Étienne Maurice Falconet (nasceu em Paris no dia 1 de Dezembro de 1716 e faleceu na mesma cidade no dia 4 (24?) de Janeiro de 1791) foi um talentoso escultor do rococó em França, no reinado de Luis XV. Adaptou o estilo
clássico do barroco a um intimo e decorativo rococó francês.
Falconet iniciou desde cedo a realização de figuras em barro. O seu trabalho chamou a atenção do escultor Jean-Baptiste Lemoyne que fez dele seu aprendiz. Uma das suas primeiras esculturas, Milo de Crotone, proporcionou-lhe o ingresso na Academia de Belas Artes de Paris em 1754. Nos Salões de 1755 e 1757, chamou a atenção do público com os seus mármores L'Amour e Nymphe au bain (também chamado de "A Banhista"), actualmente no Louvre. Apadrinhado por Madame de Pompadour, foi nomeado director dos estúdios da
fábrica de porcelana de Sèvres, em 1757. Enquanto director, executou desenhos de modelos para a fábrica, produziu pequenas esculturas de nus femininos e figuras
mitológicas, como Vénus e Cupido. Criou um conjunto de figuras feitas em biscuit branco (Crianças de Falconet), ilustrando as Artes, que pretendiam complementar os serviços de mesa de grande gala. Os estilos destas esculturas ornamentais para a mesa de jantar, espalharam-se pela maioria das manufacturas de porcelana da Europa. Após a Revolução Francesa de 1789, a porcelana biscuit continuou a ser produzida nos anos 1800 e posteriores.
Falconet permaneceu como director da fábrica de Sévres até 1766, quando recebeu o convite de Catherine II da Rússia, por sugestão de seu amigo Denis Diderot, para realizar uma
estátua equestre de Pedro, o Grande. A estátua conhecida por "Cavaleiro de Bronze", tornou-se num símbolo da cidade de São Petersburgo.
Falconet deixou a Rússia depois de 12 anos de trabalho e voltou a Paris. As suas mãos transformavam com igual sucesso, pequenas figuras de ninfas ou crianças e majestosos monumentos. Realizou numerosas obras: Moisés e David para a igreja de São Roque em Paris, Pigmalião, O Inverno, entre outras. Muitas das suas obras religiosas foram destruídas por ocasião da Revolução Francesa. Falconet produziu o capítulo "Reflexões sobre a escultura", a pedido de
Diderot para a Enciclopédia. Publicou "Observações sobre a estátua de Marco Aurélio", que foi interpretado como as descrições para a execução da escultura de Pedro, o Grande. Os textos de Falconet sobre arte foram reunidos em Obras literárias (seis volumes), publicadas pela primeira vez em Lausanne, em 1781-1782.
Em 1783, um acidente vascular cerebral pôs termo à sua carreira como escultor.
|
L’Amitié tendant son cœur à deux mains, porcelana biscuit, 1765. (Falconet retoma o tema da amizade como uma homenagem póstuma a Madame de Pompadour em 1764. Esta alegoria foi um grande sucesso.) - Fábrica de Porcelana de Sèvres |
|
Rapaz com uma foice, gravura, 1757 ( a partir do Primeiro Livro de Figuras da Fábrica de Porcelanas de França) - Museu Metropolitano de Arte |
|
Menina com embarcação, gravura, 1757 ( a partir do Primeiro Livro de Figuras da Fábrica de Porcelanas de França) - Museu Metropolitano de Arte |
|
Cupido, porcelana biscuit, 1761. Manufactura de Sèvres - Museu Metropolitano de Arte |
|
Cupido e Psique, porcelana biscuit, esmalte, 1765. Manufactura de Sèvres - Museu Victoria e Alberto |
|
Vaso com tampa, porcelana pintada e dourada, 1769. Possivelmente o segundo tamanho do vaso "ferré". Manufactura de Sèvres. (Provavelmente desenhado por Étienne Maurice Falconet e pintado por Jean-Louis Morin) - Colecção Wallace |
|
Figuras de Grupo, porcelana pintada com esmaltes, 1830-1835. Figuras de porcelana usadas como enfeites de mesa em jantares de gala. Fabrica Derby. (Cópia de figuras modeladas em Sèvres (1756), por Falconet) - Museu Victoria e Alberto |
|
Cavaleiro de Bronze, monumento a Pedro, o Grande. Bronze e granito, 1782. São Petersburgo, Russia - Instituto de Arte Courtauld |
fontes:
http://www.britannica.com/EBchecked/topic/200696/Etienne-Maurice-Falconet
http://en.wikipedia.org/wiki/%C3%89tienne_Maurice_Falconet
http://fr.wikipedia.org/wiki/%C3%89tienne_Maurice_Falconet
Sem comentários:
Enviar um comentário