sexta-feira, 3 de abril de 2015

Morreu o cineasta português Manoel de Oliveira

Manoel de Oliveira responde a António Tabucchi na Cinemateca francesa (Julho de 2008) - Wikimedia Commons

Manoel Cândido Pinto de Oliveira, nasceu na cidade do Porto, em 11 de Dezembro de 1908. Foi autor de uma vasta obra, onde se incluem trinta e duas longas-metragens. Ao longo da sua carreira, recebeu inúmeros prémios em Portugal e no estrangeiro.  Faleceu no dia 2 de Abril de 2015, vitima de paragem cardíaca. O seu último filme, "O Velho do Restelo", estreou no Festival de Veneza no dia 2 de Setembro de 2014, tendo estreado em Portugal no dia 11 de Dezembro, data do 106º aniversário de Manoel de Oliveira. 





No documentário de curta-metragem intitulado "O Pintor e a Cidade", Manoel de Oliveira apresenta a cidade do Porto, através das aguarelas do pintor António Cruz (1907-1983). O artista percorre a cidade e fixa no papel as suas impressões estéticas. O realizador segue-o e capta cada uma das imagens, cada um dos olhares.

O filme foi estreado em Lisboa, em 1956, com sucesso junto da crítica. Em Paris e em Veneza, o sucesso repetiu-se, o que valeu a Manoel de Oliveira o primeiro prémio internacional da sua carreira, a Harpa de Ouro do Festival de Cork, na Irlanda. Recebeu também, o Prémio SNI para a Melhor Fotografia. Este foi o primeiro filme a cor do cineasta. O interesse pela cor começou em 1955, na Alemanha, o que o levou a fazer um curso intensivo na Agfa-Gevaert.


Fontes;
http://www.amordeperdicao.pt/basedados_filmes.asp?filmeid=59
http://pt.wikipedia.org/wiki/Manoel_de_Oliveira
http://cinema.encyclopedie.personnalites.bifi.fr/index.php?pk=18430
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Manuel_de_Oliveira_r%C3%A9pondant_%C3%A0_Antonio_Tabucchi_(2008.07.03)-Romanceor.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário