segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Biografia da artista plástica Niki de Saint Phalle

  Catherine-Marie-Agnès Fal de Saint Phalle

Dia 29 de Outubro (aqui)


 Catherine-Marie-Agnès Fal de Saint Phalle ou apenas Niki de Saint Phalle (29 de Outubro de 1930 - 21 de Maio de 2002) foi uma escultora , pintora e cineasta fracesa. Filha do  conde André-Marie Fal de Saint Phalle (1906-1987), um banqueiro francês, e sua esposa americana, Jeanne Jacqueline (1908-1980). Niki passou os primeiros 20 anos de vida em Nova Iorque, tendo-se matriculado na Brearley School, acabando posteriormente por frequentar a escola Oldfields em Glencoe onde se formou em 1947.  Foi modelo fotográfico das revistas Vogue, Harper's Bazar e Life nos anos 40.

Escorpião e veado, quadro em relevo, pintura a óleo e objectos sobre contraplacado de madeira, c. 1956-1958 - (doação da artista) MAMAC, Museu de Arte Contemporânea e Moderna de Nice
Sem título (Cobra de papel), pintura, objectos de madeira e gesso, sobre contraplacado, c. 1960-61 - (doação da artista) MAMAC
Aos dezoito anos, Niki mudou-se para Cambridge, acompanhada por Harry Mathews,  seu amigo desde os 12 anos.  Começou a pintar, enquanto  o marido estudava música na Universidade de Harvard.A nos depois, viajou para  Maiorca, Espanha, onde nasceu o seu segundo filho. Em  Espanha, visitou Madrid e Barcelona,  e ficou profundamente influenciada pela obra de António Gaudí, especialmente o "Parque Güell", dispôs-se então a criar um dia, o seu próprio jardim,  baseado na combinação de elementos  artísticos  e naturais. 
Ao estudar as obras de artistas como Jean-Jaques Rousseau, Max Ernest, Pablo Picasso e Jean Dubuffet, tornou-se parte dos artistas do grupo da Nouveaux Réalistes. Niki distinguiu-se por criar um mundo de cores puras,  brincar com a cor, com a luz, com o espaço, com os materiais, destacando-se ainda  pelo  uso da técnica do papel machê.

Tempestade (fragmento de Drácula I), objectos, gesso, pintura em madeira, c. 1961 - (doação da artista) MAMAC
O sonho de Diana, litografia, 1970 - ( doação da artista) MAMAC
As personagens que criou são admiravelmente incomuns, assim como os materiais utilizados - fragmentos, ferro-velho, espelhos, plásticos e resinas  -, desenvolvidos nos formatos e na cor, com menções a Gaudí e ao 'Facteur' Cheval, artistas que a influenciaram e entusiasmaram. Mudou-se para Paris em meados de 1950.  Realizou a sua primeira exposição em 1956, na Suíça, onde mostrou o seu estilo de pintura a óleo.  Depois desta mostra, Niki chamou a atenção pública para a série de pinturas “Tiros”, sátiras de pintura informal.
Vénus, lã e outros objectos sobre malha, 1964 - (doação da artista) MAMAC
Nana casa II, polyester pintado, 1966-1987 -  (doação da artista) Museu de Hannover
Nana preta grávida, 1968 - Kunsthalle Mannheim
As primeiras esculturas que lhe deram fama, Nanas iniciadas em 1964, são grandes bonecos que representam o mundo feminino, como as noivas e as mães que dão à luz. Nanas, foram realizadas em lã, fibra de algodão, papel machê, tela de arame com pinturas de cores brilhantes. Niki começou a usar a sua arte para evidenciar nas figuras femininas o seu pensamento em relação à posição da mulher na sociedade. 
Os temas da sua arte representam por vezes, um todo denso, terrível e perverso, mas Niki encontrava vazão noutros temas: a mitologia, as cartas de Tarot, as Noivas, os Altares, os Arcanjos, representados na maioria das vezes em esculturas monumentais. Os monstros e outras criaturas fantásticas também estavam entre os temas das suas obras.
Kunsthalle, cartaz (anjo amarelo), 1987 - (doação da artista) MAMAC
Deus Sol, escultura,fibra de vidro e aço, pintado e dourado, 1983 - Universidade da Califórnia San Diego como parte da colecção Stuart de arte pública.
O Diabo, polyester pintado, 1985 - (doação da artista) MAMAC
Jardim de Tarot, litografia - (doação da artista) MAMAC
O Jardim de Tarot – o seu próprio jardim, como tinha sonhado - começou  com a  aquisição de um terreno em Itália, Provincia de Grossetto, em 1979, a cerca de 100 km a noroeste de Roma. Tendo como inspiração o "Parque Güell" desenhado por Gaudí, concebeu um fantástico jardim cheio de criaturas imaginárias e esculturas-personagens que também são habitação, inspiradas nos símbolos das cartas de Tarot. O jardim foi inaugurado em 1998 após 20 anos de trabalho. Niki Saint Phalle também ilustrou vários livros, projectou cenários para balé e fez filmes, incluindo Daddy (1973). Em 17 de Novembro de 2000 ela tornou-se cidadã honorária de Hannover, Alemanha, e doou peças da sua obra a dois museus. Niki de Saint Phalle morreu com enfisema em 21 de Maio de 2002, na Califórnia.

Jardim de Tarot De metal e betão, espelho, vidro, mosaico cerâmico, pedras, esculturas pintadas de poliéster, 1978-1998. Itália, Província de Grossetto
Jardim de Tarot
  O Anjo Protector, no Hall da Estação Principal de Zurique.
Pássaro simbolo da cidade de Duisburg, carrega Nana.
A toilette, papel machê e vários objecto (chapéus, caixa de pó, flores artificiais, bigoudi, fitas, leque de penas de avestruz...) Papel machê pintado, 1978 - (doação da artista) MAMAC
Rinoceronte, litografia, 1995 - (doação da artista) MAMAC
Fonte das 4 Nanas, poliester pintado, 1974-1991 - MAMAC
Brinquedos fantasmagóricos, esculturas-com-escalada, no Parque de Esculturas de Arca de Noé - Zoo em Jerusalém

Fontes:

http://www.moma.org/collection/artist.php?artist_id=1444
http://www.fembio.org/english/biography.php/woman/biography/niki-de-saint-phalle
http://www.sampa.art.br/biografias/nikiphalle/

Sem comentários:

Enviar um comentário