sexta-feira, 1 de junho de 2018

Conselhos às futuras mães

Como dar a mamada, (p. 81)


Neste Dia Internacional da Criança, publico imagens criadas para o livro «Bendito é o fruto... conselhos às futuras mães» (2ª edição, 1973), pela pintora portuguesa, Raquel Roque Gameiro (1889-1970). 

Divulgo alguns conselhos pré e pós-natais às futuras mães (citados no livro), sabendo que a distância de 45 anos, nos faz reflectir sobre a evolução nos cuidados pré e pós-natal. 
      .


Alimentação (sobre a mesa, o que convém comer; em baixo, o que não  deve comer, nem beber) p.34.

Alimentação 
(...)
Fazei 4 refeições por dia: 

De manhã: pequeno almoço.  Ao meio-dia: almoço.  Ao meio da tarde: merenda .  Ao anoitecer: jantar. 

O que convém comer:

Peixe, carne, ovos e leite. Legumes, frutas cruas ou cozidas. Pão, manteiga, queijo e doces. Nozes, avelãs, mel, cerveja. Sempre pouco sal, mas sobretudo no fim da gravidez.  

O que não deve comer, nem beber: 

Aguardente. Vinho, chá ou café em abundância. Conservas ou enchidos. Alimentos retardados. Alimentos muito cozinhados, como: guisados e refogados, com temperos de colorau e pimenta.

Dieta-tipo para a gravidez e aleitamento: 

Um litro de leite diário. Hortaliças ou saladas, uma a duas vezes ao dia. Um ou dois ovos. Peixe do mar, pelo menos duas vezes por semana.  Carne magra, uma vez ao dia. Fígado da vaca, uma vez por semana. Uma maçã, laranja ou outra fruta fresca, todos os dias. Se o aumento de peso for exagerado, é necessário diminuir o mesmo, abolir os alimentos farináceos: batata, massa, arroz, pão, bolos e doces e beber muito poucos líquidos, inclusive água.
(...) 



Preferir o ar livre ( p. 40).
Regime de vida
- Descanso na cama - Depois do terceiro mês, deve haver  períodos de repouso, e nos últimos meses permanecer duas a três horas deitada com a roupa desapertada, e com os pés em cima de almofadas, para que fiquem mais altos que o corpo.  
(...)
- Dar um passeio, a pé, todos os dias. Em vez de permanecer em casa todo o dia, preferir o ar livre, uma a duas horas por dia.
- As janelas do vosso quarto devem ser abertas todos os dias, independentemente do tempo que estiver. 
(...) 


O enxoval (p. 58).

Parto na maternidade
(...) 
Para o bebé (saída da maternidade):
Uma camisa de pano fino, de algodão. 
Um casaquinho de malha de lã ou, no tempo quente, um casaquinho de algodão.
Um cueiro de flanela.
Duas a três fraldas, com o alfinete respectivo.
Sapatinhos de lã, babete e touca. 
No Inverno, outro casaquinho de lã e uma envolta de lã, para a saída.
Uma escova para o cabelo.
(...) 

Primeiro banho e tudo o que é preciso para o bebé ( p. 71).

Os olhos, os ouvidos e o nariz - (...) Nos dias seguintes, os olhos estão às vezes vermelhos, e isto é normal, mas não devem ter pus. Lavá-los cuidadosamente com água fervida. Ao fim de três dias, costumam ter a cor normal. Se assim não for, recorrer ao médico.Os ouvidos serão lavados também com algodão embebido em água fervida.O nariz também se lava com uma ponta de algodão, enrolado e embebido em água fervida.
Pele - A pele do recém-nascido e fina e muito sensível. (...) É preciso lavar com cuidado e docemente toda a superfície do corpo, particularmente o rabinho, as virilhas e as pregas do pescoço. Secar, sem esfregar, com uma toalha fina (...).


Como pegar no bebé (p.84).

Como dar a mamada - Com a criança deitada para o lado do peito que vai ser dado, meter-lhe o mamilo na boca e com o dedo indicador baixar o peito na altura do nariz da criança para que ela possa respirara facilmente.Deve-se ouvir o ruído da deglutição, isto é de engolir o leite porque, caso contrario, esta a engolir ar.
(...)
Como pegar no bebé - A cabeça deve estar sempre apoiada, porque a criança não a segura, senão ao fim de alguns meses.(...)Para o levantar, passar uma das nossas mãos por trás do pescoço, apoiando a cabeça no braço, e com a outra segurar as duas pernas, quer por baixo, quer por cima.Para lhe «pegar ao colo», deitá-lo sobre o braço, de maneira que as nádegas fiquem numa das mãos, e a cabeça apoiada sobre a prega do cotovelo e a outra mão por fora, a ampará-lo. 



Junto ao berço chora e ri (p.16)



Fontes:
Martins, Maria João de Sousa, 1973. Bendito é o fruto...conselhos às futuras mães. Colecção educativa

https://pt.wikipedia.org/wiki/Raquel_Gameiro

Sem comentários:

Enviar um comentário