quarta-feira, 5 de junho de 2013

Moeda comemorativa dos "250 anos da Torre dos Clérigos"


A Torre dos Clérigos completa 250 anos (21 de Abril de 1763). Ao longo do ano de 2013, a Irmandade dos Clérigos preparou diversos eventos que irão marcar o aniversário da Torre.

O arquitecto italiano Nicolau Nasoni, foi o responsável pelo projecto da Torre dos Clérigos, a obra mais representativa do seu esplendor artístico.
Na cidade do Porto existe um grande número de obra arquitectónica da autoria de  Nasoni: Clérigos, Igrejas da Santa Casa da Misericórdia, da Ordem do Terço, e de Nossa Senhora da Esperança; Palacete de S. João Novo; Quinta do Viso; Palácio de Bonjoia e Palácio do Freixo. É considerado um dos mais significativos arquitectos da cidade do Porto.

A Torre é um monumento nacional desde 1910, e está inserida no Centro Histórico do Porto, Património Mundial da UNESCO. 

Os "250 anos da Torre dos Clérigos" vão ser perpetuados  numa moeda de 2 euros. A autorização da emissão da moeda, consta no Diário da República (DR) 1.ª série-Nº 66-4 de Abril de 2013- Portaria nº 141/2013, publicado pelo Ministério das Finanças.

Moeda "250 aniversário da Torre dos Clérigos " (Datas e Figuras da História de Portugal) - Imprensa Nacional Casa da Moeda
A face nacional da moeda "250 aniversário da Torre dos Clérigos", é da autoria do escultor Hugo Maciel.
Nascido a 16 de Novembro de 1988, Hugo Maciel é doutorado em Belas Artes / Escultura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Os trabalhos de escultura pública do artista, podem ser vistos em Lisboa, Aljustrel e Sesimbra. Foi premiado em 2009, 2010 e 2011.

Conforme o DR, "na face nacional da moeda é representada a Torre dos Clérigos, no centro da composição, em perspectiva de baixo para cima, de modo a conferir-lhe verticalidade e monumentalidade, num segundo plano, define-se a cidade do Porto vista do rio, cidade que é indissociável daquele monumento, que é circundada pelas legendas «250 Anos Torre dos Clérigos - 2013» e o escudo nacional com a legenda «Portugal», envolvendo todo o desenho encontram-se as 12 estrelas, dispostas em forma circular, que representam a União Europeia".

Segundo o já referido DR, "É aprovado o desenho da face nacional da emissão comemorativa da moeda corrente referida no artigo anterior, a qual consta do anexo à presente portaria, da qual faz parte integrante".


2 comentários:

  1. visitei na seita feira a torre e fique maravilhada com a sua arquitetura e paisagem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É realmente magnífica! Depois das obras recentes de limpeza e requalificação, ficou ainda mais valorizada. Saudações!

      Eliminar