terça-feira, 31 de julho de 2012

Henry Moore, um dos escultores mais significativos do século XX

Henry Moore no seu estúdio em Hertfordshire, 1946 - Foto de Bill Brandt - Museu Victoria e Alberto
Henry Spencer Moore, (Castleford, Reino Unido, 30 de Julho 1898 - Perry Green, Hertfordshire, 31 de Agosto de 1986) foi um escultor britânico. Moore é considerado um dos escultores mais significativos do século XX, foi igualmente um dos mais produtivos. A sua obra caracteriza-se pelo compromisso entre a figuração e a abstracção. 

Duas Formas, bronze, 1934 - MMA
Mãe e Filho, madeira de olmo, 1938 - MOMA
A Noiva, fundição de chumbo e fios de cobre, 1939-1940 - MOMA
O pai de Moore desejava dar aos seus 8 filhos uma educação tradicional, mas Moore, desde cedo revelou grande aptidão para a escultura. Em 1919, depois de regressar ferido  da  Primeira Guerra Mundial, começou a estudar na escola de arte de Leeds. Em 1921, obteve uma bolsa de estudo e ingressou no Colégio Real de Arte, em Londres. O seu interesse pela escultura arcaica e clássica, levou-o a visitar com frequência o Museu Britânico. Deixou-se fascinar pelas esculturas indígenas de África, da Polinésia e das Américas (principalmente Pré-Colombianas). O "primitivismo" de Brancusi, influenciou igualmente os seus primeiros trabalhos.

Mulher Reclinada, tinta da china, sanguínea e aguada castanha, século XX - Museu Victoria e Alberto
Estudo, Mulher Reclinada, lápis, caneta, pincel, tinta e carvão (lavado), 1934 - Museu Victoria e Alberto
Folha de Estudos de Figuras Sentadas, lápis de cera, caneta e tinta preta, grafite e tinta opaca, aguarela sobre papel, 1945 - Museu de Arte de Filadélfia
Três Figuras de Pé, lápis, lápis de cera, caneta e tinta, guache, 1948 - Museu Victoria e Alberto
Moore ganhou uma bolsa de estudo por seis meses (1924), para estudar as grandes obras de Miguel Ângelo, Giotto di Bondone e outros grandes mestres, em Itália. Realizou a primeira exposição individual em Londres, no ano de 1928. Em Julho de 1929, Moore casou com Irina Radetsky, uma estudante de pintura no Colégio Real. Pouco tempo depois, o casal mudou-se para um estúdio em Hampstead, juntando-se a um pequeno grupo de pintores, escultores e arquitectos. As suas frequentes viagens a Paris e o seu contacto com os principais artistas progressistas, nomeadamente Pablo Picasso, George Braque, Jean Arp e Alberto Giacometti, viriam a influenciar o desenvolvimento de trabalhos mais abstractos. Moore também se interessou pelo surrealismo, tendo realizado uma exposição dos seus trabalhos, na Exibição Internacional de Londres, em 1936, nas galerias New Burlington. Leccionou na Escola de Arte de Chelsea entre 1932 a 1939.

Lenço de Pescoço, seda, 1940 - MMA
Desenho para impressão textil, lápis e aguarela, 1943 - Museu Victoria e Alberto
Figuras de Pé, lenço de pescoço impresso, 1946 - Museu de Arte de Filadélfia
Arame Farpado, casaco, desenho textil de Henry Moore, confecção de Ascher Ldt, 1946 - Museu Victoria e Alberto
O estúdio de Moore foi destruído por bombas em 1940. O governo encomendou-lhe a realização de desenhos, que representassem os londrinos procurando abrigo nas estações de metro. Nestes desenhos, Moore voltou-se para um estilo mais naturalista. Henry Moore elaborou três cadernos de desenhos têxteis em 1943. Trinta dos desenhos de Moore foram transformadas em peças de tecido.
Largamente reconhecido, em 1945, foi indicado como membro do Comité de Arte do British Council e recebeu o título honorário da Universidade de Londres. O  Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, mostrou uma grande retrospectiva da sua obra, em 1946, no ano em que nasceu a sua única filha, Maria. Durante este período, os seus desenhos e estudos reproduziram a vida familiar e doméstica, mulheres sozinhas ou acompanhadas por crianças — um tema frequente na sua obra anterior — tornando-se no tema principal daqui em diante.
Grupo de Família, bronze, 1944 - MMA
Figura Reclinada, pedra, 1947-1949 - Museu de Arte de Filadélfia
Nu Reclinado, bronze, 1950 - MMA
Nu Reclinado, bronze, 1950 - MMA
O Prémio Internacional de Escultura na XXIV Bienal de Veneza (1948),  consolidou a sua reputação a nível internacional. Depois disso, ele recebeu encomendas de obras públicas, que lhe permitiram produzir esculturas maiores.  São exemplos a escultura  Figura Reclinada (1956–58) para a UNESCO em Paris e o trabalho com o mesmo título para o Lincoln Center em Nova York (1963-65). Foi premiado na II Bienal de São Paulo (1953) e na V Bienal de Tóquio (1959). Recebeu as condecorações Ordem de Mérito e Ordem dos Companheiros de Honra, fazia parte da Federação de Artistas Britânicos.

Rei e Rainha, bronze, 1952-1953 - Museu Norton Simon
Figura Reclinada, bronze, 1954-1955 - MMA
Três figuras de Pé, bronze com patina, 1953 - Fundação Guggenheim
Figura Reclinada Maquette para UNESCO, bronze, 1957 - Instituto de Arte de Chicago
Os temas preferidos de Moore, detinham-se na família, guerreiros abatidos e figura humana reclinada, trabalhados em madeira, pedra, e, depois dos anos 50, em mármore e bronze. Em 1983, o Museu Metropolitano de Nova Iorque apresentou a retrospectiva "Henry Moore: 60 anos de arte", em homenagem aos seus 85 anos de vida.
Henry Moore faleceu aos 88 anos, na sua casa em Hertfordshire. O seu corpo foi sepultado no Artist's Corner na Catedral de St Paul
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Seis Figuras Reclinadas, litografia colorida, 1963 - Museu Victoria e Alberto
Duas Mães com Crianças, caneta esferográfica, carvão e guache sobre papel, 1980 - MMA
Figura Reclinada, Duas Peças, bronze, 1960 - Museu Norton Simon

Henry Moore em 1972, foto de Yousuf Karsh - MMA





Fontes:
http://educacao.uol.com.br/biografias/klick/0,5387,1716-biografia-9,00.jhtm
http://www.infopedia.pt/$henry-moore
http://www.biografiasyvidas.com/biografia/m/moore.htm

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