sábado, 10 de março de 2012

A mulher no espaço e no tempo - pintura 1900/1919

Auto-retrato de Aurélia de Sousa, pintura, óleo sobre tela, 1900, Aurélia de Sousa - Museu Nacional de Soares dos Reis
No início do século XX, as mulheres lutam pela conquista do poder político, particularmente o direito ao voto. Na América (1903), mulheres  e profissionais liberais tomam a iniciativa e formam a Liga de Sindicato das Mulheres de Nova Iorque, uma organização de mulheres da classe média e da classe trabalhadora, dedicada à organização das trabalhadoras assalariadas e ao sufrágio da mulher. Em 1909, a Liga coordena uma greve geral  (20.000 mulheres) de trabalhadoras do vestuário, no distrito de Nova Iorque. Na realização das greves, as mulheres da classe trabalhadora unem-se com o movimento do sufrágio. (Saiba mais)

Emilie Floge (detalhe), pintura, 1902, Gustav Klimt - Museu de História de Arte, Viena
Mulher passeando num jardim exótico, pintura, óleo sobre tela, 1905, Henri Rousseau - Fundação Barnes, Pensilvânia
Madras Rouge, pintura, óleo sobre tela, 1907, Henri Matisse - Fundação Barnes
No ano de 1910, realiza-se o Congresso Internacional Socialista, em Copenhaga, onde é aprovada  a proposta da socialista alemã Clara Zetkin, de instituição de um dia internacional da Mulher. Em Nova Iorque, Berlim e Viena, no ano de 1911, os trabalhadores manifestam-se, como protesto pela falta de condições de trabalho, insalubres e perigosas. Em Portugal - 28 de Maio de 1911 - nas eleições para a Assembleia Constituinte, Carolina Beatriz Ângelo foi a primeira mulher a exercer o direito de voto. A primeira lei eleitoral da República Portuguesa, admitia o direito de votar aos "cidadãos portugueses com mais de 21 anos, que soubessem ler e escrever e fossem chefes de família". Carolina Ângelo viu nesta redacção o início de uma batalha pelo direito ao voto. Apelou ao tribunal e foi incluída no recenseamento eleitoral.
Na América, em 1912, o Partido Progressista de (Bull Moose/Republicano) de Theodore Roosevelt, torna-se o primeiro partido político nacional a aceitar uma plataforma para o sufrágio feminino. Mulheres sufragistas, membros do Partido da Mulher, no decorrer do ano de 1913, organizam desfiles, fazem greves de fome, formam piquetes em frente à Casa Branca, envolvem-se em outras formas de desrespeito civil, para divulgar a causa do sufrágio. Foi notável o desfile de apoio ao sufrágio (3 de Março) no dia antes da posse do presidente Wilson. Muitos dos espectadores da parada não apoiam o sufrágio e insultam as mulheres. A divulgação deste incidente conduz a uma investigação e propícia novo impulso para a campanha de sufrágio.



Maria Cristina Bordalo Pinheiro, pintura, óleo sobre tela, 1912, Columbano Bordalo Pinheiro - Museu do Chiado
Mulher em Moscovo, pintura, óleo sobre tela, 1912, Wassily Kandinsky - Alemanha
Menina dos Cravos, pintura, óleo sobre madeira, 1913, Amadeo de Souza-Cardoso - Museu do Caramulo

Em França e na Alemanha, no dia 8 de Março de 1914, foi realizada uma caminhada de luta contra a guerra e pela libertação de Rosa Luxemburg. Em 1915, Alexandra Kollontai organiza uma manifestação em Berna, contra a guerra, enquanto Clara Zetkin efectua uma conferência sobre a mulher. 
Jeannette Rankin de Montana, torna-se a primeira mulher americana eleita para representar o seu estado na Câmara dos Deputados dos EUA, no ano de 1916. No ano seguinte (1917) no Estado de Nova Iorque, as mulheres ganham o voto. Em Petrogrado, no dia 8 de Março, as mulheres desencadeiam protestos - devido à escassez de alimentos - contra a participação da Rússia na primeira Guerra Mundial. As operárias da industria têxtil fazem greve contra a fome, a cidade amotina-se. É o início da Revolução de Fevereiro. 
Pela terceira vez a Casa Branca vota para emancipar as mulheres. Decorre o ano de 1919, a Emenda XIX - garante às mulheres em todo o país o direito de voto - passa na Câmara e no Senado, as sufragistas iniciam a campanha de ratificação. (Saiba mais)

Mulher Portuguesa, óleo sobre tela, 1916, Robert Delaunay - CMA
Mulher com colar, Lolotte, pintura, óleo sobre tela, 1916, Amadeo Modigliani - Instituto de Arte de Chicago
Retrato de Josette Gris, pintura, óleo sobre painel, 1916, Juan Gris - Museu do Prado, Madrid
Mulher com Leque, pintura, óleo sobre tela, 1917/19, Gustav Klimt - Leopold Museu, Viena


Saiba mais: 

 


Fonte:
http://www.loc.gov/index.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sufr%C3%A1gio_feminino

Sem comentários:

Enviar um comentário