sábado, 6 de outubro de 2012

Biografia do arquitecto Le Corbusier

Le Corbusier no seu atelier, Rua Sévres em Paris; foto de René Burri em 1959 - Centro Georges Pompidou

Dia 6 de Outubro (aqui)


Charles-Edouard Jeanneret-Gris, mais conhecido pelo pseudónimo de Le Corbusier, (La Chaux-de-Fonds, 6 de Outubro de 1887 - Roquebrune-Cap-Martin, 27 de Agosto de 1965) foi um arquitecto, designer, urbanista e pintor francês de origem suíça.


Le Corbusier na sua mesa de trabalho, Rua Jacob; foto de Halasz Gyula Brassaï em 1931 - Colecção particular
Charles-Edouard Jeanneret-Gris estudou gravura em metal na Escola de Artes Aplicadas em La Chaux-de-Fonds, Suiça, onde foi aconselhado pelo seu professor, Charles L'Eplattenier, a estudar arquitectura. A primeira casa que construiu, a Vila Fallet, em 1905-1907, foi para um professor da escola. Depois de ter viajado por Itália e visitado Budapeste e Viena, mudou-se para Paris em 1908, onde trabalhou no atelier de arquitectura de Auguste Perret. Conheceu Wolf Dohrn, o director de Dresdener Werkstätten für Hanwerksunst, assim como o teórico de Design, o alemão Peter Behrens, com quem trabalhou durante 1 ano, e em 1911 regressou à Suíça.

Vila Fallet, desenhada em 1905 e construída em 1907 - La Chaux-de-Fonds, Suiça
Vila Schwob, desenhada em 1916 e construída em 1917 -  La Chaux-de-Fonds, Suíça
Vila Schwob, também chamada de Vila Turca,1916-1917; lápis de grafite e tinta, com lápis de cores; La Chaux-de-Fonds, Suiça  - Centro Georges Pompidou
Desenvolveu um conceito de um Kit de habitação produzido em série em betão reforçado, o Dom-ino-houses (1914-1915), e desenhou e construiu a Vila Schwob, em La Chaux-de-Fonds (1916). Jeanneret mudou-se para Paris em 1917 e por volta de 1920 adoptou o pseudónimo de Le Corbusier. Em Paris desenvolveu
uma nova abordagem da pintura com o artista Amédée Ozenfant, conhecido como Purista, com quem publicou um manifesto intitulado Aprés le cubisme, le purisme, em 1918. A sua predilecção pela arquitectura clássica grega era esboçada nos artigos do jornal L'Esprit Nouveau, do qual era editor. Executou planos para uma grande cidade utópica de blocos altos estandardizados conhecida como A cidade contemporânea para três milhões de habitantes, que foram mostrados no Salão de Outono de 1922. 

Pavilhão de L'Esprit Nouveau, em França, 1925 ( original destruido); réplica em Bolonha, Itália, 1977
Pavilhão de L'Esprit Nouveau, em França, 1925 (original destruído); réplica em Bolonha, Itália, 1977
Neste ano, Le Corbusier e o seu primo arquitecto, Pierre Jeanneret, fizeram uma sociedade de arquitectos na Rua de Sévres em Paris, e construíram inúmeras residências particulares e prédios de habitação. Le Corbusier desenhou o Pavilhão de L'Esprit Nouveau para a a Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas, em 1925, que atraiu aplausos e críticas. Depois deste acontecimento Le Corbusier e outros formaram a UAM (União dos Artistas Modernos), em 1929.

Cadeira Modelo nº B301 Basculant (1928), Le Corbusier, Pierre Jeanneret e Charlotte Perriand ( Fiell, Charlotte & Peter, Design do século XX: Taschen)
Chaise-longue Modelo Nº B306 (1928), Le Corbusier, Pierre Jeanneret e Charlotte Perriand ( Fiell, Charlotte & Peter, Design do século XX: Taschen)
Sofá Modelo LC2 Grand Confort (1928), Le Corbusier, Pierre Jeanneret e Charlotte Perriand ( Fiell, Charlotte & Peter, Design do século XX: Taschen)
Cadeira rotativa, (1928), Le Corbusier, Pierre Jeanneret e Charlotte Perriand
Le Corbusier via uma casa como 'uma máquina para viver' com mobiliário funcional apropriado ou 'équipment de l´habitation'. Por consequência, ele co-desenhou uma linha de mobiliário em aço tubular sistematizado, com Pierre Jeanneret e Charlotte Perriand, que entrara para a sociedade de design e arquitectura em 1927. Tendo surgido pela primeira vez em 1928, estes projectos modernos rudimentares, que incluíam a cadeira Basculant nº B301 (1928), a Chaise-longue Nº B306 (1928) e a cadeira e sofá Grand Confort Nº LC2 (1928), projectaram uma nova pureza estética e simbolizavam o Estilo Internacional.
Nos anos 20 e 30, Le Corbusier concentrou-se nas encomendas arquitectónicas, de que fazem parte a famosa Vila Savoye, em Poissy, entre 1928-1929, a Cité du Refuge, em Paris, entre 1930-1931, o Pavilhão Suiço, Cidade Universitária em Paris, entre 1930-1932.
Vila Savoye, desenho de elevação, 1928-1929 - Poissy, França
Vila Savoye, planta do piso superior, 1928-1929 - Poissy, França
Vila Savoye, 1928-1929 - Poissy, França
Vila Savoye, 1928-1929 - Poissy, França
Pavilhão Suiço (maquette), Cidade Universitária em Paris, entre 1930-1932; Le Corbusier, Pierre Jeanneret - MOMA
Pavilhão Suiço (interior), Cidade Universitária em Paris, entre 1930-1932
No decorrer dos anos 50, Le Corbusier afastou-se do formalismo do Estilo Internacional e adoptou uma linguagem mais livre e mais expressiva. O seu interesse crescente pela versatilidade escultural do betão ficou demonstrado no seu complexo habitacional Unité d'Habitation de Marselha, em Marselha, !945-1952 - aqui estabeleceu a prática da construção modularizada e estudou as proporções humanas aplicadas ao projecto de edificações, sintetizadas no seu Modulor - e com a sua notável igreja Notre Dame du Haut em Ronchamp, em França1950-1955.
Le Corbusier foi um dos mais influentes arquitectos, designers e teóricos do século XX, e a sua promoção do formalismo geométrico teve consequências de grande alcance.

Unité d'Habitation, desenho de secção, 1945-1952 - Marselha, França
Unité d'Habitation, 1945-1952- Marselha, França
Unité d'Habitation, terraço-jardim, 1945-1952 - Marselha, França
Igreja Notre Dame du Haut, 1950-1955 -  Ronchamp, França
Igreja Notre Dame du Haut, interior, 1950-1955 -  Ronchamp, França 


Interior, Ronchamp, 1955; foto de Robert Doisneau
Igreja Notre Dame du Haut (maquette), 1950-1955; Ronchamp, França - Centro Georges Pompidou

Entre as contribuições de Le Corbusier para a formulação de uma nova linguagem arquitectónica do século XX encontram-se estes cinco pontos, formalizados no projeto da Vila Savoye:
  • Construção sobre pilotis (pilares).
Ao tornar todas as construções suspensas, cria-se no ambiente urbano uma perspectiva nova. Uma inédita relação "interno-externo" entre observador e morador.
  • Terraço-jardim.
Os telhados do passado ficam ultrapassados. Com o avanço técnico do betão-armado, seria possível aproveitar a última laje da edificação como espaço de lazer.
  • Planta livre da estrutura
A definição dos espaços internos não mais estaria atrelada à concepção estrutural. O uso de sistemas viga-pilar em grelhas ortogonais geraria a flexibilidade necessária para a melhor definição espacial interna possível.
  • Fachada livre da estrutura
Consequência do tópico anterior. Os pilares devem ser projectados internamente às construções, criando recuos nas lajes de forma a tornar o projecto das aberturas mais flexível. Deveriam ser abolidos quaisquer resquícios de ornamentação.
  • Janela em fita
Localizada a uma certa altura, de um ponto ao outro da fachada, de acordo com a melhor orientação solar.

O Modulor, tinta da china, guache e colagem de papéis, 1950 - Centro Georges Pompidou
A escala humana é uma medida de referência relativa, utilizada nas artes e na arquitetura e baseada no corpo humano.
Le Corbusier dedicou boa parte de seus estudos ao desenvolvimento de uma medida universal para a arquitectura: o Modulor. As suas proporções forneceriam as medidas de referência para todos os aspectos do projecto. Ele acreditava criar uma relação perfeita entre a arquitectura e a escala humana. Em 1955, criou o Modulor 2.

As séries de medidas designadas por Modulor, eram baseadas na secção áurea e nas medidas do corpo humano e destinavam-se a ser aplicadas para calcular as larguras e alturas dos espaços arquitectónicos com o objectivo de manter a escala humana.
Ao observar a figura do modulor verificamos que é baseado em três medidas que se relacionam entre si segundo a secção áurea: 1130mm, 700mm e 430mm. 

Modulor 2
Verificamos ainda que:

430mm + 700mm = 1130mm
1130mm + 700mm = 1830mm
1130mm + 700mm = 2260mm

Estas medidas correspondem a dimensões antropométricas importantes:

2260mm para a altura da figura com o braço esticado.
1830mm para a altura até ao topo da cabeça. 
430mm que corresponde ao espaço do braço levantado.

Pavilhão de Exposição, Z.H.L.C., Zurique, Suíça, 1963-1967
Pavilhão de Exposição (secção transversal) Z.H.L.C., Zurique, Suíça, 1963-1967; Le Corbusier, Pierre Jeanneret - MOMA
Design para uma sala de jantar, 1929; Charlotte Perriand (Fiell, Charlotte & Peter, Design do século XX: Taschen)
Sala de jantar exibida no Salon des Artistes Décorateurs em Paris, 1929; Le Corbusier, Pierre Jeanneret e Charlotte Perriand (Fiell, Charlotte & Peter, Design do século XX: Taschen)
Mobiliário de Cozinha Atelier Le Corbusier Tipo 1, alumínio e madeira pintada,1946-1951 - Centro Georges Pompidou


Biblioteca na Church House, em Auray, 1928-1929; Le Corbusier, Pierre Jeanneret e Charlotte Perriand (Fiell, Charlotte & Peter, Design do século XX: Taschen)
Le Corbusier no seu atelier da Rua Sèvres, Março de 1950; foto de Robert Doisneau

Fontes:
Fiell, Charlotte & Peter, Design do século XX: Taschen
http://pt.wikipedia.org/wiki/Le_Corbusier 

Esta mensagem foi reformulada em 10/10/2012

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