sexta-feira, 12 de outubro de 2012

A moda na publicidade victoriana

Capa de folha de música com o retrato de rainha Victoria; litografia de cor, tinta sobre papel, 1840; Brandard, John; Londres, Inglaterra - Museu Victoria e Alberto (Esta é uma capa de folha de música com um retrato da jovem rainha Victoria, impresso por litografia de cor. Devido à popularidade da jovem rainha, e à publicação de inúmeras folhas ilustradas, havia muitas com imagens da rainha e, depois do seu casamento, em 1840, do príncipe Albert, como retratos ou em eventos específicos.
Uso e posse das folhas de música foi em parte devido ao aumento da apropriação nacional de pianos, particularmente após a introdução de pianos verticais, cerca de 1827. 'Pianomania' aparentemente começou a espalhar-se entre a sociedade durante a década de 1840, proporcionando um mercado de partituras relativamente caro. O exemplo aqui custa 4 /-.
O século XIX foi marcado pelo domínio mundial britânico, um período de prosperidade e  paz, de acelerado progresso económico-tecnológico, de expansão colonialista e das primeiras lutas e conquistas dos trabalhadores. Durante a maior parte do período, o trono britânico foi ocupado pela rainha Victoria do Reino Unido (1837-1901), razão pela qual é denominado como Era Vitoriana. Neste período ocorreu o apogeu e consolidação da Revolução Industrial, e o surgimento de novas invenções permitiram que uma classe média eloquente se desenvolvesse.
A Era Vitoriana foi precedida pela Era da Regência ou Período Georgiano e antecedeu o período Eduardiano. A segunda metade da Era Vitoriana coincidiu com a primeira parte da Belle Époque, ocorrida principalmente na Europa continental.

Englishwoman’s Domestic Magazine; litografia, colorida à mão, com tinta e aguarela sobre papel, 1860; vestidos de bola. Jules David; Londres, Inglaterra - Museu Victória e Alberto (Os vestidos, apresentam saias largas e cinturas muito estreitas, reflectindo a popularidade contemporânea das crinolinas. Introduzidas em 1856 e geralmente feitas com aros de aço, suspensos em tiras de outro material, estas permitiam alargar as saias sem recorrer a camadas de anáguas de enormes proporções. A revista era famosa entre um número crescente de proprietários de máquina de costura doméstica. A máquina de costura só ficou amplamente disponível no final da década de 1850. A ampla distribuição da revista assegurava uma consciência da moda francesa entre uma grande parte da sociedade).

Englishwoman’s Domestic Magazine; litografia sobre papel, 1864; vestidos de dia (o lilás é uma cor nova da época) - Museu Victoria e Alberto
Crinolinas Sansflectum.  ("A crinolina pode ser mantida perfeitamente limpa, basta usar uma esponja molhada".E. Philpott, Draper Família e Jupon Fabricante. Um anúncio publicado em revista  de 1863)

 Cartão de publicidade comercial ; Wheeler Wilson & máquina de costura (frente)

 Cartão de publicidade comercial ; Wheeler Wilson & máquina de costura (frente)

Fatos de equitação, chapéus, véus e calças; anúncio de revista publicada em 1863; WG Taylor
Durante a Revolução Industrial surge o proletariado urbano. A cidade transforma-se e assiste-se ao moderno e planeado crescimento urbano. As ruas alteram-se, os caminhos urbanos com as suas largas avenidas modificam profundamente a sua perspectiva antiga. Nela, a publicidade instala as suas estruturas - confortáveis e cintilantes - nas fachadas de lojas, em anúncios autoportantes (homens sanduíche) e em anúncios de parede. As novas ruas comerciais no século XIX são transformadas em espaços onde a burguesia passeia a pé, admirando as vitrines.

Trajes Dolly Varden, em capa de folha de música. Estes trajes eram populares na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos na década de 1970.
Jay, modas, 1888; The Graphic


Espartilho e "polisson" publicados na revista Amanhecer, em 1884; ( O polisson era uma armação que atavam à cintura. O polisson foi um elemento essencial no vestuário das mulheres, foi usado principalmente na segunda metade do século XIX. Fazia parte do vestido, enfatizando os quadris para trás dando à silhueta feminina a forma da letra S .

5 . Vestido Tea Guiné em Seda,  do Armazém Geral de Jay Luto; anúncio de 1888.


  Vestido de bola, jantar e visita, por J. Allison.Um anúncio de 1888
Loja Internacional de Peles; peças de vestuário em pele, 1892; Illustrated Sporting and Dramatic News
Velveteen Rainproof; anúncio publicado numa revista em Londres, em 1895. ("Você deve usar Velveteen Rainproof, minha querida."  "Uma revolução no comércio de veludo:  À prova de chuva, O Millerain MJC repele a humidade, poroso, durável").
Distingué; anúncio publicado em revista de 1894.  ('É um manto impermeável perfeito, adequado para todos os tempos " ).
Os Cartões de publicidade comercial constituíam outra forma de publicidade. Tiveram origem na Inglaterra no século XVIII, e eram normalmente utilizados para fazer propaganda de produtos e serviços, incluindo artigos como medicamentos, linhas, máquinas de costura, alimentos e bebidas, apetrechamentos agrícolas e outros. Os Cartões comerciais tinham normalmente uma foto de um lado e um anúncio do outro. O aparecimento da litografia em 1870,  tornou possível produzi-los em cor, levando a uma idade de ouro entre 1876 até ao início do século XX. Nos jornais e revistas eram apresentados em meio-tom para reduzir despesas.

Cartão de publicidade comercial; P. Cox, sapatos finos; 1890

 Cartão de publicidade comercial; P. Cox, sapatos finos; 1890

Embrocation Universal Elliman, anúncio mostrando uma mulher com roupas unskirted ou bloomers para andar de bicicleta, 1897. (A bicicleta tornou-se muito popular e levou ao desenvolvimento de "roupas de ciclismo". Por volta de 1890, as mulheres ciclistas usavam bloomers em público e na companhia de homens, assim como outras mulheres).  
Easter; Cupido como mensageiro entrega uma caixa de chapéus para uma mulher elegantemente vestida, litografia, 1899. Magazine Puck - Library of Congress's
Publicidade para Charvet e Gelot, publicada no Herald Tribune, em 1896. 

A marinha real de Inglaterra & a história do fato de marinheiro; impressão em papel, 1900; Scott, Septimus E; Grã-Bretanha, Inglaterra - Museu Victória e Albero. (Como pode ser visto neste panfleto, Rowe, um dos principais fabricantes de roupas de marinheiro, também são vendidos outros acessórios, Bo'swain (apito), chapéu de Senet "Regulamento" e os crachás da manga com várias filas navais (embora a maioria dos fatos de marinheiro mostrem a âncora e cabo. O fato de marinheiro um item do vestuário infantil, foi baseado no uniforme da marinha britânica: o primeiro fato de marinheiro para uma criança foi realizado para o filho mais velho da rainha Victoria, príncipe Albert Edward, para usar  numa visita real à Irlanda em 1846. A moda levou um tempo para se estabelecer, mas transformou-se num clássico do vestuário para meninos e ainda estava em uso (embora tendendo a ser melhor) na década de 1920. Sobrevive como uma escolha para pageboys em casamentos. Há um exemplo nas colecções do Museu V&A, datando da década de 1980).


Jas Shoolbred, Modelo Chic Co, 1901; Country Life 
Cartão de publicidade comercial; Byland's Bargain Bazaar; Wells, Richardson & Co. 1900 - Biblioteca da Universidade de Miami 
Cartão de publicidade comercial; Byland's Bargain Bazaar; Wells, Richardson & Co. 1900 - Biblioteca da Universidade de Miami 

Os editores além de reduzir o formato dos livros e torná-los mais acessíveis estilísticamente, tiveram que desenvolver novas formas de publicidade para apelar à compra e leitura dos livros e outras publicações. O estilo de publicidade foi começando a mudar. Os anúncios deixaram de ser simples avisos de novas publicações e os editores começaram a tentar vender os seus produtos, através de imagens e slogans atraentes acompanhados de promessas.

Cartão de publicidade comercial; Doctor and Madame Strong's Corset, 1900 - Biblioteca da Universidade de Miami

Cartão de publicidade comercial; Doctor and Madame Strong's Corset, 1900 - Biblioteca da Universidade de Miami

 Ilustração do Ladies Home Journal, de Outubro de 1900, contrastando a silhueta com espartilho vitoriano antigo e a nova silhueta eduardiano "S-bend"espartilho

 Chas Baker roupas escolares; The Graphic,1895
Cartão de publicidade comercial, Orgão Sterling, 1890
Encrespadores de cabelo Hinde's, usados sem calor, 1896; The Sketch Christmas Number
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Era_Vitoriana
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vit%C3%B3ria_do_Reino_Unido
http://www.victorianadverts.com/
http://www.sensationpress.com/victorianadvertising.htm

2 comentários:

  1. Gostei imenso da publicação......verdadeiramente interessante !!!! Parabéns e beijinho !!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!! Em breve publicarei outros sub-temas da publicidade victoriana. Bjs

      Eliminar