Traje popular (Nazaré?). Postal com ilustração de Alice Rey Colaço (séc. XX). Quadra popular: "Meu amor dá-me cerejas/ Para eu comer ao almoço / Beijinhos da tua boca, / Cerejinhas sem caroço..." Câmara Municipal de Lisboa (1999) - A Moda através do Bilhete Postal Ilustrado 1900-1950. Lisboa: Ecosoluções
Alice Schmidt Lafourcade Rey Colaço (Lisboa, 11 de Julho de 1892 - Lisboa, 13 de Junho de 1978) foi uma pintora, ilustradora e cantora lírica portuguesa. Filha de Alexandre Jorge Maria Idalécio Raimundo Rey Colaço (1854-1928), nascido em Tanger, e de sua mãe, Alice Schmidt Constant Lafourcade (1865-1938), nascida no Chile, e irmã de Jeanne Schmidt Lafourcade Rey Colaço (1888-1957), Maria Adalgisa Schmidt Lafourcade Rey Colaço (1893-1970) e Amélia Rey Colaço (1898-1990).
Alice recebeu da sua família o gosto pela arte. O seu pai, foi pianista, compositor e professor, tendo sido mestre do rei D. Manuel (1889-1932). A sua irmã, Amélia Rey Colaço (1898-1990), foi a figura mais relevante do teatro português do século XX.
No ano de 1924, Alice Rey Colaço casou com Horácio Paulo Menano. O casal teve quatro filhos - Horácio Paulo Rey Colaço (1925), Cecília Rey Colaço Menano (1926), Manuel Rey
Colaço Menano (1928), Isabel Rey Colaço Menano (1932).
Na obra artística de Alice, destaca-se a preferência por temas relacionados com a natureza e costumes populares.
Retrato de grupo - Alice (primeira da direita), com o seu pai, Alexandre Rey Colaço, sua mãe, Alice Lafourcade, e irmãs, Jeanne, Amélia e Maria. Fotografia (séc. XX) Museu Nacional do Teatro e da Dança (MatrizPix).
Irmãs Rey Colaço - Jeanne, Amélia, Alice e Maria. Fotografia (séc. XX) Museu Nacional do Teatro e da Dança (MatrizPix).
Traje popular (Viana do Castelo?). Postal com ilustração de Alice Rey Colaço (séc. XX). Quadra popular: "Toma lá colchete de oiro,/ Aperta o teu coletinho, / Coração que é de nós ambos / Deve andar conchegadinho..."Câmara Municipal de Lisboa (1999) - A Moda através do Bilhete Postal Ilustrado 1900-1950. Lisboa: Ecosoluções
Alice Rey Colaço (1909). Fotografia; negativo de gelatina e prata em nitrato de celulose (4,5 x 6 cm). Autor: Rey Colaço - Arquivo Municipal de Lisboa
Traje popular. Postal com ilustração de Alice Rey Colaço (séc. XX). Quadra popular: "Já não quero, já não quero / Já não quero - Tenho dito!/ Já não quero o teu amor / Tenho outro mais bonito" . Câmara Municipal de Lisboa (1999) - A Moda através do Bilhete Postal Ilustrado 1900-1950. Lisboa: Ecosoluções
Irmãs Rey Colaço, Maria, Jeanne e Alice, no jardim da casa
de família em Lisboa, na rua Ribeiro Sanches, 28, Lisboa (1909). Fotografia; negativo de gelatina e prata em nitrato de celulose (4,5 x 6 cm). Autor: Rey Colaço - Arquivo Municipal de Lisboa
"Margarida vai à Fonte". Postal com ilustração de Alice Rey Colaço (séc. XX). Letra de canção popular: "Margarida vai à fonte / Margarida vai à fonte / Vai encher a cantarinha. / Crescem lírios pelo monte / Margarida vai á fonte / Vai à fonte e vem sozinha." Câmara Municipal de Lisboa (1999) - A Moda através do Bilhete Postal Ilustrado 1900-1950. Lisboa: Ecosoluções
Alice Rey Colaço, expõe no Salão da Ilustração Portuguesa (foto em cima à direita). Ilustração Portuguesa, 2ª série, n.º 370, 24 de Março de 1913 - Hemeroteca Digital
Postal com pintura de Amélia Rey Colaço em "À Luz de Um
Vitral"/Teatro República (1919). Autora: Alice Rey Colaço. Museu Nacional do Teatro e da Dança (MatrizPix).
Irmãs Rey Colaço, Jeanne, Maria, Alice e Amélia no jardim da sua casa Monsalvat, no Monte Estoril, Cascais (1909). Fotografia; negativo de gelatina e prata em nitrato de celulose (4,5 x 6 cm). Autor: Rey Colaço - Arquivo Municipal de Lisboa
Postal com pintura de Amélia Rey Colaço em "Amor de Perdição"(1919). Autora: Alice Rey Colaço. Museu Nacional do Teatro e da Dança (MatrizPix).
Maquete para o cenário da peça "A Casa de Boneca" (1921); aguarela e carvão sobre papel manteiga. Autora: Alice Rey Coçaço - Museu Nacional do Teatro e da Dança (MatrizPNet).
Fontes:
http://www.geni.com/people/Alice-Schmidt-Lafourcade-Rey-Cola%C3%A7o/6000000020573047339https://pt.wikipedia.org/wiki/Alexandre_Rey_Cola%C3%A7o http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/pt/ http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/ |
quarta-feira, 22 de julho de 2015
Trajes populares portugueses na ilustração de Alice Rey Colaço
segunda-feira, 13 de julho de 2015
Postais "vintage" ilustrados por Xavier Sager - Moda com humor, início séc. 20
Portuga l- On les auras. Postal ilustrado com representação de figura feminina com uniforme militar (Guerra 1914-1918). Autor: Xavier Sager (1870-1930). Publicado em Paris por A. Noyer (1916-1918). Colecção: Fantaisies trichromes; Les femmes alliées soldat - Biblioteca Nacional de Portugal
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A Primeira Guerra Mundial, acelera a emancipação feminina, as saias tornam-se mais curtas e aparecem as "ecourtées" e as "entr'ouvertes".
Desfile de Moda em Longchamp. Agência fotográfica Meurisse (1919). Biblioteca Nacional de França |
Colecção Les ecourtées. Postal ilustrado. Autor: Xavier Sager. Câmara Municipal de Lisboa (1999) - A Moda através do Bilhete Postal Ilustrado 1900-1950. Lisboa: Ecosoluções |
Colecção Les ecourtées. Postal ilustrado. Autor: Xavier Sager. Câmara Municipal de Lisboa (1999) - A Moda através do Bilhete Postal Ilustrado 1900-1950. Lisboa: Ecosoluções |
Colecção Les Entr'ouvertes. Postal ilustrado. Autor: Xavier Sager. Câmara Municipal de Lisboa (1999) - A Moda através do Bilhete Postal Ilustrado 1900-1950. Lisboa: Ecosoluções |
Colecção Les Entr'ouvertes. Postal ilustrado. Autor: Xavier Sager. Câmara Municipal de Lisboa (1999) - A Moda através do Bilhete Postal Ilustrado 1900-1950. Lisboa: Ecosoluções |
Le comble de la galanterie! (O limite da galanteria!). Postal ilustrado. Autor: Xavier Sager. Câmara Municipal de Lisboa (1999) - A Moda através do Bilhete Postal Ilustrado 1900-1950. Lisboa: Ecosoluções
"1906 Doll" , (1949). Designer's: Elsa Schiaparelli
(Italiana, 1890–1973); Antoine
(Francês); André Perugia (Francês, 1893–1977). Material: metal, gesso, cabelo, lã, seda, couro, strass, imitações de pérolas, penas. Dimensões: 76,2 cm. - The Metropolitan Museum of Art
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C'est la Mode nouvelle. . Postal ilustrado. Autor: Xavier Sager. Câmara Municipal de Lisboa (1999) - A Moda através do Bilhete Postal Ilustrado 1900-1950. Lisboa: Ecosoluções |
Galanterie
interessée. Postal ilustrado. Autor: Xavier Sager. Câmara Municipal de Lisboa (1999) - A Moda através do Bilhete Postal Ilustrado 1900-1950. Lisboa: Ecosoluções |
As peles fizeram furor no vestuário feminino. As mulheres usavam e abusavam da sua aplicação nos chapéus, nos casacos, nas estolas, nos remates das saias...
Vestuário elegante no Hipódromo de Auteuil, Paris. Agência fotográfica Rol, (13-3-1910). Biblioteca Nacional de França |
Voici l'Hiver. Postal ilustrado. Autor: Xavier Sager. Câmara Municipal de Lisboa (1999) - A Moda através do Bilhete Postal Ilustrado 1900-1950. Lisboa: Ecosoluções |
Galante provocation (Galante provocação). Postal ilustrado. Autor: Xavier Sager. Câmara Municipal de Lisboa (1999) - A Moda através do Bilhete Postal Ilustrado 1900-1950. Lisboa: Ecosoluções |
Bonne Année. Postal ilustrado. Autor: Xavier Sager. Câmara Municipal de Lisboa (1999) - A Moda através do Bilhete Postal Ilustrado 1900-1950. Lisboa: Ecosoluções |
Bonne Année. Postal ilustrado. Autor: Xavier Sager. Câmara Municipal de Lisboa (1999) - A Moda através do Bilhete Postal Ilustrado 1900-1950. Lisboa: Ecosoluções |
Jovem com vestuário elegante no Hipódromo de Longchamp, Paris (08-10-1911). Agência fotográfica Rol. Biblioteca Nacional de França |
Fontes:
http://perso.wanadoo.es/xsager/
Câmara Municipal de Lisboa, Museu da República e Resistência (1999) - A Moda através do Bilhete Postal Ilustrado 1900-1950 . Lisboa: Ecosoluções
sexta-feira, 3 de julho de 2015
Maria Barroso: uma vida intensa
Maria Barroso. Modas e Bordados, suplemento nº 1777 - 27 de Fevereiro de 1946 (arquivo "comjeitoearte") |
Maria de Jesus Simões Barroso Soares (Olhão, 2 de Maio de 1925) viveu
intensamente. Foi actriz, declamadora, professora, activista política e
defensora dos Direitos Humanos. Entrou no curso de Arte Dramática do
Conservatório Nacional com 15 anos de idade. Trabalhou afincadamente, terminou
o curso do Conservatório e ingressou no teatro. No ano de 1944, estreia-se no Teatro
Ginásio na peça Sua Excelência, o Ladrão.
Neste mesmo ano, ingressa como actriz contratada na Companhia Rey Colaço -
Robles Monteiro, sedeada no Teatro Nacional D. Maria II, onde representa o Auto da Pastora Perdida e da Velha Gaiteira.
Aos vinte anos, inicia o curso de Ciências Histórico-Filosóficas na Faculdade
de Letras de Lisboa, continuando, porém, a representar no Teatro Nacional durante
quatro anos. É demitida do teatro por ordem da polícia, pelas suas posições
políticas, no ano de 1948. Um ano depois, casa com Mário Soares, ele próprio um resistente ao Estado Novo. O seu primeiro filho, João Soares, nasce em 1949. Dois anos depois nasce a filha Isabel Soares.
Maria Barroso. Modas
e Bordados, suplemento nº 1872 - 24 de Dezembro de 1947 (arquivo "comjeitoearte") |
Atravessou as décadas de 40 a
70 do século XX, do regime ditatorial do
Estado Novo (1933-1974) à Revolução do 25 de Abril de 1974, fazendo oposição a Salazar
e Marcelo Caetano, em defesa da liberdade, pelo que correu sérios riscos. Com a democracia, foi eleita
deputada à Assembleia da República, nas legislaturas entre 1976 e 1983. Enquanto
Mulher do Presidente da República (1986-1996) - primeira-dama de Portugal -,
empenhou-se na defesa da Paz, dos Direitos Humanos, da educação, família e mulheres. Desenvolveu actividades de apoio à
integração de deficientes e prevenção da violência.
Maria Barroso. Foto: Victor Freitas - Revista Caras |
Nos últimos 17 anos, Maria Barroso continuou a dedicar-se a muitas
causas humanitárias e a intervir activamente na vida cultural do nosso país, com
a dedicação e força interior que sempre a caracterizou. É sócio-fundadora e
presidente do Conselho de Administração da ONGD Pro Dignitate - Fundação de
Direitos Humanos, desde 1994. Presidiu à Cruz Vermelha Portuguesa entre 1997 e
2003. Foi distinguida com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de
Aveiro (1996), pela Universidade de Lisboa (1999) e pelo Lesley College (1994).
Recebeu diversos prémios e condecorações em Portugal e no estrangeiro, entre eles a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade de Portugal a 7 de Março de 1997 e a Grã-Cruz Honorária da ordem Real de Santa Isabel de Portugal a 3 de Julho de 2002.
Maria Barroso no "Auto da Pastora Perdida". Modas e Bordados, suplemento nº 1777 - 27 de Fevereiro de 1946 (arquivo "comjeitoearte") |
Nas entrevistas concedidas à revista
“Modas e Bordados” (1946 e 1947), Maria
Barroso revela traços da sua personalidade e alguns conceitos de liberdade.
Na revista "Modas e
Bordados", nº 1777 de 27 de Fevereiro de 1946, a jornalista Hortense Almeida escreve:
“Não se pode falar com Maria Barroso sem se simpatizar incondicionalmente com a artista. (...) Esta rapariga sai da generalidade das raparigas de hoje – mostra-se inteligente, sóbria, talentosa, culta e modesta. Estes cinco predicados raros, aliados ao amor pela arte, são o essencial para fazer dela uma grande actriz e uma actriz consciente.”
“Os nossos parabéns à artista e ao teatro português por contar nas suas fileiras com o nome de Maria Barroso, a sua inteligência, a sua sobriedade, o seu talento a sua cultura e a sua encantadora modéstia”. (Hortense Almeida, 1946 : 5 )
Modas e Bordados, suplemento nº 1777 - 27 de Fevereiro de 1946 (arquivo "comjeitoearte") |
Modas e Bordados, suplemento nº 1872 - 24 de Dezembro de 1947 (arquivo "comjeitoearte") |
Questionada sobre a ambição de fazer o curso de letras, Maria Barroso responde:
MB - (...) "O curso interessa-me, tem-me interessado sempre como elemento de cultura, mas só como elemento de cultura. Entendo que o artista quanto mais culto melhor servirá a arte. Gosto de estudar e tenho estudado sempre com prazer, embora hoje reconheça que o curso não me dará a cultura desejada".
(...) "Mas a verdade é unicamente uma - quem quiser ser culto não pense sê-lo só por ter debaixo do braço um diploma de qualquer curso superior".(Hortense Almeida, 1946 : 11 )
Peça ”Os Maridos Peraltas e as Mulheres Sagazes” (1945), Cª Rey Colaço - Robles
Monteiro, Teatro Nacional. D. Maria II. Foto de Horácio Novais. Fotografia de cena:
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Maquete de cenário para a peça ”Os Maridos Peraltas e as Mulheres Sagazes” (1945). Guache sobre papel. Autor: Lucien Donnat. Cª Rey Colaço - Robles Monteiro, Teatro Nacional. D. Maria II - Museu Nacional do Teatro- Matriznet |
No decorrer da entrevista, a jornalista pergunta-lhe o que pensa da mulher portuguesa.
MB - “Podemos dividir a mulher portuguesa em dois grupos. Um, formado pelas meninas e senhoras “bibelot” – frívolas e inúteis – o outro constituído por aquelas que acharam o verdadeiro equilíbrio e o mantêm com dignidade e inteligência. O primeiro, infelizmente, representa a maioria – o segundo, para mal de todas nós, não passa de uma escassa e confrangedora minoria.A mulher é ainda, na maioria dos casos, um fantoche dócil nas mãos dos preconceitos, mas, um dia, ela saberá libertar-se das algemas de ouro, cravejadas de brilhantes com que as têm acorrentado à rotina...”(Hortense Almeida, 1946 : 11 )
Peça ”Os Maridos Peraltas e as Mulheres Sagazes”(1945), Cª Rey Colaço - Robles
Monteiro, Teatro Nacional D. Maria II. Fotografia de cena, em palco:
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Maquete de cenário para a peça ”Os Maridos Peraltas e as Mulheres Sagazes” (1945). Guache e tinta da china sobre papel. Autor: Lucien Donnat. Cª Rey Colaço - Robles Monteiro, Teatro Nacional. D. Maria II - Museu Nacional do Teatro- Matriznet |
O tema “Benilde ou a Virgem Mãe”, drama em 3 actos de José Régio,
subiu à cena do Teatro D. Maria II, no dia 23 de Novembro de 1947.
Na revista "Modas e Bordados", nº 1872 de 24 de Dezembro de 1947, a jornalista Maria Estrela Monteiro escreve:
(...)"Foi Maria Barroso, uma jovem actriz que tanto nos promete, quem interpretou extraordinariamente bem, o arrojado papel de Benilde. Ela soube dar a justa medida, tão necessária na interpretação teatral e muito em especial quando se trata de peças no estilo desta de José Régio.“Maria Barroso é uma rapariguinha simples, despreocupada de qualquer vaidade, em suma, uma aluna do 4º ano de História e Filosofia. Possuidora de uma sólida e vasta cultura, ela dá às peças que interpreta, a par com o seu talento, a segurança de quem sabe o que está a fazer”. (Maria Estrela Monteiro, 1947: 4)
Peça "Benilde ou a Virgem Mãe"(1947) Cª Rey Colaço - Robles
Monteiro, Teatro Nacional D. Maria II. Obra original de José Régio.
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Filme "Benilde ou a Virgem Mãe"(1975). Obra original de José Régio. Realização e argumento de Manoel de Oliveira. Fotografia com os actores: Augusto Figueiredo (padre Cristóvão); Maria Barroso (Genoveva); Jorge Rola (Eduardo); Maria Amélia Matta (Benilde)- CINEPT |
A jornalista pergunta a Maria Barroso se a personagem "Benilde" foi a que gostou mais de representar durante a sua vida
de teatro.
MB - "Foi sim . Se bem que julgue ser o meu género, o género a que chamo de “genica” (não é muito elegante a palavra mas é a que costumo empregar, por ser a mais eloquente neste caso), embora me interessem sobretudo os papéis humanos, as figuras de “raparigas muito deste mundo, o certo é que a Benilde me apaixonou. Gosto de trabalhar, de vencer ou, pelo menos, tentar vencer as dificuldades que se me deparam. A Benilde foi, no campo teatral, a maior dificuldade que se me deparou até hoje. Fiz um esforço, uma grande tentativa para vencê-la; pus nisso o melhor do meu trabalho e da minha vontade. Não consegui vencer? Paciência... Dos fracos não reza a história, não é verdade, Maria Estrela?(Maria Estrela Monteiro, 1947: 4)
Peça de Júlio Dantas "Antígona". Levada à cena pela Cª Rey Colaço
Robles Monteiro no Teatro Nacional D. Maria II em 1946. Fotografia de cena com as actrizes:
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Figurino para "Isménia" (Maria Barroso) para a peça de Júlio
Dantas "Antígona". Guache em papel sobre cartolina. Autor: Lucien Donnat. Encenação de Amélia Rey Colaço Robles Monteiro e
Erwin Meyenburg. Levada à cena pela Cª Rey Colaço-Robles Monteiro no Teatro
Nacional D. Maria II em 1946 - Museu Nacional do Teatro - OPSIS
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No final da entrevista a jornalista Estrela Monteiro agradece:
“Obrigada, Maria Barroso, e creia que lhe desejamos sinceramente que muitas “Benildes” se lhe deparem no seu caminho para que as possa vencer como venceu esta”.(Maria Estrela Monteiro, 1947: 4)
Maquete de cenário (lado direito) para a peça de Júlio Dantas"Antígona". Guache em papel sobre cartolina. Autor: Lucien Donnat. Encenação de Amélia Rey Colaço, Robles Monteiro e Erwin
Meyenburg. Levada à cena pela Cª Rey Colaço Robles Monteiro no Teatro Nacional
D. Maria II em 1946 - Museu Nacional do Taetro -
|
No teatro profissional, Maria Barroso participou em peças levadas à cena pela Companhia Brunilde Júdice-Alves da Costa (Sua Excelência, o Ladrão - 1944; Madre Alegria - 1944) e Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro (Auto da Pastora Perdida e da Velha Gaiteira - 1944; Comédia Nova dos Maridos Peraltas e das Mulheres Sagazes - 1945; Férias - 1945; Vidas sem Rumo - 1945; Frei Luís de Sousa - 1945; Antígona - 1946; Benilde ou a Virgem Mãe - 1947; Retablo de Maravillas - 1947; A Casa de Bernarda Alba - 1948, entre outras).
No cinema, Maria Barroso teve participações em filmes de Armando Miranda (1947 - Aqui, Portugal), Paulo Rocha (1966 - Mudar de Vida) e Manoel de Oliveira (1975 - Benilde ou a Virgem Mãe; 1977 - Amor de Perdição; 1979 - Amor de Perdição; 1985 - O Sapato de Cetim - Prémio L'Age d'Or, pela Cinemateca Real da Bélgica, em 1985).
Maria Barroso morreu no dia 7 de Julho de 2015, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde estava internada devido a uma queda. (Este post foi reformulado no dia 7 de Julho de 2015)
Peça "Férias" (1945) Cª Rey Colaço - Robles Monteiro, Teatro Nacional D. Maria II. Fotografia de cena, em palco as actrizes: Maria Barroso, Beatriz Santos, Maria José, Augusto Figueiredo, Meniche Lopes e Gabriel Pais. Foto de Horácio Novais - Museu Nacional do Teatro- OPSIS |
No cinema, Maria Barroso teve participações em filmes de Armando Miranda (1947 - Aqui, Portugal), Paulo Rocha (1966 - Mudar de Vida) e Manoel de Oliveira (1975 - Benilde ou a Virgem Mãe; 1977 - Amor de Perdição; 1979 - Amor de Perdição; 1985 - O Sapato de Cetim - Prémio L'Age d'Or, pela Cinemateca Real da Bélgica, em 1985).
Maria Barroso morreu no dia 7 de Julho de 2015, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde estava internada devido a uma queda. (Este post foi reformulado no dia 7 de Julho de 2015)
Filme "Mudar de Vida".(1966). Realização e argumento de Paulo Rocha. Prémio da Casa da Imprensa para Melhor Filme e 2º Prémio João Ortigão Ramos (19967)- CINEPT
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Fotografia do filme "Mudar de Vida" (1966). Maria Barroso (Júlia). Realização e argumento de Paulo Rocha - CINEPT |
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Barroso
http://www.infopedia.pt/$maria-barroso-soares
http://www.prodignitate.pt/Curriculum_completo.pdf