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Capa anunciando a exibição do musical 'A Gaiety Girl', comédia popular inglesa, 1847 - Biblioteca Britânica |
A Era Vitoriana corresponde ao reinado da Rainha Vitória e ao período da Revolução Industrial Inglesa, na Grã-Bretanha, que impulsionou a primeira sociedade de produção do mundo, orientada para o consumidor. A partir da década de 1840, os caminhos-de-ferro revolucionaram a velocidade de comunicação e de transporte de passageiros e, de forma mais gradual, a carga. A força da economia mudou decididamente da agricultura para a indústria e comércio. O mundo do trabalho foi sofrendo alterações, cada vez mais regulado, a semana de trabalho foi reestruturada para fomentar uma eficácia cada vez maior. Uma nova divisão entre "trabalho" e "lazer" surgiu, foi criado o "fim-de-semana".
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Entretenimento real; um cartaz para uma noite de ilusão e
entretenimento (Imagem tirada de uma colecção de folhetos e
diversos impressos relacionados com entretenimento vitoriano e vida quotidiana. Originalmente publicado/produzido em Londres, 1800-1895) - Biblioteca Britânica |
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Cartaz do circo de Edwin Hughes; xilogravura e tipografia sobre papel, 1846 (cartaz projetado especialmente para uma turnê, uma vez que um espaço foi deixado em branco na qual se deseja inserir o nome da cidade visitada. Hughes teve uma temporada em Drury Lane, em 1847, onde a Rainha Victoria assistiu ao espectáculo de circo) - Museu Victoria e Alberto |
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Cinderella. Pantomima no Palácio Cristal; cartaz (Imagem tirada de uma colecção de folhetos e diversos impressos relacionados com entretenimento vitoriano e vida quotidiana. Originalmente publicado/produzido em Londres, 1874) - Biblioteca Britânica |
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"Entretenimento popular"; sábados dias 5, 12 e 19 de Abril de 1873. Henry & Walter Wardroper, mímica refinada e realista. Canções originais, mudanças de voz traje e forma. Prefeitura Municipal de Shoreditch; cartaz (Imagem tirada de uma colecção de folhetos e diversos impressos relacionados com entretenimento vitoriano e vida quotidiana. Originalmente publicado/produzido em Londres) - Biblioteca Britânica |
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Pollee-Wollee-Hama;
cartaz para espectáculo de variedade em 1875 (Imagem tirada de uma
colecção de folhetos e diversos impressos relacionados com
entretenimento vitoriano e vida quotidiana. Originalmente publicado/produzido em londres) - Biblioteca Britânica
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O desejo de ocupar os momentos de descanso, deu origem a outra ideia da era moderna: o conceito de lazer, incrementou uma estreita união com a abertura de uma infra-estrutura pública, composta por museus, teatros, locais de exposição, parque e jardins. Assistiu-se ao desenvolvimento de desportos como o críquete e o futebol, e à ascensão do music hall como entretenimento para as novas classes trabalhadoras.
O cartaz publicitário é um bom exemplo da particularidade da comunicação visual a um determinado contexto social e cultural.
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Anões no Piccadilly Hall, Piccadilly, c.1880 (Imagem tirada de uma coleção de folhetos, volantes e diversos impressos
relacionados com entretenimento vitoriano e vida quotidiana. Originalmente publicado/produzido em Londres) - Biblioteca
Britânica |
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Espectáculo com elefantes no Anfiteatro Nacional, Lambeth, 1881 (Imagem tirada de uma colecção de folhetos e diversos impressos relacionados com entretenimento vitoriano e vida quotidiana. Originalmente publicado/produzido em Londres) - Biblioteca Britânica |
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Cartaz para o espectáculo 'Palácio da pérola' no Teatro do Império (Imagem tirada de uma colecção de folhetos e diversos impressos relacionados com entretenimento vitoriano e vida quotidiana. Originalmente publicado/produzido em Londres, em 1882) - Biblioteca Britânia |
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Espectáculo de pantomíma e ventriloquia por Walter Cole e seus assistentes (entretenimento de Natal). Cartaz por Henry Evanion (Imagem
tirada de uma colecção de folhetos e diversos impressos relacionados
com entretenimento vitoriano e vida quotidiana. Originalmente
publicado/produzido em Londres, em 1885?) - Biblioteca Britânia |
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Ali, o autómato eléctrico maravilhoso; Middlesex Music Hall, a sensação de 1886. As ilustrações mostram Ali, lendo o Alcorão, escrevendo, tocando instrumentos e realizando exercícios de espada; De Lacy, o inventor, trabalha a figura e fá-la em pedaços. Imagem tirada de uma colecção de folhetos e diversos impressos relacionados com entretenimento vitoriano e vida quotidiana. Originalmente publicado/produzido em Londres) - Biblioteca Britânica
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O
cartaz, bem como o seu sucessor, o outdoor, teve uma aplicação
principalmente urbana como peça de divulgação. Entre as mercadorias cujo
consumo mais se expandiu no século XIX, estão os impressos de todas as
espécies, pois a difusão da alfabetização causou nos centros urbanos um
verdadeiro boom do público leitor.
O
uso do cartaz só faz sentido quando há o que divulgar, o que tanto
explica a existência de reclames e avisos afixados a muros desde muito
antes da popularização do cartaz.
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Um cartaz para um espectáculo de Witchery "O Milagre de Lhasa",
concebida por John Nevil Maskelyne e escrito por seu filho. Este
primeiro foi produzido no Hall Egipcío com David Devant, em Agosto de
1894 (Imagem tirada de uma colecção de folhetos e diversos
impressos relacionados com entretenimento vitoriano e vida quotidiana.
Originalmente publicado/produzido em Londres) - Biblioteca Britânica |
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Os gatos inteligentes. Pavilhão de Londres, Piccadilly, 1888 (Imagem
tirada de uma colecção de folhetos e diversos impressos
relacionados com entretenimento vitoriano e vida quotidiana.
Originalmente publicado/produzido em Londres) - Biblioteca Britânica |
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Cartaz para uma exposição de humorístas, Instituto Real de Pintores e Aguarelistas, Piccadilly (Imagem
tirada de uma colecção de folhetos e diversos impressos
relacionados com entretenimento vitoriano e vida quotidiana.
Originalmente publicado/produzido em Londres, c. 1890) - Biblioteca Britânica |
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Cartaz "This Pseudonym And Autonym Libraries", Cartaz de publicidade para livros publicados por T. Fisher Unwin; Cartaz desenhado por Aubrey Vincent Beardsley, 1894, Londres; Mostra uma mulher olhando para uma livraria - Museu Victoria e Alberto | |
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Hearth & Home; Cartaz anunciando um periódico para mulheres; Litografia desenhada por Arton, c.1895, Londres - Museu Victoria e Alberto |
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Fontes:
BBC História Victoriana: http://www.bbc.co.uk/history/british/victorians/
Biblioteca Britânica: https://imagesonline.bl.uk/?service=page&action=show_page&name=spotlight2-page&language=en
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