segunda-feira, 8 de setembro de 2014

José Guimarães expõe no Museu Afro Brasil

José de Guimarães, Série Ritual da Serpente, 2014, Portugal, Guache sobre papel, Coleção do artista

O artistas plástico português José Guimarães, expõe no Museu Afro Brasil o seu novo trabalho: "José Guimarães - O Ritual da Serpente: 10 Guaches inspirados na obra de Aby Warburg”


(...) Um dos mais importantes entre os atuais artistas plásticos de Portugal, conhecido pelo uso rigoroso das cores, José de Guimarães apresenta seu mais recente trabalho, realizado especialmente para as comemorações dos dez anos do Museu Afro Brasil. Os dez guaches espelham sua interpretação pictórica da obra do historiador da arte Aby Warburg (1866-1929). O estudioso alemão esteve na América do Norte, no final do século XIX, para pesquisar sobre o "Ritual da Serpente" dos índios hopis.

“A arte de José de Guimarães é ao mesmo tempo una e múltipla, como o próprio artista que, ao deixar-se contaminar por uma diversidade de culturas, cria uma comunicação e uma identidade mestiças, regenerando padrões e singularidades”, afirma Emanoel Araujo, diretor-curador do Museu Afro Brasil. Ele também assina a curadoria das duas exposições. Essa é a segunda exposição dos trabalhos de Guimarães no Museu Afro Brasil. Em 2006, ele realizou a exposição "África e Africanias".
(...)

 A exposição estará patente ao público entre 6 de Setembro e 7 de Dezembro de 2014.

Museu Afro Brasil - Organização Social de Cultura
 
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n
Parque Ibirapuera - Portão 10 - São Paulo

Sem comentários:

Enviar um comentário