terça-feira, 21 de agosto de 2012

Representação portuguesa na 13ª Mostra Internacional de Arquitetura, La Biennale di Venezia


A exposição que irá representar Portugal na 13ª Mostra Internacional de Arquitectura, La Biennale di Venezia, intitula-se Lisbon Ground – um projecto criado e desenvolvido pela comissária designada, a arquitecta Inês Lobo, que responde assim ao tema base lançado pelo comissário da Bienal de Veneza – Common Ground.

Segundo Inês Lobo,  “o conceito desta exposição tem Lisboa como foco principal, sob uma perspectiva da cidade como território comum numa das possíveis traduções do tema base Common Ground, “território de saberes, território comum a um grupo de pensadores onde se incluem pessoas da Arquitectura, do Cinema, da Fotografia, da Literatura…”.

Assim, em Lisbon Ground a Cidade apresenta-se declinada em três temas – Lisbon Downtown, Lisbon River, Lisbon Connections.

Os três temas nascem de discussões e reflexões sobre um conjunto de projectos e obras concretas que partilham um território e tema comuns – Lisboa – os quais tiveram a participação de um grupo de arquitectos de referência como Álvaro Siza Vieira, Bárbara Rangel, Eduardo Souto Moura, Francisco Mateus, Gonçalo Byrne, Joana Vilhena, João Carrilho da Graça, João Favila Menezes, João Gomes da Silva, João Nunes, João Pedro Falcão de Campos, João Simões, José Adrião, Manuel Graça Dias, Manuel Mateus, Manuel Salgado, Paulo Mendes da Rocha, Pedro Domingos, Ricardo Bak Gordon, Ricardo Carvalho, Rui Furtado e Rui Mendes.
 
As obras em análise reflectem vinte e quatro anos de intervenção na cidade, pelo que esse é o tempo sobre o qual se debruçaram estas reflexões (1988-2012), que são a matéria-prima das diferentes peças que constituem a exposição:
 
  • Vídeo de Catarina Mourão, projeção do registo das conversas de três mesas redondas onde se discute a cidade a partir dos temas propostos, bem como dos desenhos produzidos pelos oradores durante esses debates;
  • Mapa de Lisboa sobre “os espaços entre” registo síntese da cidade em 2012;
  • Fotografias de Duarte Belo, que representam e sintetizam a complexidade envolvida do desenho da cidade e, simultaneamente, afirmam Lisboa como uma metrópole plurissignificante no contexto de uma cultura urbana europeia;
  • Testemunho sobre a cidade através de uma seleção de textos de Antonio Tabucchi ditos pelo ator italiano Marco Baliani.

Para a Comissária Inês Lobo “se pensarmos nas cidades como sistemas complexos e hoje disfuncionais, mas que continuam sem dúvida a ser uma das maiores invenções do homem, urge devolvê-las a quem as inventou. Repor esses sistemas em funcionamento obriga a refletir sobre: espaço público, espaço privado, acessibilidade/mobilidade, programas, proximidade conforto. Este exercício implica o reconhecimento/entendimento da cidade, a invenção de um modo de a habitar que seja o deste tempo”.

Precisamente para promover uma perspectiva de futuro, a exposição Lisbon Ground inclui ainda a realização de um concurso público internacional de conceção relativo à elaboração do projeto para o Campo das Cebolas/Doca da Marinha, na Frente Ribeirinha da Baixa Pombalina, através de uma parceria com a Câmara Municipal de Lisboa.

A 13ª Mostra Internacional de Arquitetura, La Biennale di Venezia, realiza-se de 29 de Agosto a 25 de Novembro de 2012. A exposição de representação portuguesa estará situada no edifício da Fondaco Marcello, localizado junto do Grande Canal,  entre a ponte de Rialto e a ponte da Academia, um espaço com entrada directa pelo Grande Canal, para quem pretende chegar de barco, e com outro acesso pela via pedonal.

Sem comentários:

Enviar um comentário