quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Exposições - Janeiro, Fevereiro, Março, 2013

"Da Flandres. Os azulejos encomendados por D. Teodósio I, 5º Duque de Bragança (c.1510-1563)"

Numa parceria entre o Museu Nacional do Azulejo, a Fundação da Casa de Bragança e o Centro de História de Além-Mar/FCSH/UNL, esta exposição temporária reunirá pela primeira vez os azulejos de D. Teodósio I, reconstituindo a disposição original dos seus vários conjuntos e a relação que estes estabeleceriam com o espaço para o qual foram encomendados. (...)

A exposição encontra-se patente ao público no Museu Nacional do Azulejo, até ao dia 28 de Fevereiro.

Museu Nacional do Azulejo
Rua da Madre de Deus, nº 4 
1900-312 Lisboa, Portugal

Telf:. 21 810 0340


" Julião Sarmento: NOITES BRANCAS"

O Museu de Arte Contemporânea de Serralves apresenta a mais completa exposição retrospectiva de Julião Sarmento (Lisboa, 1948) até agora realizada. Nas últimas quatro décadas, a obra de Julião Sarmento tem conseguido uma ampla circulação internacional, fazendo do seu autor um dos mais reconhecidos artistas contemporâneos portugueses. (...)
A obra de Sarmento explora temas como o erotismo e a sexualidade, questionando conceitos como o desejo, a ausência, o tempo e a linguagem, através de diferentes técnicas como a pintura, o desenho, a escultura, a instalação, o cinema, a fotografia e a performance.
Comissariado: João Fernandes e James Lingwood

A exposição encontra-se patente ao público no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, até ao dia 3 de Março.

Museu de Serralves
Rua Dom João de Castro,210
4150-417 Porto, Portugal

Telefone:. 22 615 6500

http://www.serralves.pt/



"AZUL DOS VENTOS - ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO"


Integrada na programação do Ano do Brasil em Portugal, a exposição Azul dos Ventos, de Arthur Bispo do Rosário, é um evento organizado pela Câmara Municipal de Lisboa em colaboração com a Funarte/ Ministério da Cultura Brasileira e o Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea. Esta exposição pode agora ser vista em Lisboa, depois de ter estado patente no Victoria and Albert Museum, em Londres.
No Pavilhão Preto serão apresentados cerca de 80 trabalhos que dão a conhecer a variedade e criatividade da obra de Arthur Bispo do Rosário (1909-1989), um dos artistas mais reconhecidos do Brasil. 

As obras expostas reúnem as principais características do trabalho de Bispo do Rosário, que passou 50 anos internado no hospital psiquiátrico do Rio de Janeiro, a Colónia Juliano Moreira, e lá criou seu ateliê.(...)
A exposição está patente ao público no Pavilhão Preto do Museu da Cidade, até ao dia 3 de Março.

Museu da Cidade
Campo Grande, 245 
1700-091 Lisboa, Portugal
 
Tel.: 21 751 3200 






"A ARQUITECTURA IMAGINÁRIA. Pintura, Escultura, Artes Decorativas"

(...)
Uma extraordinária viagem por um ecléctico universo de centena e meia de obras, do MNAA e de outras colecções, públicas e privadas, do século XIV aos nossos dias. Ilustrando diferentes apropriações dos valores e recursos da arquitectura, a mostra divide-se em sete núcleos: A arquitectura enquanto ideia; Idear a arquitectura; A microarquitectura; A arquitectura enquanto metáfora; A arquitectura enquanto ordem; A arquitectura enquanto autoridade; A arquitectura imaginária.

A exposição encontra-se patente ao público no Museu Nacional de Arte Antiga (galeria de exposições temporárias, piso 0), até ao dia 30 de Março.

Museu Nacional de Arte Antiga
Rua das Janelas Verdes
1249-017 Lisboa, Portugal

Telefone.: 21 391 2800

"Com esta voz me visto - O Fado e a Moda"

 (...)
A exposição resulta de uma co-produção com o Museu do Fado e decorre em simultâneo nos dois museus, criando um novo circuito em Lisboa. . Um dos focos está centrado na actualidade, recriando coordenados usados por de cantoras tão diversas como Ana Moura, Carminho, Raquel Tavares, Mariza, Mafalda Arnauth, Kátia Guerreiro, Mísia; outro, procurará mostrar a evolução histórica evocando alguns vultos históricos, como o de Amália Rodrigues.  A exposição pretende afirmar-se como um espaço de grande força plástica, com iconografia variada, indumentária das várias fadistas e registos audiovisuais.
COMISSARIADO GERAL:
MUDE – Museu do Design e da Moda, Colecção Francisco Capelo e Museu do Fado

A exposição encontra-se patente ao público no Museu do Design e da Moda, e no Museu do Fado, até ao dia 31 de Março.

MUDE - Museu do Design e da Moda
R. Augusta, 24
1100-053 Lisboa, Portugal

Tel:. 21 888 6117 / 23

Museu do Fado
Largo do Chafariz de Dentro, N.º 1
1100-139 Lisboa, Portugal

Tel.: 21 882 3470

Série A Caminhada do Medo X, 2011; pastel e carvão sobre papel; 102 x 152 cm. Colecção Graça Morais
"Os Desastres da Guerra"

Os Desastres da Guerra, pintura e desenho de Graça Morais, inaugura o ciclo de exposições temporárias do ano de 2013, na Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva. 
(...)As duas séries que agora se apresentam, (…), surgem claramente como sobressalto cívico. Graça Morais reage, já não apenas a um presente que perde o seu passado mas a um presente que perde também o seu futuro. As longas e intensas cenas rurais de Graça Morais olhavam um mundo que lentamente se desagregava, eram uma acção de conservação, uma homenagem. Agora, são uma denúncia, um alerta. O tempo, aqui, é imediato e o espaço também – e ambos desabam vertiginosos sobre nós. (...) 
Comissariada por João Pinharanda, a exposição tem o apoio mecenático da Fundação EDP. (...)

A exposição está patente ao público na Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, até ao dia 14 de Abril.

Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva. 
Praça das Amoreiras, 56
1250-020 Lisboa - Portugal

Tel.: 21 388 0044 /53

http://fasvs.pt/


Gitanilla. Montjuic.Barcelona. 1950; Autor: Francesc Català-Roca

"Català – Roca, Obras-primas”

Català determinou, com a sua obra, o mais duradouro legado fotográfico. Com a sobriedade de quem se vê como mero espectador de uma realidade intocável, aplicou a sua particular cirurgia óptica para converter o quotidiano em transcendental e transformar, assim, as suas fotografias em ícones de memória...

A exposição está patente ao público no Centro Português de Fotografia, até ao dia 7 de Abril.

Centro Português de Fotografia
Edifício da Ex-Cadeia e
Tribunal da Relação do Porto
Campo Mártires da Pátria
4050-368 Porto, Portugal

Telef.: 22 004 6300


Tarde de festa, 1925; óleo sobre cartão. Colecção CAM-Fundação Calouste Gulbenkian. Júlio dos Reis Pereira (1902-1983)

“a imagem que de ti compus”- Homenagem a Júlio

Esta mostra centra-se sobretudo nas primeiras etapas do percurso artístico de Júlio dos Reis Pereira (1902-1983), destacando o trabalho surrealista e expressionista do pintor.

Exposição organizada em parceria entre o CAM – Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Cupertino de Miranda, em que ambas as instituições são depositárias de um forte núcleo de obras do artista nas suas colecções.(...)
Curadoria: António Gonçalves e Patrícia Rosas

A exposição está patente ao público no CAM, piso 1, até ao dia 7 de Abril.

Centro de Arte Moderna
Rua Dr. Nicolau de Bettencourt
1050-078 Lisboa, Portugal

Tel.: 21 782 3474

Sem comentários:

Enviar um comentário