segunda-feira, 7 de maio de 2012

Hoje aconteceu... Aniversário dos compositores Johannes Brahms e Tchaikovsky

Johannes Brahms em 1853

Dia 7 de Maio (aqui)

1833 - Johannes Brahms, compositor e pianista alemão (m. 1897).

Johannes Brahms, (07 de maio de 1833 - 3 de Abril de 1897) nasceu em Hamburgo, foi compositor e pianista, uma das mais importantes figuras do romantismo musical europeu do século XIX . Brahms passou grande parte de sua vida profissional, em Viena, na Áustria, onde era um líder da cena musical. Durante a sua vida, a popularidade e influência de Brahms eram consideráveis, o maestro Hans von Bülow expressava a sua admiração por Brahms dizendo que ele era como um dos Três Bs da música .
Brahms compôs obras para piano, câmara, orquestra sinfónica, voz e coro. Estreou muitas de suas próprias obras e trabalhou com alguns dos artistas principais do seu tempo, incluindo o pianista Clara Schumann e o violinista Joseph Joachim.  Brahms, era um perfeccionista intransigente, destruindo muitos dos seus trabalhos e deixando alguns deles inéditos.
Homenagem a Brahms, escultura em bronze erguida em Hamburgo no Johannes Brahms-Platz, em frente ao Music Hall Hamburgo, 1981 - Escultora Maria Pirwitz
Escultora Maria Pirwitz (29 de Abril 1926 em Hamburgo - 19 de Dezembro 1984) . Ela passou 30 anos como escultora  freelance em Hamburgo.

Os estudiosos dividem em quatro fases a obra de Brahms. A primeira é a juventude, onde apresenta um romantismo exuberante e áspero, como no primeiro Concerto para Piano. Ela vai até 1855. A segunda corresponde à fase de consolidação como compositor, que culmina no triunfo do Requiem Alemão, em 1868. Aqui, ele toma gosto pela música de câmara e pelo estudo dos clássicos. A terceira fase é a maturidade, das obras sinfónicas e corais. Brahms atinge a perfeição formal e grande equilíbrio. O último período começa em 1890, quando, no final da vida, pensa em parar de compor. As obras tornam-se mais simples e concentradas, com destaque para a música de câmara e piano. O Quinteto para Clarinete é exemplo típico dessa fase outonal. A sua última obra publicada foi o ciclo Quatro Canções Sérias, onde praticamente se despede  da vida. Deu a colectânea a si mesmo de presente no aniversário de 1896. Johannes Brahms viria a morrer um ano depois, em 3 de Abril de 1897.
Hoje, esta é a ideia predominante: Brahms é um dos compositores mais conhecidos.


DAVID GARRETT - Dança Húngara n. 5 (Johannes Brahms)

David Garrett (David Bongartz nasceu em 4 de Setembro de 1980 em Aquisgrano, Alemanha) é um violinista teuto-americano.





 Tchaikovsky em 1874

1840 - Pyotr Ilyich Tchaikovsky, compositor russo (m. 1893)

 Pyotr Ilyich Tchaikovsky (7 de Maio de 1840 - 06 de Novembro de 1893) foi um compositor russo, que escreveu sinfonias, concertos, óperas, balés  e música de câmara. Foi o primeiro compositor russo cuja música deixou uma impressão duradoura a nível internacional.
Desde cedo revelou gosto pela música. Em 1863 entrou para o Conservatório de São Petersburgo onde se graduou. O ensino formal que recebeu no Conservatório, distinguem-no dos compositores contemporâneos do movimento nacionalista, incorporado pelos compositores russos de Os Cinco.  Viaja pela Europa em 1875 e conhece em Paris, Saint-Saëns, Franz Liszt, Georges Bizet e Jules Massenet. No ano de 1876, recebe o encargo de coreógrafo do Teatro Bolshoi de Moscovo, onde nasce o ballet O Lago dos Cisnes. Tchaikovsky foi homenageado em 1884 pelo czar Alexandre III, que lhe concedeu uma pensão vitalícia no final de 1880. Em Junho de 1893, Tchaikovsky recebe o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Cambridge. No dia 6 de Novembro de 1893 Tchaikovsky morre subitamente aos 53 anos, em São Petersburgo.




 
Medalha comemorativa do centenário da morte de Tchaikovsky, 13 de Dezembro de 1993 - Banco Central da Rússia

Enquanto a sua música se tornou popular entre o público, as opiniões críticas foram inicialmente diversificadas. Alguns russos não sentiram os seus valores musicais suficientemente representados. Existiram europeus que elogiaram Tchaikovsky pela oferta da sua música, por esta ultrapassar os estereótipos da música clássica russa. Até ao final do século 20, o prestígio de Tchaikovsky como compositor tornou-se significativo, com números crescentes de admiradores rendidos à sua sonoridade e inovação. No final da sua carreira, os dois últimos balés - A Bela Adormecida, (1888-1889) e O Quebra Nozes (1891-1892) - contribuíram para que os seus contemporâneos  o apreciassem  como autor desse género.

 Tchaikovsky Piano Concerto No.1 - Lang Lang, Temirkanov / Part 1

Lang Lang (nasceu em Shenyang, Liaoning, China no dia 14 de Junho de 1982) é um pianista mundialmente famoso.

Sem comentários:

Enviar um comentário