sexta-feira, 20 de abril de 2012

Biografia do pintor e escultor Joan Miró

Joan Miró


Dia 20 de Abril (aqui)


Joan Miró i Ferra  (Barcelona, 20 de Abril de 1893 - Palma de Maiorca, 25 de Dezembro de 1983) foi um pintor, escultor e ceramista, espanhol catalão.

Homem com Bigode, lápis sobre papel, 1917 - MOMA
Natureza Morta - Luva e Jornal, óleo sobre tela, 1921 - MOMA

Joan Miró era filho de um ourives e relojoeiro. Em 1900, iniciou as aulas de desenho na Escola Carrer del  Regomir, uma mansão medieval. Miró realizou os primeiros desenhos por volta de 1901, com a idade de 8 anos. Matriculou-se na Academia de Belas Artes de La Lonja, em 1907 -  permaneceu até ao ano de 1910 - onde foram seus professores Modest Urgell e Josep Pasco.
Depois de vencer um ataque grave de febre tifóide, em 1911, Miró decidiu dedicar a sua vida à pintura e começou a frequentar a Escola de Arte Francesc Gali, até ao ano de 1915. Frequentou também o Círculo Artístico de São Lucas, onde frequentou sessões de modelo. Aí reencontrou Prats John, com quem fez amizade.

O Caçador (paisagem catalã), óleo sobre tela, 1923-24 - MOMA
Nu, Cadavre Exquis, composição, lápis de cor, lápis, tinta sobre papel, 1927, Joan Miró (1893-1983), Yves Tanguy (1900-1955),  Max Morise ( 1900-1973) e Man Ray ( 1890-1976) - MOMA
Interior Holandês I, óleo sobre tela, 1928 - MOMA
A sua primeira exposição individual (1918) foi realizada nas Galerias Dalmau, em Barcelona. Viajou para Paris em 1920, onde visitou Picasso e realizou uma exposição individual na Galeria La Licome, organizada por Josep Dalmau. A influência de diferentes tendências, como as cores puras e brilhantes usadas no Fauvismo, formas tiradas do Cubismo e influências folclóricas de arte catalã, marcam a sua obra. 
A sua obra adquire uma mudança a partir de 1923, quando pinta Paisagem Catalã (O Caçador) e Pastoral, duas das primeiras obras de Miró classificadas como surrealista, onde emprega a linguagem simbólica que iria conquistar a arte da próxima década. Com os Interiores Holandeses - influência de uma viagem à HolandaMiró recupera uma forma mais representativa da pintura. Executa as primeiras colagens entre 1928-1933 e neste período inicia a série Retratos Imaginários, que abriram caminho para a confirmação do seu vocabulário plástico. Experimentou muitas outras formas artísticas, tais como gravura, litografia, aguarelas, pastel e pintura sobre cobre.

Retrato de Mills em 1750, óleo sobre tela, 1929 - MOMA

 O Banhista, óleo, lápis sobre madeira, 1932 - MOMA
Colagem, papelão, feltro, guache e lápis sobre lixa, 1934 - MOMA
Miró casa com Pilar Juncosa em Palma de Maiorca, em 1929. A sua filha Maria Dolores nasce em Barcelona, em 1930. Neste ano, executa os primeiros trabalhos tridimensionais. Expõe pela primeira vez a título individual nos Estados Unidos, na Galeria dos Namorados .
Com o eclodir da Guerra Civil de Espanha, Miró decide ficar em Paris. A sua mulher e a filha juntam-se a ele, vivem em França até 1939. Aluga uma casa em Varengeville-sur-Mer, na Normandia, onde permanece até 1940. Com a invasão alemã da Normandia, Miró decide voltar para Espanha com a sua família. Neste período, inicia uma série de 23 guaches, mais tarde conhecido por a série Constelação.
Em 1947 faz a primeira viagem à América, onde realiza  uma pintura mural para o Plaza Hotel Terrace em Cincinnati. Durante a sua permanência na América, frequenta o Atelier Hayter, onde explora as técnicas de gravura. Participa na Exposição Internacional do Surrealismo na Galerie Maeght, em Paris, organizada por André Breton e Marcel Duchamp.

Retrato de Miró, gravura, ponta-seca, 1938 - MOMA
A bela ave revelando o desconhecido para um par de amantes (da série constelação), guache, óleo, carvão, sobre papel, 1941 - MOMA

Pintura mural, óleo sobre tela, 1950-51. Universidade de Havard - MOMA

No início dos anos 50, trabalha no mural da sala de jantar da Universidade de Harvard,  encomendado pelo arquitecto Walter Gropius (1950), que termina no ano seguinte. No final da década dos anos 50 (1958), são inaugurados os dois murais de cerâmica  para o edifício da UNESCO em Paris (The Wall of the Moon e Wall of the Sun - Mural da Lua e Mural do Sol, 1957-59). O projecto recebe o Prémio Guggenheim.  
As suas primeiras esculturas monumentais em bronze, Pássaro Sol e Pássaro Lua, são realizadas em 1966. Neste ano realiza a Exposição Retrospectiva no Museu Nacional de Arte de Tóquio no  Japão, pela primeira vez. Conhece o poeta Shuzo Takiguchi, autor da primeira monografia sobre Miró. No ano seguinte, consuma-se a instalação de um mural em cerâmica, feito em colaboração com Josep Llorens Artigas, no Museu Guggenheim em Nova York. É distinguido com o Grande Prémio Internacional de Carnegie para a pintura. Durante os anos 60, aplicou-se em obras monumentais para espaços públicos. 

Cachorro Latindo à Lua, composição litográfica, 1951 - MOMA

Mural da Lua, cerâmica, 1958 - Unesco
Galeria Maeght, litografia, 1965 - MOMA
Joan Miró foi um dos primeiros artistas a desenvolver o “desenho automático” que caracterizou o surrealismo como um movimento de arte. Apesar disso, tomou a opção de não se tornar um membro efectivo dos surrealistas, a fim de poder experimentar outros estilos artísticos, sem constranger a sua posição dentro do grupo. Avançou com os seus próprios interesses no mundo da arte, que vão desde o “desenho automático” e surrealismo, para o expressionismo e abstracção lírica.  
Em 10 de Junho 1975, a Fundação Joan Miró, em Barcelona, foi oficialmente inaugurada. Quatro anos antes de sua morte (1979), foi nomeado Doutor Honoris Causa pela Universidade de Barcelona. O rei Juan Carlos atribuiu-lhe a Medalha de Ouro de Belas Artes de Espanha em 1980. 
No dia 25 de Dezembro de 1983, Joan Miró morreu em Palma de Maiorca. Está enterrado no Montjuic, em Barcelona.


Pássaro Lunar, escultura, 1966 - Museu Rainha Sofia, Madrid
A Carícia de um Pássaro, escultura em bronze, 1967 - Fundação Joan Miró
Mural, 1980 -  Palácio dos Congressos e exposições

Sem comentários:

Enviar um comentário