quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Biografia do pintor Jean-Auguste Ingres

Auto-Retrato com a idade de 24 anos, óleo sobre tela, 1804 - Museu Condé, Chantilly


Dia 29 de Agosto (aqui)


Jean-Auguste Dominique Ingres ((29 de Agosto de 1780, Montauban – 14 de Janeiro de 1867, Paris), mais conhecido simplesmente por Ingres, foi um pintor francês, que executou a sua obra na passagem do Neoclassicismo para o Romantismo. Filho do pintor e escultor, Jean-Marie-Joseph Ingres (1755-1814), iniciou a sua formação académica na Academia de Toulouse. Viajou para Paris em 1796 e foi discípulo de Jacques-Louis David, o mais célebre dos neoclássicos de França. Ingres defendia a supremacia da linha sobre a cor, o estudo da escultura antiga e o valor do desenho de modelo vivo, princípios que ele melhorou, usando a linha como elemento expressivo da forma.

Auto-retrato, grafite sobre papel teceu, 1822 - Galeria Nacional de Arte, EUA
Retrato de Madeleine Chapelle ou Madame Ingres, grafite sobre papel teceu, 1814 - Museu Metropolitano de Arte, MMA
Ingres ganhou o Prix de Rome em 1801, com a obra Os Embaixadores de Agamemnon na Tenda de Aquiles, mas devido à economia do estado de França, a sua viagem seria preterida até 1806, quando houve disponibilidade de fundos. No intervalo, Ingres produziu os seus primeiros retratos. Estes dividem-se em duas categorias: auto-retratos e retratos dos seus amigos, concebidos num espírito romântico - Auto-Retrato, 1804 - retratos por encomenda, caracterizados pela pureza da linha e brilho da cor - Mademoiselle Rivière, 1806.

Retrato de Mademoiselle Rivière, óleo sobre tela, 1806 - Museu do Louvre
Baigneuse Valpinçon 1808; H. : 1,46 m. ; L. : 0,97 m.- Museu do Louvre
La Grande Odalisque, 1814; H. : 0,91 m. ; L. : 1,62 m. - Museu do Louvre
Nos primeiros anos em Roma, continuou a executar retratos e começou a pintar banhistas, tema que se tornaria um dos seus favoritos - A Banhista de Valpinçon, 1808. Quando terminou a sua bolsa de estudos de quatro anos, permaneceu em Roma e ganhou a vida realizando retratos em grafite, de membros da colónia francesa. Ingres casou em 1813 com Madeleine Chapelle. Na primavera de 1814, Ingres viajou até Nápoles a fim de pintar Carolina Bonaparte. Pintou outras encomendas de retratos e realizou composições como A Grande Odalisca. A queda de Napoleão deixou-o de súbito sem patrono. Recebeu a sua primeira encomenda oficial de três anos, em 1817, um Cristo dando as chaves a São Pedro, completado em 1820. Em 1820 mudou-se de Roma para Florença, onde permaneceu por quatro anos, trabalhando em O Voto de Luís XIII, encomendado para a Catedral de Montauban.

La Grande Odalisque (detalhe ), 1814, H. : 0,91 m. ; L. : 1,62 m. - Museu do Louvre
Odalisque, litografia, 1825 - Galeria Nacional de Arte, EUA
O trabalho de Ingres era frequentemente criticado em Paris, por causa das suas distorções 'Góticas'. A obra O Voto de Luis XIII, foi exibido no Salão de 1824, e rendeu-lhe finalmente o tão ambicionado sucesso e a aceitação da crítica. Concebida num estilo Rafaelesco e relativamente livre da arcaísmos, pelo que o autor havia sido tão fustigado nos anos anteriores, a composição foi admirada até mesmo pelos mais intransigentes Davidianos, e a sua fama constou em França. Em Janeiro de 1825, antes do enceramento do Salão, recebeu a Cruz da Legião de Honra e em Junho foi eleito para o Instituto de França.

The Vow of Louis XIII, óleo sobre tela, 1924 - Catedral de Notre-Dame, Montauban
The Dream of Ossian, lápis, giz preto e branco, aguada verde-azul, sobre papel, 1811 - Galerias Nacionais da Escócia
The Martyrdom of Saint Symphorien, óleo sobre tela, 1834 (réplica 1865) - Museu de Arte de Filadélfia
Etudes pour le Martyre de saint Symphorien, óleo sobre tela, 1824-1834 - Museu Ingres
Ingres permaneceu em Paris durante os próximos dez anos e recebeu as honras, que sempre desejou. Durante este período, dedicou grande parte do seu tempo à execução de duas grandes obras, a Apoteose de Homero, 1827, encomendada pelo governo, e o Martírio de São Sinforiano, 1834, realizada para a Catedral de Autun e mostrado no Salão de 1834. Este último quadro foi mal recebido, no entanto, uma oportunidade fê-lo voltar a Roma, tornando-se o novo diretor da extensão da academia de Paris naquela cidade, onde se manteve por sete anos.

Études pour l'Apothéose d'Homère,1826 - 1827; H. : 0,34 m. ; L. : 0,31 m.- Museu do Louvre
Seated Female Figure. Study for the Figure of the Iliad in "Apotheosis of Homer", grafite e giz preto, realçada com giz branco, sobre papel pardo, 1827 - MMA
Study for the Drapery of Molière in the "Apotheosis of Homer", giz preto - MMA
L'Apothéose d'Homère, 1827; H. : 3,86 m. ; L. : 5,12 m. - Museu do Louvre
Em 1841, voltou a França, onde exibiu privadamente Antíoco, 1840. A imprensa foi tão favorável, que todas as honras lhe foram prestadas. Foi recebido por numerosos admiradores, foi homenageado num  banquete e foi convidado pelo rei para uma audiência. O retrato do Duque de Orleães que realizou em seguida foi copiado diversas vezes, por força do impacto que causou a sua morte por atropelamento. Os grandes painéis que foram encomendados para o Castelo de Dampierre, iniciados em 1843 com grande entusiasmo, foram contudo deixados inacabados, uma vez que o falecimento da esposa em 1849, o deixou bastante deprimido. Depois de ultrapassar essa fase, produziu trabalhos em pequena escala e em Outubro de 1851, renunciou ao cargo de professor na Escola de Belas-Artes. O seu segundo casamento em 1852, contribuiu para a sua felicidade e Ingres continuou a trabalhar com grande vontade.

La maladie d'Antiochus, ou Antiochus et Startonice, óleo sobre tela, 1840 - Museu Condé
Retrato de Ferdinand-Philippe-Louis-Charles-Henri de Bourbon-Orléans, duque d'Orléans (1810-1842), 1842; H. : 1,58 m. ; L. : 2,22 m. - Museu do Louvre
Catorze figuras de Santos; H. : 2,10 m. ; L. : 0,92 m - Museu do Louvre
Catorze Figuras de Santos H. : 2,10 m. ; L. : 0,92 m.  - Museu do Louvre - Catorze Figuras de Santos, no qual os membros da família real (incluindo o Duque e a Duquesa de Orléans, Ferdinand-Philippe e Hélène e rainha Marie-Amélie) têm representados os seus santos padroeiros. Cartões pintados em 1842 para os vitrais da capela erigida no local do acidente fatal de Ferdinand Philippe, Duque d'Orleães (1810-1841), filho mais velho do rei Louis-Philippe. Esta capela, construída originalmente em Neuilly, mudou para um lugar próximo, em Paris, em 1970.

 Vitrais da Igreja de Notre-Dame da Compaixão (Capela Real) no lugar do general Koenig - cartão por Jean Auguste Dominique Ingres (por volta de 1843).
Uma das suas obras-primas reconhecidas, o Banho Turco, 1862, foi realizada por Ingres quando tinha oitenta e dois anos. Nesse mesmo ano foi nomeado para o Senado francês. Morreu depois de uma breve doença em Janeiro de 1867, aos oitenta e sete anos, interrompendo assim o seu trabalho. Fez uma doação de obras (várias pinturas e desenhos de mais de 4.000) à sua cidade natal, dando origem ao actual Museu Ingres. Edgar Degas, um grande colecionador de suas pinturas, compartilhou a opinião de Henri Lapauze, quando este interpretou as criações de Ingres, como sendo a fonte da modernidade francesa. As  suas obras exerceram influência sobre o trabalho de Matisse, Picasso e Derain, entre outros mestres modernos. Na sua carreira encontrou grandes sucessos e grandes fracassos, mas é considerado hoje um dos mais importantes nomes da pintura do século XIX.

Retrato de Joséphine-Éléonore-Marie-Pauline de Galard de Brassac de Béarn (1825–1860), Princesa de Broglie, óleo sobre tela, 1851-1853 - MMA
Retrato de Joséphine-Éléonore-Marie-Pauline de Galard de Brassac de Béarn (1825–1860), Princesa de Broglie (detalhe), óleo sobre tela, 1851-1853 - MMA
Étude pour Le Bain Turc, caneta e tinta castanha; H. : 00,159 m. ; L. : 00,106 m. - Museu do Louvre
Le Bain Turc 1862; H. : 1,08 m. ; L. : 1,10 m. - Museu do Louvre
Le Bain Turc (detalhe), 1862 ; H. : 1,08 m. ; L. : 1,10 m. - Museu do Louvre

Fontes:
http://www.wga.hu/frames-e.html?/html/i/ingres/index.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Auguste_Dominique_Ingres

2 comentários:

  1. Revisitar os grandes pintores através de obras criteriosamente selecionadas. Obrigada.

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    1. E descobrimos sempre algo de novo ao rever as obras dos Grandes Mestres.

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