Aubrey Vincent Beardsley, conhecido como Aubrey Beardsley (nasceu em 21 de Agosto de 1872, Brighton, Inglaterra - morreu em 16 de Março de 1898, Menton, França), foi um ilustrador inglês, considerado uma das figuras de destaque do Esteticismo.
Embora oriundo de uma família modesta, Beardsley e a sua irmã, tiveram uma educação rigorosa em música e literatura, incentivada pela sua mãe. No entanto, no final de 1888, foi forçado a deixar a escola e a ir trabalhar como caixeiro.
Desde a infância, o artista revelou um especial interesse pelo desenho, tendo publicado um poema e uma série de esboços, num jornal da escola. Em 1889, continuou a publicar os seus desenhos e textos numa revista, prosseguindo o trabalho como caixeiro. Beardsley ambicionava viver apenas da sua arte, por isso, decidiu procurar o artista inglês pré-rafaelita, Edward Burne-Jones. Aconselhado por este, frequentou a Escola de Arte de Westminster, em Londres (1891), durante alguns meses em regime nocturno.
Em 1893, Beardsley ilustrou uma nova edição de A morte de Artur, por Sir Thomas Malory. Depois de realizar as famosas ilustrações (1894) para a peça de Oscar Wilde, Salomé, o artista ganhou notoriedade. Foi editor de arte do jornal O Livro Amarelo (1894-1895) e The Savoy (1896).
Beardsley foi influenciado pelo estilo pré-rafaelita. As suas ilustrações revelam a concepção do espaço das gravuras japonesas, o estilo elegante e curvilíneo característico da Art Nouveau e o desrespeito pelas proporções. A sensualidade evidente das mulheres nos seus desenhos, surpreenderam os críticos e o público em geral. A maioria das suas imagens, foi realizada com tinta, em preto e branco.
Beardsley participou noutros projectos importantes, que incluíram ilustrações para uma edição do poema The
Rape of the Lock (1896), por Alexander Pope, e um livro com os seus desenhos, intitulado Um Livro de cinquenta
desenhos (1897). Beardsley escreveu ainda alguns poemas e prosa, como A História de Vénus e Tannhauser.
A sexualidade de Beardsley originou várias especulações. Embora associado ao grupo homossexual que incluía Oscar Wilde, por diversas vezes foi considerado assexuado, devido à sua devoção ao trabalho e à doença crónica.
Beardsley fruía de uma saúde frágil, antes dos dez anos de idade, contraiu tuberculose, doença que o viria a incapacitar. Os ataques recorrentes da doença, impossibilitavam a sua de saída de casa, e por vezes, a realização da sua obra. Em 1897, depois da sua converção ao catolicismo, viajou para Paris com a sua mãe e irmã, aconselhado pelos médicos.
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Isolda, litografia, 1895 - Universidade do Estado da Califórnia |
Morreu no ano seguinte, em Menton, com 25 anos de idade, vítima da doença que o devastava desde criança.
O
seu estilo moderno e pessoal, fez dele a figura mais importante da arte
inglesa, na última década do século XIX. Os seus temas foram retirados
da literatura clássica, da história, da Bíblia e do mundo social do seu tempo. O
seu trabalho tornou-se amplamente conhecido e admirado no exterior, em
vida e logo após a morte. A obra que realizou foi uma parte influente da corrente Art
Noveau.
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O Livro Amarelo, Fantasias, tinta sobre papel, 1894-1897 - Universidade do Estado da Califórnia | |
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Ali BaBa, capa para The Forty Thieves, impressão, 1897 - Universidade do Estado da Califórnia |
Fontes:
http://www.britannica.com/EBchecked/topic/57391/Aubrey-Beardsley
http://www.biografiasyvidas.com/biografia/b/beardsley.htm
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