domingo, 14 de outubro de 2012

Esculturas com cartão ondulado


James Grashow nasceu em Brooklyn - Nova Iorque, em 1942, e tem vindo a criar obras cujos temas se relacionam com a natureza, desde 1960.  

O seu trabalho é realizado em diversas escalas, desde as grandes instalações ambientais através das quais o espectador se envolve, ao mundo delicado e contido das suas houseplants, onde as casas e os edifícios substituem flores e botões, em bouquets primorosamente construídos.  
James Grashow é um artista conhecido pelo seu trabalho em xilogravura.  As suas impressões aparecem regularmente no New York Times e em praticamente todos os periódicos e publicação americanas. Grashow estudou no Pratt Institute, onde recebeu um BFA. No seu curso, foi premiado com uma Fulbright Travel Grant destinada a pintores e gráficos, para Florença, Itália. Depois de um ano no exterior, ele voltou a Pratt para receber o seu MFA. James Grashow fez a primeira exposição de escultura na Allan Stone Gallery, em 1966. Continuou a realizar mostras do seu trabalho a nível individual e colectivo em Chicago, Boston, Grã-Bretanha, Itália, Filadélfia... até hoje. James Grashow vive e trabalha em Connecticut. O trabalho realizado pelo escultor pode ser visto aqui.

Cardbirds
Cardbird, detalhe
Cardbird, detalhe
As aves e os seus habitats são representados com o mais banal e esquecido dos materiais. Estas esculturas intrincadas são feitas inteiramente de papelão ondulado. Observando a beleza destas peças notáveis e sabendo o material de que são feitas,  consuma-se uma revelação impressionante.

Houseplants- Atlanta Bouquet
Houseplants - Atlanta Bouquet, detalhe
Houseplants - Atlanta Bouquet, detalhe
Houseplants - Atlanta Bouquet, detalhe
Houseplants parecem ser à primeira vista flores delicadas e bonitas, mas são, na verdade, edifícios e casas trabalhados com mestria, que evoluem dos caules com folhas esculpidas. Uma casa pequena substitui uma rosa; íris e lírios conjugam-se com casas vitorianas. A palavra Houseplant constitui uma metáfora perfeita para a frágil relação entre o homem e a natureza
.

Sem comentários:

Enviar um comentário