segunda-feira, 23 de julho de 2018

Banco feito com caixotes de madeira



Reutilizar materiais é uma forma prática e económica de criar objectos,  e também, de tornar os espaços mais confortáveis.

O exemplo de hoje é um banco feito com caixotes de madeira cobertos com tecido. 

A sugestão é da revista «Modas e Bordados» nº 1547, de 20 de Agosto de 1941.


Esboço para um banco com caixotes de madeira. Sugestão da revista «Modas e Bordados» nº 1547, de 20 de Agosto de 1941. Imagem modificada digitalmente.

Material:
Para a execução do banco são precisos dois caixotes de madeira com 35 a 40 centímetros de comprimento, por 38 a 40 cm. de largura, e cerca de 18 cm. de profundidade, e duas tábuas com 60 cm. de comprimento, 36 cm. de largura e 1,4 cm. de espessura. 
:
Execução:
Unem-se os dois caixotes pelos fundos. Dos lados pregam-se verticalmente as duas tábuas de forma a prender bem os caixotes. Retiram-se as tábuas destes, que ficam voltadas para o solo, e temos pronto o trabalho de carpintaria. 
Depois de passar todo o móvel com um pouco de lixa, resta-nos o trabalho do «estofador».
Com cerca de 3 metros de cretone ou outro tecido resistente, podemos cobrir todo o banco e fazer a almofada destinada ao assento do mesmo. Pode fazer-se uma capa desmontável com costuras cosidas à máquina, ou pregar o tecido directamente na madeira. Neste caso deve escolher-se um tecido com muitas ramagens, de preferência escuro, visto as lavagens serem mais difíceis.
A almofada do fundo deve ter as dimensões do assento do banco e uns 9 cm. de altura. Deve ficar bem cheia para não abaixar muito depressa.  
«Modas e Bordados» nº 1547, de 20 de Agosto de 1941 (p. 14) 


Desenho de mobiliário

O banco apresentado na revista «Modas e Bordados» assemelha-se à estrutura do banco criado pelo designer Gordon Russell (1892-1980). 

Russell foi distinguido com uma medalha de ouro na «Exposition Internationale des Arts Décoratifs et Industriels Modernes» de 1925, em Paris. Em 1935, abriu uma fábrica de mobiliário em Park Royal, Londres e, em 1956, abriu um centro permanente de exposições em Haymarket, Londres.

Mobiliário de quarto para Russell & Sons (Gordon Russell, 1892-1980), principio dos anos 20.  Fonte: FIELL, Charlotte & Peter, Design do século XX, 2005, Taschen.
 
Nesta foto vê-se um banco semelhante ao já referido acima. Fonte: ASHLEY, Laura, O Grande Livro de Decoração do Lar, 1990, Verbo.


Aqui ficam mais três ideias para a reutilização de caixotes e pallets.

Hometeka - Sofá
Eco Móveis e Decoração- Cómoda pequena 

Rock'ntech - Sofás.

Fonte: FIELL, Charlotte & Peter, Design do século XX, 2005, Taschen.
Fonte: ASHLEY, Laura, O Grande Livro de Decoração do Lar, 1990, Verbo.
https://rockntech.com.br/
http://ecomoveisedecoracao.blogspot.com/
https://www.hometeka.com.br/




Sem comentários:

Enviar um comentário