segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Aniversário de Auguste Rodin, com homenagem no Google

Auguste Rodin, 1891. Foto de Félix Nadar (1820-1910)

Auguste Rodin é hoje homenageado pelo Google com um logótipo especial, no dia em que assinala o 172º aniversário do escultor francês.



François-Auguste-René Rodin ou simplesmente Auguste Rodin (Paris, 12 de Novembro de 1840 — Meudon, 17 de Novembro de 1917) foi um escultor francês.
As primeiras esculturas de Rodin foram feitas na cozinha da mãe, com a massa que ela usava para fazer o pão. Aos 15 anos já manifestava grande talento. Foi aluno de Jean-Baptiste Carpeaux na Escola de Artes Decorativas e de Antoine-Louis Barye no Museu de História Natural, dois escultores a quem admirava e que acabaram  por o influenciar. Depois de completar os seus estudos na escola de arte conhecida como a "Petite Ecole", Rodin trabalhou para vários mestres, o mais importante dos quais foi Albert-Ernest Carrier-Belleuse. Na peça de cerâmica Pedestal de Titans, Rodin modelou as figuras masculinas que adornam o pedestal projectado pelo seu mestre Albert-Ernest – este suporte para um vaso decorativo foi convertido numa edição limitada. Devido às suas origens modestas, ganhou a vida como ornamentista, modelador e cinzelador, combinando o trabalho profissional com a sua dedicação à escultura.

Retrato de Victor Hugo, vista de três quartos, ponta-seca, gravura, 1884 - Museu Rodin, Paris
Busto de Victor Hugo, conhecido como o busto do ilustre mestre, bronze, 1883 - Museu Rodin, Paris

Pedestal de Titãs, cerâmica vidrada, 1878/1882 - Museu Rodin, Paris

A exemplo do que aconteceu diversas vezes com grandes artistas, a primeira obra de Rodin, O Homem de Nariz Quebrado (1864), não foi aceite no Salão de Paris. As esculturas de Rodin iriam continuar a causar, por algum tempo, a rejeição da opinião pública, como ocorreu com a obra Estátua de Balzac, um monumento excessivamente inovador que causou alguma indignação quando foi inaugurado em 1898. No ano de 1875, Rodin conheceu Meunier e realizou uma viagem a Itália, de importância fundamental para a sua futura estatuária. Interessou-se principalmente pela obra de Miguel Ângelo, mais precisamente pela escultura. No regresso, o escultor visitou e estudou as catedrais góticas. Em resultado do seu contacto com o mestre do Renascimento criou a Idade do Bronze, que apresentou no Salão de Paris (1877), onde causou um escândalo pelo intenso realismo. Finalmente em 1881, quando expôs São João Baptista, o seu talento foi reconhecido pelo público e pela crítica.


A Idade de Bronze, bronze, 1877 - Museu Rodin, Paris

São João Baptista, bronze, 1880 - Museu Rodin, Paris
Estátua de Balzac, bronze, 1898 - Museu Rodin, Paris
Crepúsculo dourado sobre as dunas na floresta de Soignes, óleo sobre papel, montado em cartão, 1871/1877 - Museu Rodin, Paris

Os Portões do Inferno, considerada uma das suas melhores esculturas, ocupou um lugar incomparável na obra de Rodin. Neste projecto - encomendado pelo estado francês - Rodin trabalhou vários anos, criando mais de 200 figuras e grupos, inspirados na Divina Comédia. Destinada ao futuro Museu de Artes Decorativas de Paris, que nunca chegou a acontecer, a obra ficou incompleta. Durante o resto da sua vida profissional, esta obra influenciou muitas das suas criações posteriores. A célebre escultura O Pensador, é um fragmento desse conjunto. Aceitou a tarefa de levantar o monumento Os Burgueses de Calais, uma obra de conteúdo dramático, enquanto trabalhava em Os Portões do Inferno.

Os Portões do Inferno, bronze,1880/1890 - Museu Rodin, Filadélfia
In the S... lápis, caneta e tinta, aguada tinta e guache sobre papel montagem em papel pautado de um livro, 1880. Esta obra é um dos desenhos de aguada de guache ou tinta que Rodin realizou enquanto leu a Divina Comédia de Dante, em 1880/83 - Museu Rodin, Paris

O Pensador, bronze, 1902/1904 - Museu Rodin, Filadélfia
Para O Beijo (1886), outra escultura famosa de Rodin, teve como modelo a escultora Camille Claudel, sua apaixonada e colaboradora. Depois de participar na Exposição Universal de Paris, em 1900, Rodin desfrutou de um crescente reconhecimento do público. Posteriormente, continuou a criar diferentes obras com destaque para os retratos e monumentos públicos como Victor Hugo e Balzac.
Rodin percorreu na escultura, um caminho semelhante aos impressionistas. As superfícies eram quebradas para dar novos efeitos de luz e sombra. Deixando partes inacabadas, imprimia na escultura a ideia de que a estátua brotava da pedra. Em conjunto com os métodos de expressão inovadores, continuou a utilizar um estilo de representação da figura que evocava as imagens heróicas tradicionais. As suas obras alcançaram grande relevo nos mercados de arte europeu e americano. Hoje em dia a obra de Rodin pode ser admirada nos museus mais importantes do mundo. Tem um museu em Paris dedicado à sua obra e vida o Musée Rodin, e  em Filadélfia  o Rodin Museum. Encontra-se sepultado no Museu Rodin, Meudon, Paris em França.

Menina com flores na cabeça, terracota, 1870 - Museu Rodin, Paris
O Beijo, mármore, 1882 - Museu Rodin, Paris


Busto de Madame Vicunha, mármore, 1888 - Museu d'Orsay
Eterno Ídolo, gesso, 1890/1893 - Museu Rodin, Paris 
A Mão de Deus, mármore, 1907 - Museu Metropolitano de Arte
Nu com Drapeados, aguarela e grafite sobre papel de teceu marfim, n. d. - Instituto de Arte de Chicago
Hanako, grafite, caneta e tinta castanha, guache e traços de giz vermelho, c. 1908 - Museu Metropolitano de Arte
Busto de Hanako, gesso, 1907/1911 - Museu Rodin, Paris
Rodin - Eva, 1907. Autochrome de Edward Steichen - Museu Metropolitano de Arte


Fontes:
http://educacao.uol.com.br/biografias/klick/0,5387,1927-biografia-9,00.jhtm
http://www.biografiasyvidas.com/biografia/r/rodin.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Auguste_Rodin
http://www.musee-rodin.fr/

Sem comentários:

Enviar um comentário