sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Presépio do artesão "Mistério"


Um presépio em  barro policromado de "Mistério", ilustra o dia 21 do Calendário de Advento. Esta peça de cerâmica pertence à colecção do Museu dos Biscainhos.
O autor Domingos Gonçalves Lima, aprendeu a fazer figurado com a sua avó, bonequeira, que vendia na feira semanal de Barcelos. Inicialmente, fazia coisas simples, juntamente com a sua avó, para vender. Aos 12 anos, as suas peças já revelavam algum domínio da técnica do figurado de barro. Abordava temas do quotidiano rural, representando matanças do porco, juntas de bois e animais diversos. Por influência de uma educação profundamente religiosa, reproduziu esta temática nas alminhas, santos populares, presépios, Reis Magos, Ceias, Nascimento e Morte de Jesus. Devido às características das suas peças, sempre com um toque de humor, é bem aceite pelo público que o conhece pela alcunha de "Mistério", nome com que assina as peças.
Ganhou o primeiro prémio no III Salão de Artesanato do Casino Estoril com a peça Procissão Minhota, em 1983. Fez várias exposições no país e também no estrangeiro. 
Os seus filhos dão hoje continuidade à sua obra.


 Quais as dimensões deste presépio?


Descubra aqui!



Sem comentários:

Enviar um comentário