terça-feira, 17 de julho de 2012

Aniversário do "pai" de Mafalda, o criador de banda desenhada Quino

Escultura de Mafalda em São Telmo, Buenos Aires
Joaquín Salvador Lavado Tejón (Guaymallén, Provincia de Mendoza, Argentina -17 de Julho de 1932), conhecido como Quino (sítio oficial), é um  historiador gráfico e criador de banda desenhada. 

O cartonista Quino, autografando um livro em Paris, 2004
Aos 3 anos de idade, aprendeu com o seu tio Joaquín, o gosto pela arte do desenho. Em 1945 faleceu a sua mãe e em 1948 o seu pai. Foi obrigado a abandonar a Faculdade de Belas Artes e procurar trabalho. A sua intenção é tornar-se um autor de banda desenhada e luta pelo seu sonho. Em 1950 esboça o primeiro desenho animado para publicidade. Cumpre o serviço militar obrigatório em 1954 e a seguir fixa residência em Buenos Aires. Realiza fotos de publicidade e começa a publicar as suas colecções. Faz a sua primeira exposição numa biblioteca de Londres, em 1962.

Dez anos Mafalda, edição de 1974
Em 29 de Setembro de 1964, é publicada em Buenos Aires no semanário Primeiro Plano, a criação  mais famosa de Quino, a banda desenhada Mafalda. A primeira compilação de tiras em livro, realiza-se em 1966, com enorme sucesso junto do público. As histórias apresentam uma menina de seis anos,  que se preocupa com o estado do mundo, a humanidade e a paz mundial. Semelhante à maioria das crianças, Mafalda odeia comer sopa. As publicações foram editadas regularmente entre 1964 e 1973, fruindo de uma elevadíssima popularidade na América Latina e Europa. Para comemorar o sucesso da banda desenhada  Mafalda, foi publicada a edição de Dez anos Mafalda, em 1974.

Mafalda, DVD
Quino é distinguido em 1988, na sua cidade natal, Mendoza, com o título de Cidadão Ilustre Mestre da Sensibilidade, Humor e Nacional de Justiça e Projeção Internacional. No 25 º aniversário de Mafalda em 1989, é publicada Mafalda Inédita. Em 1997, recebe o prémio Placa de Prata,  atribuído pela Associação dos Empregadores de Restaurantes e Cafés, de Madrid. Neste ano, recebe também o prémio da Associação dos Ilustradores de Madrid. No ano de 2001, é nomeado Professor Honorário de Humor, pela Universidade de Alcalá de Henares, por ocasião do Humor Gráfico, exposição latino-americana. Em Dezembro do mesmo ano, Quino foi premiado com o prestigiado Humor Gráfico Quevedos, pelos Ministérios da Educação e da Cultura e dos Negócios Estrangeiros de Espanha.

Praça Mafalda - Buenos Aires
No ano de 2004, abre em Milão a exposição Viajar com Mafalda, comemorando os 40 anos desde a primeira publicação de Mafalda na Argentina. O trabalho de Quino  tem reconhecimento internacional, como um dos maiores cartonistas do mundo. Quino criou vários personagens, mas a personagem mais famosa é Mafalda, uma menina de 6 anos que odeia sopa. Apesar de ter sido interrompida a publicação em 1973, Mafalda possui uma multidão de fãs.

Sem comentários:

Enviar um comentário