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Amedeo Modiglian 1884-1920 |
Amedeo Clemente Modigliani (Livorno, 12 de Julho de 1884 — Paris, 24 de Janeiro de 1920) foi um artista plástico italiano, que viveu em Paris.
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Auto-retrato, óleo sobre tela, 1919 - Museu de Arte Contemporânea, São Paulo |
Modiglian estudou em Florença e em Veneza, viajou para Paris, em 1906, onde se instalou e contactou com as modernas correntes da época.
É considerado um dos artistas
plásticos mais importantes do século XX. Artista principalmente figurativo, afirmou-se por um especial modo de representação da
figura humana, em particular nos seus retratos caracterizados por rostos e pescoços alongados, à maneira das máscaras africanas, tanto na pintura
como na escultura.
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Cabeça de Mulher, talhe directo sobre pedra de d'Euville, em alto relevo, 1912 - Centro Pompidou |
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Devaneio (estudo para o retrato de Frank Burty Haviland), óleo e grafite sobre cartão, 1914 - LACMA |
Modiglian
nasceu numa próspera família judaica em Itália. Na infância, sofreu de
diversas doenças graves - pleurisia, tifo e tuberculose -, que
comprometeram a sua saúde para o resto da vida e cujo tratamento o
forçava a constantes viagens. A sua mãe a quem era muito ligado, viajou
com ele até Florença e permitiu que ele trabalhasse no estúdio de
Guglielmo Micheli. Estudou em Veneza e Florença antes de se fixar em
Paris, em 1906. Instalou-se inicialmente em Montmartre, mudando-se
depois para Montparnasse, onde retrataria algumas de suas figuras mais
conhecidas.
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Picasso (álbum de 31 folhas, folha 21), lápis sobre papel, 1915 - Centro Pompidou |
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Juan Gris, óleo sobre tela, 1915 - Museu Metropolitano de Arte |
Em Paris, ao fim de três anos de vida boémia, executa uma das suas obras mais importantes, O Violoncelista - onde a influência de Cézanne é claramente notória - , que expôs com sucesso no Salão dos Independentes, em 1909. Nos
anos seguintes, Modigliani dedica-se à escultura. Muda-se para
Montparnasse, onde se torna amigo do escultor Constantin Brancusi, através de Paul Guillaume, negociante de arte interessado na obra de Modigliani. Impressionado
pelo cubismo, influenciado pela pintura de Paul Cézanne, Picasso e Henri de
Toulouse-Lautrec, realiza trabalhos de escultura, onde a hegemonia da
arte africana e a escola de Siena se misturam.
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Béatrice (Retrato de Béatrice Hastings), óleo sobre tela, 1916 - Fundação Barnes |
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Renée, óleo sobre tela, 1917 - Museu de Arte de São Paulo |
Em 1914, por razões financeiras, retorna determinadamente à pintura. Entre as personalidades retratadas por Modigliani, estão o pintor Soutine Chaim, seu amigo, Beatrice Hastings, escritora e jornalista - com quem teve um romance durante dois anos e de quem faz numerosos retratos -, Pablo Picasso, Diego Rivera, Juan Gris, Max Jacob, e os jovens escritores Blaise Cendrars, e Jean Cocteau. Outro seu grande amigo foi o pintor Maurice Utrillo, que viveu os mesmos problemas de alcoolismo que caracterizaram a vida de Amedeo. A
parte final da sua curta carreira, pode ser considerada a mais
importante desde o início dos seus trabalhos, nesta fase ele demonstra um
estilo inconfundível: figuras alongadas, de pescoço comprido, rosto
oval ligeiramente inclinado e olhos marcados por dois pequenos pontos,
com a leve alusão de um sorriso.
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Lolotte, óleo sobre tela, Junho de 1917 - Centro Pompidou |
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Nu Deitado, óleo sobre tela, 1917 - Fundação Barnes |
Em Dezembro 1917 realizou uma exposição na Galerie Berthe Weill, a primeira individual de Modigliani, onde mostra alguns dos seus nus. No dia da inauguração, o chefe da polícia encerrou a exposição por ofensas à decência e não vendeu qualquer quadro; este é um ano de intensa produção. Neste mesmo ano, conheceu Jeanne Hébuterne, que será a sua companheira até à morte. Viaja para Provença e em 29 de Novembro de 1918, Jeanne deu à luz uma criança que foi baptizada. Enquanto esteve em Nice, conheceu um novo benfeitor, o poeta, artista e negociante de arte polaco Leopoldo Zborowski, que fez de tudo para o ajudar, tentando vender as suas obras aos turistas. Neste período produziu a maioria das pinturas que se tornariam mais populares e valiosas.
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Jeanne Hébuterne (mulher de Amedeo) com camisola amarela, óleo sobre tela, 1918-1919 - Fundação Guggenheim |
Pelo despojamento, pela transformação das figuras, Modigliani atinge, nas suas melhores obras, uma monumentalidade invulgar. Os retratos das crianças, em particular, são de emocionante simplicidade. Modigliani
pode ser considerado um autodidacta, apesar dos estudos feitos na
mocidade.
Modigliani morreu de tuberculose e complicações, provavelmente causadas por abuso de substância e de uma vida difícil. Jeanne Hébuterne, grávida de seu segundo filho, cometeu suicídio no dia seguinte ao da morte do artista. Em 1930 os restos mortais de Jeanne foram colocados ao lado de Modigliani.
Fontes: http://educacao.uol.com.br/biografias/
http://www.biografiasyvidas.com/biografia/m/modigliani.htm
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