terça-feira, 20 de novembro de 2012

José Júlio de Sousa Pinto - pintor português

Grupo do Leão. José Júlio de Sousa Pinto é o 2º a contar da direita, na última fila (na imagem original inclui um rectângulo, para delimitar o retrato do artista). Gravura de Francisco Pastor, séc. XIX  - Museu do Chiado, MNAC


José Júlio de Sousa Pinto (Angra do Heroismo, Ilha Terceira nos Açores, 15 de Setembro de 1856 — Bretanha, França, 14 de Abril de 1939) foi um pintor português, ligado à primeira geração naturalista. Era filho do magistrado Lino António de Sousa Pinto, natural de Valongo, e de Ana de Sousa Loureiro. O seu irmão mais novo, Alberto Carlos de Souza Pinto também era pintor.

A minha família, óleo sobre madeira, séc. XIX-XX. Museu do Chiado, MNAC
Sousa Pinto viveu na Ilha Terceira, em Santa Maria e em São Miguel até aos 14 anos. Mudou-se para o Porto e frequentou a Escola de Belas-Artes (1870 e 1878), onde teve como mestres Marques de Oliveira, Silva Porto, Soares dos Reis, João Correia e Tadeu de Almeida Furtado, evidenciando-se como um aluno brilhante. Em 1880, obteve uma bolsa do Estado, na categoria de Pintura de História,  que lhe permitiu partir para Paris, ao lado de Henrique Pousão. Estudou na Escola de Belas-Artes e no estúdio de Alexandre Cabanel, recebendo influências de Collin, Dagnan-Bouveret e Bastien-Lepage. No mesmo ano, foi agraciado com o 1º prémio da Sociedade Promotora de Belas Artes de Lisboa.

Rapaz com barco, pastel sobre papel, séc. XIX-XX. Foto Luisa Oliveira - Museu Nacional Soares dos Reis
Apanhando flores, óleo sobre tela, séc. XIX-XX. Museu do Chiado, MNAC

Cabeça de velha, lápis sobre papel, séc.XIX-XX. Museu do Chiado, MNAC
Quando concluiu o curso fixou-se em França, onde realizou uma grande quantidade de pinturas paisagistas, captando cenas campestres e da beira-mar, registando a vida e os costumes das pessoas  da Bretanha. 
Em 1883, apresentou no Salão da Exposição de Belas Artes a obra Os calções rotos, recebendo uma Menção Honrosa. Na Exposição Internacional de Nice, em 1885, ganhou a Medalha de Ouro. Nesse mesmo ano foi agraciado pelo Governo Português com a grau de Cavaleiro de S. Tiago. No Salão de Paris, em 1885, ganhou uma Menção Honrosa. Foi distinguido com a Medalha de Prata na Exposição Universal de Paris, em 1889.
Em 1890, foi nomeado membro do júri da Ordem Oficial da Legião de Honra.  Ganhou a medalha de prata na Exposição do Rio de Janeiro em 1895. Na Exposição Universal de Atlanta (Estados Unidos) recebeu a medalha de ouro (1896).

Cabeça de velha, óleo sobre tela, sem data - Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Brasil
Barco desaparecido, óleo sobre tela, 1890 - Museu do Chiado, MNAC
O encontro, óleo sobre tela, 1893 - Museu Nacional de Belas-Artes, Rio de Janeiro
Enviou para o salão da Sociedade de Pintores Franceses, a obra com o título A colheita de batata (1898), obra inspirada numa pintura de Bastien Lepage. Recebeu a Medalha de Honra da Exposição Comemorativa do IV Centenário do Descobrimento do Caminho Marítimo para a Índia, no Grémio Artístico em 1898. Foi membro do júri de pintura na Exposição Internacional Universal em 1900.
Foi um artista extremamente produtivo, as suas obras foram requeridas por coleccionadores, museus nacionais e internacionais, pelo que se encontram bastante dispersas. Sousa Pinto foi reconhecido entre os melhores pintores e considerado incomparável no manejo da técnica de pastel no seu tempo.

A colheita de batatas, óleo sobre tela, 1898 - Museu d'Orsay
Cabeça de rapaz, óleo sobre tela, séc. XIX-XX. Museu do Chiado, MNAC
Na Bretanha, óleo sobre tela, 1892 - Museu Grão Vasco
Durante a sua carreira, expôs com sucesso no Brasil e nos E.U.A., além de França. Sousa Pinto fez diversas visitas a Portugal, onde apresentava as suas obras em exposições colectivas e individuais, no Porto e em Lisboa - Sociedade Nacional de Belas Artes, Grémio Artístico, Sociedade Promotora de Belas Artes, Academia Portuense de Belas Artes, Santa Casa da Misericórdia do Porto, Ateneu Comercial do Porto. Foi membro do Grupo do Leão, participando nas mostras de 1885, 1887 e 1888.

Interior de laboratório, óleo sobre tela, 1903 - Museu de Arte de São Paulo
Ramada de escadaria, pastel sobre papel, 1915 - Museu do Chiado, MNAC
Efeito de sol ao fim da tarde, pastel sobre papel, 1913 - Museu do Chiado, MNAC
A obra de Sousa Pinto encontra-se representada em museus internacionais - Museu d’Orsay (França); Museu Melbourne (Austrália); Museu de Arte de São Paulo (Brasil); Museu Nacional de Belas-Artes (Rio de Janeiro); Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Brasil) – e, nacionais - Museu Nacional de Soares dos Reis (Porto); Museu de Grão Vasco (Viseu); Museu do Chiado (Lisboa).
Souza Pinto teve uma filha, e um filho que ficou conhecido como o pintor Carlos de Souza Pinto.
Regresso da lavradeira bretã, óleo sobre tela, 1925 - Museu do Chiado, MNAC
Ceifa, pastel sobre papel, 1938 - Museu do Chiado, MNAC
O Estio, óleo sobre tela, 1904 - Museu do Chiado, MNAC


Fontes:

http://www.infopedia.pt/$sousa-pinto
 
http://sigarra.up.pt/up/pt/web_base.gera_pagina?P_pagina=1004356
 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_J%C3%BAlio_de_Souza_Pinto
 http://aleph20.letras.up.pt/F/FVHU9J5X2KF4A7UBTCAPSRX1ES1DC2M2AATR43XPQI9Q4AFDXQ-40779?func=find-b&find_code=SYS&request=000211564&pds_handle=GUEST

Sem comentários:

Enviar um comentário