Charles-Edouard Jeanneret-Gris, mais conhecido pelo pseudónimo de Le Corbusier, (La Chaux-de-Fonds, 6 de Outubro de 1887 - Roquebrune-Cap-Martin, 27 de Agosto de 1965) foi um arquitecto, designer, urbanista e pintor francês de origem suíça.
Charles-Edouard Jeanneret-Gris estudou gravura em metal na Escola de Artes Aplicadas em La Chaux-de-Fonds, Suiça, onde foi aconselhado pelo seu professor, Charles L'Eplattenier, a estudar arquitectura. A primeira casa que construiu, a Vila Fallet, em 1905-1907, foi para um professor da escola. Depois de ter viajado por Itália e visitado Budapeste e Viena, mudou-se para Paris em 1908, onde trabalhou no atelier de arquitectura de Auguste Perret. Conheceu Wolf Dohrn, o director de Dresdener Werkstätten für Hanwerksunst, assim como o teórico de Design, o alemão Peter Behrens, com quem trabalhou durante 1 ano, e em 1911 regressou à Suíça.
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Vila Fallet, desenhada em 1905 e construída em 1907 - La Chaux-de-Fonds, Suiça |
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Vila Schwob, desenhada em 1916 e construída em 1917 - La Chaux-de-Fonds, Suíça | | | | | | | | | | | |
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Vila Schwob, também chamada de Vila Turca,1916-1917; lápis de grafite e tinta, com lápis de cores; La Chaux-de-Fonds, Suiça - Centro Georges Pompidou |
Desenvolveu um conceito de um Kit de habitação produzido em série em betão reforçado, o Dom-ino-houses (1914-1915), e desenhou e construiu a Vila Schwob, em La Chaux-de-Fonds (1916). Jeanneret mudou-se para Paris em 1917 e por volta de 1920 adoptou o pseudónimo de Le Corbusier. Em Paris desenvolveu
uma nova abordagem da pintura com o artista Amédée Ozenfant, conhecido como Purista, com quem publicou um manifesto intitulado Aprés le cubisme, le purisme, em 1918. A sua predilecção pela arquitectura clássica grega era esboçada nos artigos do jornal L'Esprit Nouveau, do qual era editor. Executou planos para uma grande cidade utópica de blocos altos estandardizados conhecida como A cidade contemporânea para três milhões de habitantes, que foram mostrados no Salão de Outono de 1922.
Neste
ano, Le Corbusier e o seu primo arquitecto, Pierre Jeanneret, fizeram
uma sociedade de arquitectos na Rua de Sévres em Paris, e construíram
inúmeras residências particulares e prédios de habitação. Le Corbusier
desenhou o Pavilhão de L'Esprit Nouveau para a a Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas,
em 1925, que atraiu aplausos e críticas. Depois deste acontecimento Le
Corbusier e outros formaram a UAM (União dos Artistas Modernos), em
1929.
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Cadeira Modelo nº B301 Basculant (1928), Le Corbusier, Pierre Jeanneret e Charlotte Perriand ( Fiell, Charlotte & Peter, Design do século XX: Taschen) |
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Chaise-longue Modelo Nº B306 (1928), Le Corbusier, Pierre Jeanneret e Charlotte Perriand ( Fiell, Charlotte & Peter, Design do século XX: Taschen) |
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Sofá Modelo LC2 Grand Confort (1928), Le Corbusier, Pierre Jeanneret e Charlotte Perriand ( Fiell, Charlotte & Peter, Design do século XX: Taschen) |
Le Corbusier via uma casa como 'uma máquina para viver' com mobiliário funcional apropriado ou 'équipment de l´habitation'. Por
consequência, ele co-desenhou uma linha de mobiliário em aço tubular
sistematizado, com Pierre Jeanneret e Charlotte Perriand, que entrara
para a sociedade de design e arquitectura em 1927. Tendo surgido pela
primeira vez em 1928, estes projectos modernos rudimentares, que
incluíam a cadeira Basculant nº B301 (1928), a Chaise-longue Nº B306 (1928) e a cadeira e sofá Grand Confort Nº LC2 (1928), projectaram uma nova pureza estética e simbolizavam o Estilo Internacional.
Nos anos 20 e 30, Le Corbusier concentrou-se nas encomendas arquitectónicas, de que fazem parte a famosa Vila Savoye, em Poissy, entre 1928-1929, a Cité du Refuge, em Paris, entre 1930-1931, o Pavilhão Suiço, Cidade Universitária em Paris, entre 1930-1932.
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Vila Savoye, desenho de elevação, 1928-1929 - Poissy, França |
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Vila Savoye, planta do piso superior, 1928-1929 - Poissy, França |
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Pavilhão Suiço (maquette), Cidade Universitária em Paris, entre 1930-1932; Le Corbusier, Pierre Jeanneret - MOMA |
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Pavilhão Suiço (interior), Cidade Universitária em Paris, entre 1930-1932 |
No decorrer dos anos 50, Le Corbusier afastou-se do formalismo do Estilo Internacional e adoptou uma linguagem mais livre e mais expressiva. O seu interesse crescente pela versatilidade escultural do betão ficou demonstrado no seu complexo habitacional Unité d'Habitation de Marselha, em Marselha, !945-1952 - aqui estabeleceu a prática da construção modularizada e estudou as proporções humanas aplicadas ao projecto de edificações, sintetizadas no seu Modulor - e com a sua notável igreja Notre Dame du Haut em Ronchamp, em França1950-1955.
Le Corbusier foi um dos mais influentes arquitectos, designers e teóricos do século XX, e a sua promoção do formalismo geométrico teve consequências de grande alcance.
Entre as contribuições de Le Corbusier para a formulação de uma nova linguagem arquitectónica do século XX encontram-se estes cinco pontos, formalizados no projeto da Vila Savoye:
- Construção sobre pilotis (pilares).
Ao tornar todas as construções suspensas, cria-se no ambiente urbano uma perspectiva nova. Uma inédita relação "interno-externo" entre observador e morador.
Os telhados do passado ficam ultrapassados. Com o avanço técnico do betão-armado, seria possível aproveitar a última laje da edificação como espaço de lazer.
- Planta livre da estrutura
A definição dos espaços internos não mais estaria atrelada à concepção estrutural. O uso de sistemas viga-pilar em grelhas ortogonais geraria a flexibilidade necessária para a melhor definição espacial interna possível.
- Fachada livre da estrutura
Consequência do tópico anterior. Os pilares devem ser projectados internamente às construções, criando recuos nas lajes de forma a tornar o projecto das aberturas mais flexível. Deveriam ser abolidos quaisquer resquícios de ornamentação.
Localizada a uma certa altura, de um ponto ao outro da fachada, de acordo com a melhor orientação solar.
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O Modulor, tinta da china, guache e colagem de papéis, 1950 - Centro Georges Pompidou |
A escala humana é uma medida de referência relativa, utilizada nas artes e na arquitetura e baseada no corpo humano.
Le Corbusier dedicou boa parte de seus estudos ao desenvolvimento de uma medida universal para a arquitectura: o Modulor. As suas proporções forneceriam as medidas de referência para todos os aspectos do projecto. Ele acreditava criar uma relação perfeita entre a arquitectura e a escala humana. Em 1955, criou o Modulor 2.
As séries de medidas designadas por Modulor, eram baseadas na secção áurea e nas medidas do corpo humano e destinavam-se a ser aplicadas para calcular as larguras e alturas dos espaços arquitectónicos com o objectivo de manter a escala humana.
Ao observar a figura do modulor verificamos que é baseado em três medidas que se relacionam entre si segundo a secção áurea: 1130mm, 700mm e 430mm.
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Modulor 2 |
Verificamos ainda que:
430mm + 700mm = 1130mm
1130mm + 700mm = 1830mm
1130mm + 700mm = 2260mm
Estas medidas correspondem a dimensões antropométricas importantes:
2260mm para a altura da figura com o braço esticado.
1830mm para a altura até ao topo da cabeça.
430mm que corresponde ao espaço do braço levantado.
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Design para uma sala de jantar, 1929; Charlotte Perriand (Fiell, Charlotte & Peter, Design do século XX: Taschen) | |
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Sala de jantar exibida no Salon des Artistes Décorateurs em Paris, 1929; Le Corbusier, Pierre Jeanneret e Charlotte Perriand (Fiell, Charlotte & Peter, Design do século XX: Taschen) |
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Mobiliário de Cozinha Atelier Le Corbusier Tipo 1, alumínio e madeira pintada,1946-1951 - Centro Georges Pompidou
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Biblioteca na Church House, em Auray, 1928-1929; Le Corbusier, Pierre Jeanneret e Charlotte Perriand (Fiell, Charlotte & Peter, Design do século XX: Taschen) |
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Fontes:
Fiell, Charlotte & Peter, Design do século XX: Taschen
http://pt.wikipedia.org/wiki/Le_Corbusier
Esta mensagem foi reformulada em 10/10/2012
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