terça-feira, 6 de setembro de 2011

Festas dos milionários



Nos primeiros dias de Setembro (4, 5 e 6) de 1968, Pierre Schlumberger o arquimilionário norte-americano, Manuel Vinhas o industrial português, e Antenor Patiño o arquimilionário boliviano, organizaram festas e bailes nos seus palácios e quintas de Colares, do Zambujal e de Alcoitão, consideradas um verdadeiro acontecimento nacional.

Ginna Lollobrigida, Begum Aga Kan III e a francesa Yvette Labrousse - Festa dos milionários, 1968 - Quinta do Vinagre, Colares (Sintra)
Estiveram presentes diversas celebridades: Aga Khan, Begum, Henry Ford, Gina Lollobrigida, Zsa Zsa Gabor, Ira de Furstenberg, Audrey Hepburn, Capucine, Gunther Sachs, Douglas Fairbank, Imperatriz Soraia, Valentino e membros das famílias Rothchild, Niarchos, Rockefeller, Palavicini, etc.

Audrey Hepburn - Festa dos milionários, 1968 - Quinta do Zambujal
 
No dia 5, o Diário de Notícias comentou a festa com mais de mil VIP na Quinta do Vinagre, em Colares, onde o americano Pierre Schlumberger, que tinha fortalecido a fortuna no negócio petrolífero, e a sua mulher, a portuguesa Maria da Conceição, tinham a sua residência de Verão.

No dia 7, Vera Lagoa no Diário Popular, considerou a festa portuguesa do Zambujal (em casa dos Vinhas), como aquela que ninguém esqueceria por ser completamente diferente de todas as outras.

Maria Gabriela de Sabóia - Festa dos milionários, 1968 - Alcoitão (Cascais)
No mesmo dia, o Diário de Notícias  referiu-se a uma noite de fábula, na quinta que o boliviano "rei do estanho" Antenor Patiño tinha em Alcoitão, cuja biblioteca, "parecia a biblioteca (joanina) da Universidade de Coimbra em miniatura".

Fotos / texto: 
Sapo.pt,  
Gageiro, Eduardo (1976), Mulher.  Mem Martins: Publicações Europa América 



Sem comentários:

Enviar um comentário