sexta-feira, 1 de março de 2013

Biografia do pintor Sandro Botticelli

Auto-retrato (provável). "Adoração dos Magos" (detalhe), tempera sobre madeira (111 x 134 cm),1475. Igreja de Santa Maria Novella - Galerias Uffizi

Dia 1 de Março (aqui).


Sandro Botticelli, nome real, Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi (Florença, 1 de Março de 1445 - Florença , 17 Maio 1510 ), foi um dos génios da pintura italiana do Renascimento. 

Madonna del Roseto, tempera sobre madeira (124 x 65 cm), 1469-70 - Galerias Uffizi
O nome Botticelli deriva do apelido de seu irmão mais velho, Giovanni, conhecido como Il Botticello.
Sandro Botticelli iniciou a sua formação na oficina de Filippo Lippi, um dos mais influentes mestres florentinos. O estilo pictórico de Lippi, formado no início do Renascimento florentino, foi fundamental para a formação artística de Botticelli e a sua influência é evidente até em obras finais do seu aluno. Lippi ensinou a Botticelli as técnicas da pintura de painel, de afresco, e transmitiu-lhe ensinamentos seguros de perspectiva linear. Botticelli aperfeiçoou a representação da figura, através do estudo do estilo escultural dos artistas Antonio del Pollaiolo e Andrea del Verrocchio, os principais pintores florentinos da década de 1460. 
No inicio da sua carreira, Botticelli realizou obras sobre temas religiosos, como a Madonna del Roseto (Virgem do Rosal). As figuras monumentais, mãe e filho, aparecem sentadas, preenchendo todo o espaço, sobre uma estrutura em arco. Ao fundo, pode ver-se um jardim com um roseiral.

A Virgem com o Menino e dois Anjos, tempera sobre painel (100 x 71 cm), 1470 (Nesta pintura, sobressai a elegância dos elementos arquitectónicos e da paisagem em fundo). - Museu Nacional de Capodimonte
Aos 25 anos, abriu o seu próprio atelier e recebeu a encomenda da pintura Fortezza (Coragem), 1470 (tema as 7 virtudes), para a sala do Tribunal dos Comerciantes, em Florença. Nesta pintura, onde a figura é colocada num trono alto sobre uma estrutura em arco, é evidente a influência de Verrocchio (tratamento das vestes) e de Pollaiolo (figura numa atitude pensativa). A vitalidade da menina na armadura, expressa no rosto e na pose, é uma criação original de Botticelli.  Composição, forma e elementos estilísticos, colocam esta pintura próximo de outra, Madonna del Roseto, pintada em 1469.

Fortezza, tempera sobre madeira (167 x 87 cm), 1470. Sala do Tribunal dos Comerciantes - Galerias Uffizi
Embora fosse um pintor admirável, a essência da sua arte está na qualidade insuperável do seu traço. As formas nas pinturas de Botticelli, são definidas com uma linha que é ao mesmo tempo incisiva e fluída. Ele teve a capacidade de sugerir o carácter e até mesmo o humor das figuras, através da pose e expressão facial, como na pintura Fortezza. A série de esboços e desenhos com que ele ilustrou a Divina Comédia de Dante, são o exemplo de como foi capaz de integrar a figura em composições harmoniosas, e desenhar a forma humana, com uma energia convincente. 


São Tomás recebendo o cinturão, caneta, giz preto, aguarela castanho e ocre, sobre papel amarelado - Biblioteca Ambrosiana
Retrato de Smeralda Bandinelli, tempera sobre painel, 1470-1480 - Museu Victoria e Alberto
Retrato de Giuliano de Medici, 1478-1480, têmpera e óleo sobre tela, (60 x 41 cm) - Academia Carrara
Botticelli dedicou boa parte da sua carreira às grandes famílias da Toscana, especialmente os Medici, para os quais pintou diversos retratos. Entre essas obras destacam-se Retrato de Giuliano de Médici (1478-80) e A Adoração dos Magos (1475-76) - obra que granjeou ampla reputação nos círculos florentinos - colocou definitivamente o pintor, sobre a protecção dessa importante família, que protagonizava a história de Florença e da Itália na época. Em 1481, foi chamado a Roma pelo Papa Sisto IV, a fim de trabalhar em conjunto com Ghirlandaio, Luca Signorelli, Cosimo Rosselli e Perugino, na decoração da capela Sistina, onde realizou os afrescos As provações de Moisés, O castigo dos Rebeldes e a Tentação de Cristo. Participou dos círculos da corte de Lorenzo de Medici, recebendo a influência do neoplatonismo cristão.

A Adoração dos Magos, tempera sobre madeira (111 x 134 cm), 1475-76. Igreja de Santa Maria Novella (Nesta pintura estão retratados alguns dos membros da família Medici. A figura do lado direito, é provavelmente Botticelli). - Galerias Uffizi
Fragmentos do desenho para "A Adoração dos Magos", tempera sobre superfície preparada de linho (442 x 371 mm) - Museu Staatliche
As provações de Moisés, afresco (348,5 x 558 cm), 1481-1482. Capela Sistina, Vaticano (Moisés com uma peça de roupa amarela brilhante, destaca-se nas várias cenas).
A Tentação de Cristo, afrewsco (345x 555cm), 1481-1482. Capela Sistina, Vaticano ( Cristo é tentado pelo Diabo, que aparece vestido de eremita, no canto superior esquerdo, ao centro com Cristo sobre um templo e no canto superior direito)

Botticelli pintou cenas mitológicas, como A Primavera (1482) e O Nascimento de Vénus (1485), umas das mais célebres obras do Renascimento. No ano de 1483, destacam-se os quatro quadros da série Nastagio degli Onesti, recriações das histórias do Decameron, de Boccaccio.
Durante os últimos vinte anos do século XV, pintou uma série de quadros de temática religiosa com Virgens, bem adequados para a piedade dos anos, como A Virgem do Magnificat (A Virgem e o Menino com cinco Anjos), A Virgem de Granada, A Coroação da Virgem, Virgem com o Menino e dois Santos e um afresco sobre Santo Agostinho.


Primavera, tempera sobre painel (203 x 314 cm), 1482. (Esta pintura retoma um conto mitológico de Ovídio: Zéfiro, deus do vento, transforma a ninfa Clóris em Flora, deusa das flores, estão ainda representados os deuses Mercúrio, Vénus, Cúpido e as Três Graças A pintura decorava uma sala do palácio de Lorenzo di Pierfrancesco de Médici, na cidade de Florença). - Galerias Uffizi
O Nascimento de Vénus, tempera sobre tela (172,5 x 278,5 cm), 1485. (Outra obra da pintura mitológica, retrata o nascimento de Vénus, que segundo o mito nasceu da espuma dos mares. Vénus dentro da concha é conduzida por Zéfiro, enquanto uma das Horas, deusa das estações a cobre com roupa. A pintura foi encomendada pelos irmãos Lorenzo e Giovanni di Pierfrancesco de Médici, para a Vila Médici, em Castelo) - Galerias Uffizi
Vénus e as Três Graças, oferecem um presente a uma jovem, afresco (2,11 x 2,83 m) 1483 - 1485. (Este afresco encontrava-se em villa Lemmi, uma propriedade perto de Florença que pertenceu à família Tornabuoni, juntamente com o Medici). - Museu do Louvre
Nastagio degli Onesti, tempera sobre painel (83 x 138 cm), c. 1483 (As pinturas foram encomendadas em 1483 por Antonio Pucci para o casamento do seu filho, Giannozzo, com Lucrezia Bini. Destaca-se a participação dos assistentes de Botticelli, Bartolomeo di Giovanni e Jacopo del Sellaio). - Museu Nacional do Prado

Por cerca de 1500, o seu estilo foi tão obviamente contra as novas ideias de Leonardo da Vinci e Miguel Ângelo, que sofreu um declínio na popularidade, e os últimos dez anos de sua vida foram um mistério. Botticelli transpôs a tensão desse período e a devoção religiosa em Pietá (década de 1490), Crucificação Mística e Natividade Mística. Absorvido pela sua arte, nunca casou, vivendo sempre com  a sua família.
A Divina Comédia, Inferno XVIII. Virgilio e Dante no oitavo círculo do inferno (Malebolge), caneta e pincel em castanho, preto e cores sobre pergaminho (32,0 x 47,0 cm), 1481-1488 - Museu Staatliche
Lamentação de Cristo, pintura sobre madeira (140 x 207 cm) ca. 1490 - Pinacoteca de Munique
Madonna do Magnificat, tempera e ouro sobre madeira (diam. 118 cm), 1480-1481 (Em nenhuma outra obra Botticelli usou tanto ouro, que à época era a cor mais cara. Maria é representada a escrever O Magnificat, canto de glória da Virgem) - Galerias Uffizi
Julgamento de Paris ( 197x81 cm), 1483-1485 - Fundação Giorgio Cini, Itália




Fontes:

http://www.britannica.com/EBchecked/topic/75231/Sandro-Botticelli
http://www.wga.hu/frames-e.html?/html/b/botticel/index.html
http://educacao.uol.com.br/biografias/sandro-botticelli.jhtm
http://www.biografiasyvidas.com/



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