quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Obras de arte roubadas do museu Kunsthal, em Roterdão

"Tete d'Arlequin" (1971), de Pablo Picasso.
Um dos maiores roubos de obras de arte da história recente, ocorreu no museu Kunsthal, em Roterdão, durante a madrugada, depois das 03:00, de acordo com a polícia holandesa (manhã de 16 de Outubro). O museu está a exibir uma mostra de obras da Fundação Triton, na celebração dos 20 anos desta, incluindo quadros de Picasso, Van Gogh, Marcel Duchamp e Piet Mondrian.
As telas roubadas foram bem escolhidas - "Tete d'Arlequin" (1971), de Pablo Picasso; "Waterloo Bridge", Londres e "Charing Cross Bridge", Londres (1901), de  Claude Monet; "Femme devant une fenetre ouverte", conhecido "La Fiancee", (1898), de Paul Gaugin; "La Liseuse en Blanc et Jaune" (1919), de Henri Matisse; “Self-Portrait” (1890), de Meyer de Haan; “Woman with Eyes Closed” (2002), de Lucian Freud - estão  entre as mais atraentes e valiosas da Fundação Triton.
 
"Femme devant une fenetre ouverte", conhecido "La Fiancee" (1898), de Paul Gaugin.
"Charing Cross Bridge", Londres (1901), de  Claude Monet.
Richard Nicholson, director executivo da seguradora Willis, afirmou: "Estas pinturas serão completamente invendáveis no mercado aberto"...
Willem Cordia  tornou-se num dos  maiores coleccionadores no mundo da arte, reunindo 250 obras de alguns dos nomes mais ilustres da pintura. A  fundação de arte da família Cordia (Fundação Triton), que também inclui obras de Van Gogh, Piet Mondrian e Yves Klein, empresta obras para museus de todo o mundo, mas tinha até agora recusado exposições de grande escala.  
The Independent, ver notícia completa (16 de Outubro de 2012).
"La Liseuse en Blanc et Jaune" (1919), de Henri Matisse.
“Woman with Eyes Closed” (2002), de Lucian Freud.

Sem comentários:

Enviar um comentário