sábado, 1 de junho de 2013

Auto-retratos de Pablo Picasso em exposição

Auto-retrato, lápis e cera colorida sobre papel (65,7  x  50,5 cm), 30 de Junho de 1972. Colecção particular, Tóquio - Museu Picasso, Barcelona
“Yo Picasso” é o título da primeira grande exposição individual sobre o auto-retrato, de Picasso. A mostra apresenta as diferentes fases e conceitos centrada especialmente no tradicional auto-retrato, sem esquecer outras abordagens mais ligeiras do género. 

Retrato do artista (Auto-retrato), carvão sobre papel (45,1 x 51,1 cm). Barcelona, 1899. Colecção particular - Museu Picasso, Barcelona
Nas primeiras obras realizadas por Picasso durante a juventude, é evidente a influência académica na representação. Depois experimentou varios tipos de perspectivas, posicionamentos e figurações, dando relevo à sua condição de artista.
A obra “Auto-retrato”, de 1907, óleo sobre tela, enquadrada no precubismo - pertença da Galeria Narodni, Praga –  é testemunho da nova linguagem pictórica e do abandono do tradicional auto-retrato. 

Auto-retrato, óleo sobre lona (56 x 46 cm), 1907. Galeria Národni, Praga - Museu Picasso, Barcelona
Em períodos subsequentes, ocorrerão também séries de exuberância especial, como no final dos anos 60 ou em 1972, com o “Auto-retrato” feito a lápis e ceras, pertença de uma colecção particular em Tóquio.
O tema auto-retrato é transversal a toda a obra do artista: em alguns representou factos biográficos; noutros pensamentos, preocupações ou diversões e em grande parte o seu rosto foi motivo para experimentações formais diversas. 

Pintor trabalhando, óleo e Ripolin sobre lona (100 x 81 cm). Mougins, 31 de Março de 1965. Foto Gasull - Museu Picasso, Barcelona
Picasso exprimiu-se numa grande variedade de técnicas - pintura, desenho, gravura, cerâmica – revelando-se aos outros através dos seus olhos. 
O período de tempo desta exposição abarca cerca de 78 anos, desde a infância do artista (1894), até pouco antes de sua morte (1972).

Curadoria de Eduard Vallès e Isabel Cendoya.
Auto-retrato, óleo sobre tela (32,9 x 24 cm). Barcelona, 1896. Foto Gasull - Museu Picasso, Barcelona
A exposição está patente ao público de 31 de Maio de 2013 a 31 de Setembro de 2013, no Museu Picasso em Barcelona (aqui).

Fontes:
 

2 comentários:

  1. E eis-me aqui seguindo novamente este belíssimo blogue. ;))
    Obrigado por tudo.
    Bom fim de semana. ;))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que agradeço o seu tempo e disponibilidade.
      Bom feriado! Este ainda não foi eliminado...!! :)

      Eliminar