quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O calçado ao longo da História - II

Século XIX
 

Sapatos em seda bordada, com fitas para apertar. Ano de 1875 - MMA, The Metropolitan Museum of Art
 Durante o séc XIX fazia-se de tudo para que as mulheres parecessem mais pequenas em consideração à Rainha Victória do Reino Unido (1819-1901). Os sapatos eram rasos ou com saltos muito pequenos. No final do século, os sapatos passam a ter saltos mais altos e a ponta arredondada, em  seda e  couro, atados à frente ou abotoados.
Sapatos em cetim, linho e pele. Ano de 1850. França - MMA

Par de sapatos de senhora, em cetim liso, com duas fitas para apertar. Sola esquadrada à frente. Século XIX. Museu Nacional dos Coches - A etiqueta no interior diz: "SchencK Shoe Maker Furnisher to her Magesty the Princess Imperial Marie Louise Arquidutchess of Áustria. Dutchess of  Parma, Plaisenca and Guastalla. Varrented by S. A. R. M.elle d’Orléans, 29 Conduit Street, Bond Street London an in Paris 32, Street Rivoli".  
Apresentado na exposição "O Trajo Civil em Portugal", inaugurada em Janeiro de 1974, no Museu Nacional de Arte Antiga em Lisboa. (Fotografia Horácio Novais)
Par de sapatos de senhora, em cetim branco, sem salto e frente arredondada. Bordados a fio metálico. Século XIX. Museu Nacional dos Coches.
Apresentado na exposição "O Trajo Civil em Portugal", inaugurada em Janeiro de 1974, no Museu Nacional de Arte Antiga em Lisboa. (Fotografia Horácio Novais)

Sapato Slipper em cetim, pele e pérolas, com laço na frente. Ano de 1850. França - MMA
Sapato em pele, bordado, debruado com fita de seda e laço na frente. Século XIX. Itália - MMA
Sapatos em cetim bordado. Ano de 1870. França - MMA
Bota em cetim ricamente bordado. Século XIX. Arménia - MMA
Sapatos em pele. Ano de 1890. América - MMA
Sapatos Slippers em pele, Rosenbloom's. Ano de 1892 - MMA
Bota de ciclismo. Ano de 1895 - MMA
Sapato em cetim bordado, linho e pele. Final do séc. XIX, início do séc. XX. China - MMA
Com o aparecimento das máquinas de costura americanas no século XIX - a de Walter Hunt, de Elias Howe e finalmente a de Isaac Merrit Singer - todo o processo de produção se acelerou, permitindo a confecção de um calçado melhor e mais em conta.

Sem comentários:

Enviar um comentário