sábado, 7 de dezembro de 2013

Primeiro cartão de Natal, 1843

Calendário do Advento
 
Janela 7

O Primeiro Cartão de Natal, desenhado por John Callcott Horsley em 1843, para Henry Cole. Gravura a cores (11,43 x 14,61 cm). Publicado por Raphael Tuck & filhos, Ltd., Londres - Museu Victória e Alberto

Em que ano foi publicado o cartão?

Descubra aqui!


John Callcott Horsley (1817-1903) foi um pintor inglês de cenas históricas, ilustrador e criador do primeiro cartão de Natal. Duas das suas pinturas históricas fazem parte da colecção do Victoria and Albert Museum. Em 1844 foi seleccionado para realizar as pinturas afresco do Palácio de Westminster. Foi reitor e tesoureiro da Acadamia Real das Artes em Londres.

O primeiro cartão de Natal desenhado por J. C. Horsley foi encomendado por Henry Cole (1808-1882), renovador do sistema postal britânico. O postal de Natal foi organizado em três secções: a imagem central apresentava três gerações de uma família, fazendo um brinde ao destinatário do cartão; em ambos os lados apareciam representadas cenas de caridade, com entrega de alimentos e roupas aos pobres. Foram litografados e coloridos à mão 1000 cartões. Henry Cole enviou para a sua avó e tia um dos cartões e assinou. Vendidos a 6 pence cada, tornaram-se num artigo de luxo, no período vitoriano, indisponível para a classe trabalhadora. Em Dezembro de 2005, um exemplar do cartão foi leiloado e vendido por um preço bastante elevado.

Raphael Tuck and Sons, foi uma empresa criada por Raphael Tuck e sua esposa, na cidade de Londres em 1866. A actividade do negócio, de venda de fotos, cartões e de cartões postais, era das mais conhecidas e bem sucedidas entre o final de 1800 e 1900. Em 1871 a empresa produz o seu primeiro cartão de Natal. Em 1893, a Rainha Victoria concedeu á empresa a autorização real de nomeação.



Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/John_Callcott_Horsley
http://postalheritage.org.uk/page/christmas-1stcard



Sem comentários:

Enviar um comentário