Século XIX
Durante o séc XIX fazia-se de tudo para que as mulheres parecessem mais pequenas em consideração à Rainha Victória do Reino Unido (1819-1901). Os sapatos eram rasos ou com saltos muito pequenos. No final do século, os sapatos passam a ter saltos mais altos e a ponta arredondada, em seda e couro, atados à frente ou abotoados.
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Sapatos em cetim, linho e pele. Ano de 1850. França - MMA |
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Par de sapatos de senhora, em cetim liso, com duas fitas para apertar. Sola esquadrada à frente. Século XIX. Museu Nacional dos Coches - A etiqueta no interior diz: "SchencK Shoe Maker Furnisher to her Magesty the Princess Imperial Marie Louise Arquidutchess of Áustria. Dutchess of Parma, Plaisenca and Guastalla. Varrented by S. A. R. M.elle d’Orléans, 29 Conduit Street, Bond Street London an in Paris 32, Street Rivoli".
Apresentado na exposição "O Trajo Civil em Portugal", inaugurada em Janeiro de 1974, no Museu Nacional de Arte Antiga em Lisboa. (Fotografia Horácio Novais) |
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Par de sapatos de senhora, em cetim branco, sem salto e frente arredondada. Bordados a fio metálico. Século XIX. Museu Nacional dos Coches.
Apresentado na exposição "O Trajo Civil em Portugal", inaugurada em Janeiro de 1974, no Museu Nacional de Arte Antiga em Lisboa. (Fotografia Horácio Novais)
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Sapato Slipper em cetim, pele e pérolas, com laço na frente. Ano de 1850. França - MMA |
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Sapato em pele, bordado, debruado com fita de seda e laço na frente. Século XIX. Itália - MMA |
Com o aparecimento das máquinas de costura americanas no século XIX - a de Walter Hunt, de Elias Howe e finalmente a de Isaac Merrit Singer - todo o processo de produção se acelerou, permitindo a confecção de um calçado melhor e mais em conta.
Saber mais:
Museu Nacional dos Coches, Fundo Antigo (1977). Águeda: Grafilarte/Artes gráficas
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