sábado, 11 de agosto de 2012

Fotografia e percepção do tempo

Carrossel (série Quantum Blink), impressão cromogénica, 2011. Isabel Martinez
Isabel M. Martínez é formada pela  Universidade Católica do Chile. Realizou um mestrado na Universidade de Guelph, Canadá. 
Percepção é um tema recorrente dentro da prática de Martinez e tornou-se para ela num princípio, de modo explorar as possibilidades e limitações da fotografia. Quando tempo e espaço são dissecados e emendados, cortados e colados, uma nova interpretação de temporalidade emerge que é dual, paralelo, bi-lateral.
A série Quantum Blink , são fotos compostas por dois instantes de exposição. O padrão listrado é o resultado de máscaras colocadas dentro da câmara. Este recurso permite misturar duas imagens.
De acordo com a mecânica quântica, temos 40 momentos conscientes por segundo, e o nosso cérebro conecta essa sequência para criar a ilusão do fluxo do tempo. Isabel Martinez, tenta articular algo entre o congelamento do tempo — que muitas vezes caracteriza a fotografia — e a sua passagem implacável. O tempo é a estrutura que impede que tudo ocorra de uma só vez, dá ordem, é inalterável, imparável, implacável.
Na série Weekend, duas fotografias diferentes são juntas verticalmente numa estrutura única, que cria um desorientador "push e pull" entre o primeiro e segundo plano. Usando máscaras de câmara, os trabalhos de Martinez são inseridos num sincronismo que desperta o olhar; as cenas são reunidas, mas nunca completamente misturadas.
Isabel expôs em galerias e centros de arte, no Chile, Inglaterra, EUA e Canadá. O seu trabalho tem sido destaque em blogs e revistas: Nova Iorque, Milão, Portugal, Amsterdão, Alemanha, Áustria, Reino Unido, entre outros, A sua obra está presente em diversas colecções públicas e privadas. Vive e trabalha em Toronto.
Crosswalk (série Quantum Blink), impressão cromogénica, 2011. Isabel Martinez
The Weekend, impressão cromogénica, 2010. Isabel Martinez

Sem comentários:

Enviar um comentário