Retrato de Caran d'Ache, c. 1900. Foto de Paul Nadar - Museu d'Orsay |
Emmanuel Poiré (Moscovo, 6 de Novembro de 1858 - Paris, 26 de Fevereiro de 1909), ilustrador, desenhador e caricaturista, nasceu e foi educado na Rússia. Adoptou o pseudónimo "Caran d'Ache" que provém do russo karandash (карандаш), que significa lápis. Sendo neto de um dos oficiais de Napoleão Bonaparte que foi ferido na Batalha de Borodino, permaneceu na Rússia até à morte do seu avô.
Em 1877, Caran d'Ache viajou para França, obteve a nacionalidade desse país e alistou-se no exército durante cinco anos. O principal trabalho que lhe atribuíram no exército, foi o desenho de uniformes. Colaborou no jornal, A vida militar, com uma série de ilustrações, entre elas, algumas caricaturas engraçadas sobre o exército alemão, demonstrando a sua familiaridade com alguns detalhes militares.
Desenho satírico de Bismarck e Kaiser, grafite sobre papel (Kaiser Wilhelm está de pé no centro, com as vestes imperiais, segurando na mão direita uma coroa de louros no ar, Bismarck está à esquerda em pé, segurando um bastão) - Museu Britânico |
Um risco perigoso. Caricatura de Le Figaro publicada numa revista italiana, 1878 - Biblioteca Britânica |
Fantasia, cartaz. Litografia, 1888 - Biblioteca Municipal de Lyon |
Ao apresentar em 1886, dentro do cabaré Chat Noir, em Montmartre, o teatro de sombras chinesas L'épopée (épico) - uma série de mais de dois mil retratos das campanhas napoleónicas - adquire uma reputação considerável. Caran d’Ache desenhou cada personagem, cada cena e os desenhos das silhuetas nas placas de zinco.
Trabalhou em periódicos como: La Vie Parisienne, Le Figaro Illustre, La Caricatura, Lundi du Figaro, Le Rire... Realizou as ilustrações do escândalo político Caso Dreyfus (1894), álbuns de croquis militares e ilustrações de diversos livros.
Trabalhou em periódicos como: La Vie Parisienne, Le Figaro Illustre, La Caricatura, Lundi du Figaro, Le Rire... Realizou as ilustrações do escândalo político Caso Dreyfus (1894), álbuns de croquis militares e ilustrações de diversos livros.
Imagem anti-semita. O agricultores oprimidos antes da Revolução francesa pela nobreza e depois por judeus e maçons,1898. |
Teatro de L'Épopée, litografia, 1885-1900 - Biblioteca Municipal de Lyon |
Dentro do cabaré Chat Noir, com a projecção do teatro de sombras L'épopée (épico), impressão, 1886. Montmartre, Paris - Biblioteca Britânica |
Caran d'Ache foi um dos mais importantes ilustradores franceses do século XIX, sendo considerado dos primeiros na utilização de tiras de ilustrações narrativas em jornais.
Faleceu em Paris no dia 26 de Fevereiro de 1909 com a idade de 50 anos.
O fabricante de materiais de escrita e artes da Suíça, adoptou o nome do ilustrador Caran d'Ache para e empresa.
Exposição Russa, litografia, 1895 - Biblioteca Municipal de Lyon |
Capa de uma edição especial do "Le Rire" viagem do Presidente Loubet à Rússia |
Artigo sobre o artista plástico Caran d'Ache, na revista mensal ilustrada "Serões", nº 29 de Novembro de 1907. Ler artigo completo aqui - Hemeroteca Digital das Bibliotecas Municipais de Lisboa
Cinco modelos para as estações do ano, caneta com aguada - Museu Victoria e Alberto |
Fontes:
http://www.1911encyclopedia.org/Caran_d'Ache
http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/Periodicos/Seroes/SeroesSII-vol5.htm
Amiga, que bela coleção......só conhecia Caran d`Ache da marca de lápis e afins !!!!! Obrigada e um abraço !!!
ResponderEliminarPenso que uma grande maioria das pessoas também só conhece a marca... Agradeço.
Eliminar