sexta-feira, 11 de maio de 2012

Biografia do pintor Salvador Dali

Salvador Dalí, fotografado por George Platt Lynes em 1939 - The Metropolitan Museum of Art


Dia 11 de Maio (aqui)


Salvador Dalí, pintor surrealista catalão (11 de Maio de 1904 - 20 de Janeiro de 1989). 

Auto-retrato com "L'´Humanité", técnica mista sobre cartão, 1923 - Teatro-Museu Dali

Salvador Dalí - Salvador Domingo Felipe Jacinto Dali i Domènech (Figueres, na Catalunha, a 11 de Maio de 1904 – Figueres, 20 de Janeiro de 1989) foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista. Filho de um prestigiado notário daquela cidade, frequentou a Academia de Belas-Artes de Madrid de 1921 a 1926. Foi aqui, durante a sua estadia na residência de estudantes, que Dalí conheceu e se tornou amigo do poeta Federico García Lorca e do cineasta Luis Buñuel, com os quais viria, mais tarde, a desenvolver alguns projectos. A sua primeira exposição pública foi no Teatro Municipal de Figueres, em 1919. Os quadros de Dalí chamam a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, como nos sonhos, com excelente qualidade plástica. Em 1921 a sua mãe morreu e, passado um ano, o pai casou-se com Tieta, irmã da sua mãe. Depois de estudar em Madrid, viajou para Paris onde se instalou e se tornou membro oficial do grupo surrealista. Dalí foi influenciado pelos mestres da Renascença e foi um artista com grande talento e imaginação. Era conhecido por fazer coisas extravagantes para chamar a atenção, o que por vezes incomodava os seus críticos.

Rapariga à Janela, óleo sobre cartão, 1925 - Museu Rainha Sofia
As Acomodações do Desejo, óleo, recorte e colagem de papel sobre papelão, 1929 - The Metropolitan Museum of Art
A Persistência da Memória, óleo sobre tela, 1931 - MOMA
As simpatias de Dalí pelos regimes de extrema-direita terão levado, mais tarde, Breton a exclui-lo do grupo. Datam desta altura algumas das suas obras mais representativas do surrealismo, como, por exemplo, A Persistência da Memória, O Jogo Lúgubre e Grande Masturbador. Em 1929 conheceu Helena Diakonova, conhecida por Gala Éluard, uma jovem russa que, tendo sido companheira de Paul Éluard, viria a tornar-se na modelo e companheira inseparável de Dalí.
Entre 1928 e 1930, colaborou com Buñuel nos filmes Un Chien Andalou e L'âge d'Or. Em 1929, Dalí fez exposições importantes e juntou-se ao grupo surrealista no bairro parisiense de Montparnasse. Possuía uma técnica magistral, que colocou ao serviço de uma imaginação transbordante alimentada pela leitura cuidada de Freud. As imagens oníricas e os claros símbolos sexuais não impediram o público de assimilar a sua obra, que obteve um sucesso enorme, sobretudo depois da Segunda Grande Guerra. 


Início Automático de um Retrato de Gala, óleo sobre painel de madeira compensada, 1932 - Teatro-Museu Dali

Busto Retrospectivo de Mulher, porcelana pintada, pão, milho, penas, tinta sobre papel, grânulos, suporte para tinta, areia e duas canetas, 1933 (alguns elementos foram reconstruídos em 1970) - MOMA

Telefone Lagosta, plástico, gesso pintado e técnica mista 1936 - TATE

Em 1934 Dalí e Gala, que já viviam juntos, casaram-se numa cerimónia civil. Quando do início da Segunda Guerra, Dalí e Gala mudaram-se para os Estados Unidos (1940) onde permaneceram durante cerca de oito anos. O artista fez, no Museu de Arte Moderna de Nova York, a sua maior exposição. Em 1942, Dalí publicou a sua autobiografia "A Vida Secreta de Salvador Dalí". Na Catalunha, Dalí viveu o resto da sua vida. O pintor começou a trabalhar no Teatro-Museu Dalí, em Figueres por volta de 1960. Em 1974 inaugurou o Teatro-Museu de Figueras, onde se encontra exposta uma grande parte da sua obra. Gala morreu em 10 de Junho de 1982, Dalí ficou profundamente deprimido. Criou a Fundação Gala-Salvador Dalí em 1983, uma instituição que gere, protege e divulga o seu legado artístico e intelectual.
Morreu em 1989, sete anos depois de Gala, e foi sepultado, como era seu desejo, no Teatro-Museu que o próprio Dalí criou e ao qual deu o seu nome.

As duas maiores colecções de trabalhos de Dalí estão no Museu Salvador Dalí em São Petersburgo, Florida, EUA, e no Teatro-Museu Dalí em Figueres, Catalunha, Espanha.

Metamorfose de Narciso, óleo sobre tela, 1937 - TATE

 Estudo para a capa da "Vogue", tinta, guache, aguarela e grafite sobre papéis cortados e colados, 1944 - The Metropolitan Museum of Art
Poesia D'América, óleo sobre tela, 1943 - Teatro-Museu Dali

Crucifixion (Corpus Hypercubus), óleo sobre tela, 1954 - The Metropolitan Museum of Art
Eco Geológico. A Pietá, óleo sobre tela, 1982 - Teatro-Museu Dali


Fontes: http://www.infopedia.pt/$salvador-dali
http://educacao.uol.com.br/biografias/salvador-dali.jhtm 

Sem comentários:

Enviar um comentário