogos.

Os XXIV Jogos da Olímpicos de Verão - 1988, foram realizadas em Seul (Coreia do Sul) entre os dias 17 Setembro e 02 de Outubro 1988.  
Participaram nestes jogos 159 países - com excepção de Cuba, Etiópia, Seychelles, Nicarágua e Coreia do Norte - num total de  8453 atletas, sendo 2202 do sexo feminino. A cerimónia de abertura no Estádio Olímpico de Seul, foi presidido pelo presidente Roh Tae-woo. 
A mascote oficial destes Jogos, foram os personagens Hodori e Hosuni, dois tigres, por serem animais comuns nas lendas sul-coreanas.
Rosa Mota conquistou, em atletismo, maratona feminina, a  segunda medalha de ouro em Olimpíadas, para Portugal.

Barcelona (Espanha), 1992 - Movimento Olímpico
O Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Barcelona, desenvolveu um projecto muito ambicioso, que envolveu 58 cartazes diferentes, agrupados em quatro colecções: os cartazes Olímpicos oficiais, os cartazes de pintores, os cartazes dos designers e os cartazes fotográficos de desportos. Na imagem em cima, um dos cartazes oficiais com o emblema criado por Josep M. Trias.


Os XXV Jogos Olímpicos de Verão - 1992, foram realizadas em Barcelona (Espanha) entre os dias 25 de Julho e 09 Agosto 1992. Foi a primeira edição desde Munique, 1972, em que todos os Comités Olímpicos Nacionais estiveram presentes, totalizando 169 nações, num total de 9356 atletas, sendo  2704 do sexo feminino.
A cerimónia de abertura dos jogos foi feita pela companhia de teatro La Fura dels Baus. O hino da Olimpíada, Barcelona, foi composta e cantada por Freddie Mercury, juntamente com a famosa soprano espanhola Montserrat Caballé. 

A cerimónia de abertura no Estádio Olímpico Lluis Companys, foi presidida pelo rei Juan Carlos I de Espanha.
A mascote oficial destes Jogos, foi o personagem Cobi um cachorro de raça Pastor Catalão.
Atlanta (EUA), 1996 - Movimento Olímpico
O Presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Juan António Samaranch, escolheu esta imagem "O olhar dos jogos", desenhada pelo artista Primo Angeli, como o cartaz oficial dos Jogos Olímpicos de 1996. Cada cartaz tinha uma margem pré-determinada, que continha o logótipo dos Jogos e a frase "Centenário dos Jogos Olímpicos".

Os XXVI Jogos Olimpicos de Verão - 1996, foram realizados em Atlanta, nos Estados Unidos, entre os dias 19 de Julho e 04 de Agosto de 1996.  Marcaram os 100 anos dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, sendo abertos pelo presidente Bill Clinton, dos Estados Unidos, no Estádio Olimpico Centenário. Os então 197 Comités Olímpicos Nacionais filiados no Comité Olímpico Internacional, enviaram as suas delegações, num total de 10 318 atletas, sendo 3512 do sexo feminino..A mascote oficial destes Jogos, foi o personagem Izzy, uma figura abstracta. Fernanda Ribeiro conquistou, no atletismo (10 000m), a  terceira medalha de ouro em Olimpíadas, para Portugal. Em vela, foi conquistada uma medalha de bronze.
Atlanta (EUA), 1996 - Movimento Olímpico
A base do logótipo que sustenta a tocha, é composto por cinco anéis olímpicos e o número 100, assemelhando-se a uma coluna grega clássica e assinala o centenário dos Jogos. As chamas da tocha evoluem gradualmente para uma estrela, simbolizando a busca de cada atleta da excelência. A cor ouro neste logótipo representa as medalhas de ouro. O verde representa o louro usado pelos vencedores em tempos antigos, como também a reputação de Atlanta como a cidade das árvores.

4 comentários:

  1. Adorei, uma coleção muito completa, retrospetiva e elucidativa da evolução do design. Beijo !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! A intenção era mesmo "viajar" pelo design do cartaz olímpico. Bjs

      Eliminar
  2. Mais um tema interessante e muito atual, gostei ......

    ResponderEliminar