Máscara facial (Mblo), povo Baule, madeira, pigmento, cânhamo séc. XIX-XX. (As
máscaras Mblo, em geral usadas nas danças de entretenimento, são a
forma mais antiga de arte Baule. Geralmente são retratos de determinados
indivíduos). - Museu Metropolitano de Arte - MMA
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Os estilos das máscaras da costa ocidental da África, da Guiné e da Libéria, chegaram à Costa do Marfim, através dos povos Dan e We. Essas influências foram disseminadas através da Costa do Marfim pelo povo Guro.
Máscara Kple Kple, povo Baule, madeira e pigmentos. (O
povo Baule assimilou várias formas de disfarce dos seus vizinhos: uma
máscara facial naturalista, uma máscara de capacete com chifres e uma
máscara lisa circular, chamada kple kple. Esta última, uma máscara
masculina da categoria Júnior, é uma das várias obras adaptadas, que era
usada em entretenimento de sociedade Goli ou funerais. Ele personifica
um espírito de natureza rebelde que é considerado assustador e
divertido. A face plana, em forma de disco com anilhas nos olhos e boca
rectangular é encimada por ouvidos e grandes chifres de encurvamento. A
coloração vermelha e negro tem toques de branco, enquanto a máscara
feminina complementar seria pintada de preto). - Museu de Belas Artes de Boston - MFA
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Há mais de 60 grupos étnicos na Costa do Marfim. Tradicionalmente, os grupos eram independentes uns dos outros, mas, ao longo do tempo, as migrações internas e o casamento entre os grupos, reduziram dentro das várias localidades, as tradições culturais e por sua vez, a identidade de cada grupo. Cada um destes grupos, tem filiações étnicas com grupos maiores que vivem fora das fronteiras do país. Assim, o povo Baule, bem como outros povos que vivem a leste do Rio Bandama, são afiliados com os Akan de Ghana. O grupo Guro, também chamado Kweni, vive na região do Vale do Rio Bandama. Vieram originalmente do norte e noroeste, impulsionados pelas invasões Mande, na segunda metade do século XVIII. Os povos da floresta a oeste do Bandama, estão ligados com os povos Kru da Libéria. No interior do grupo Kru, existem subdivisões em pequenos grupos espalhados por grandes áreas de floresta. Os grupos Senufo, Lobi e Bobo, estão amplamente espalhados pela região Nordeste e também vivem em Estados vizinhos. O povo We, por vezes chamado Krahn ou Guere, é um povo indígena africano que habita em áreas da Libéria oriental e ocidental da Costa do Marfim.
Os povos, Baule, Senufo e Dan, são hábeis em talha de madeira e cada cultura produz máscaras de madeira em grande variedade.
No povo Baule, as máscaras correspondem a vários tipos de danças: o gba gba, o amuen bonu, o mblo e a goli. São usadas em funerais, para proteger a vila de ameaças externas, na época das colheitas e para divertimento. Elas nunca representam os ancestrais e são sempre usadas por homens.
Máscara, povo Dan, madeira, fibra vegetal e conchas, séc. XX. (Esta
máscara representa um espírito feminino da floresta, com rosto oval,
olhos de fenda, lábios carnudos e tez lisa, sugerindo um ideal de
beleza. O penteado com búzios é apenas uma parte do traje de máscaras,
que consiste numa capa colorida e saia de ráfia). MFA
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Máscara facial para mascarado Gegon, povo Dan, madeira, pigmento, metal, cabelo e fibra, 1920-1950. (O
desempenho dos mascarados Gegon, destina-se a fins de entretenimento.
Os gestos do dançarino simulam os de um pássaro. Ele finge bicar o chão e
abre os braços como se fosse voar. O Gegon pode aludir ao Tucano, que é
o rei de todos os pássaros e o primeiro a ser criado). - Museu de Arte Indianapolis - IMA
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Os povos, Baule, Senufo e Dan, são hábeis em talha de madeira e cada cultura produz máscaras de madeira em grande variedade.
No povo Baule, as máscaras correspondem a vários tipos de danças: o gba gba, o amuen bonu, o mblo e a goli. São usadas em funerais, para proteger a vila de ameaças externas, na época das colheitas e para divertimento. Elas nunca representam os ancestrais e são sempre usadas por homens.
Toda a arte Senufo é feita por artesãos especializados. Figuras representando os antepassados são comuns, assim como as miniaturas de bronze e pequenas estátuas, que são usados na vaticinação. Os vários tipos de máscara são utilizados para proteger a vila de feitiços, em funerais e para lembrar as imperfeições humanas. O tipo de máscara kpeliye, representa um rosto humano ricamente decorado, com extensões em redor. Usado por homens, as máscaras Kpeliye actuavam como personagens femininos.
Os escultores Dan produzem principalmente máscaras que visam lidar com praticamente todos os elementos na sociedade, incluindo a educação, a guerra, a paz, a regulação social e a diversão. Cada uma das máscaras Dan, tem uma função diferente. Os mascarados intervêm
durante a iniciação dos rapazes, preparativos de guerra, práticas
educativas, competições atléticas, contra as queimadas durante a estação seca, pela paz e para o entretenimento. As máscaras do povo Dan, encarnam por vezes, os espíritos da floresta que, através
de rituais, se alojam numa máscara especial. Cada máscara
tem seu próprio nome, traje e forma de comportamento.
Máscara facial (Kpeliye), povo Senufo, madeira, chifres, fibra de ráfia, tecido de algodão, penas, metal, séc. XIX - XX. (Ao longo do século XX, membros duma associação de iniciação Senufo, usavam pequenas máscaras de rosto, finamente esculpidas. As máscaras, conhecidas como kpeliye, apresentam delicados rostos ovais com decorações geométricas nos lados. Considerada feminina, a máscara com a sua graça e beleza, homenageava os anciãos Senufo falecidos. As penas e chifres de animais anexados a este exemplo são incomuns e reflecte eventualmente, o poder do seu dono e neutraliza as forças negativas na Comunidade).- MMA
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Máscara facial, povo Senufo, bronze, 1950? (Esta máscara de metal foi provavelmente criada durante a década de 1950, numa oficina comercial perto de Korhogo. É uma interpretação contemporânea das peças de arte que fazia parte integrante da vida cultural das comunidades Senufo.) - MMA
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A arte do povo We, por vezes chamado de Krahn ou Guere, está ligada à realização de máscaras, que começam geralmente como objectos simples, sem adornos, esculpidos por um artista masculino. A máscara então é transmitida através das gerações e cada utente adiciona novos adornos, crescendo em poder e significado ritual. As máscaras mantêm uma posição importante dentro da sua pequena comunidade. São propriedade das famílias e usadas na vida social do povo We. A máscara age como um mediador entre os membros da Comunidade e como uma ferramenta, para ensinar lições de moral durante os conflitos civis, ou entretenimento público. As máscaras, criadas para assustar, têm as mandíbulas escancaradas, o nariz alargado e olhos tubulares. Ao retratar a natureza mais assustadora dos animais, a máscara é vista como poderosa. O mascarado veste uma saia imensa em ráfia e é seguido por uma equipa de acompanhantes.
Máscara facial, povo We, madeira, pigmento, metal, fibra, conchas e pano, séc. XX. (As
máscaras We, são consideradas como entidades espirituais e são usadas
durante a resolução de conflitos e outras actividades civis, bem como
durante o entretenimento do público, onde, por vezes, aprendem lições de
moral. Os sinos sobre esta escultura indicam que é uma máscara
feminina). - Museu de Arte Indianapolis
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Máscara, povo We, madeira, cabelo humano e animal, corno, algodão, pigmento, séc. XIX - XX - MMA
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Máscara, povo Guere, madeira, lata, fio, pano, fibra, pregos, cartuchos, cabelo humano, séc. XIX-XX - MMA
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Máscara facial, povo We, madeira, pigmento, conchas, pano, fibra, peles, papel, metal, penas, séc. XX (Uma máscara tridimensional, eriçada, como um leopardo rosnando, é engenhosamente construída com penas, conchas, peles e outros materiais. Detalhes agressivos como conchas e dentes afiados de leopardo em madeira, nos lados e na parte inferior, indicam que a máscara se destina a uma pessoa do sexo masculino. Um artista masculino fez a máscara e outros ao longo do tempo de uso, foram acrescentando objectos). - IMA
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Máscara, povo Guere, madeira e fibras pintadas. ( Estas máscaras são muitas vezes são usadas durante funerais. Os olhos esbugalhados, os dentes desagradáveis e a trave no nariz são muito assustadores. Às vezes, conchas, sinos, pregos e outros elementos são associados. Esta máscara é nova e foi feita para a venda). - Máscaras no Mundo
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Na
cultura do povo Guro, são feitas distinções entre os mascarados que são o
foco dos cultos, e os que são ligados à natureza. Uma sequência de
três máscaras sagradas, gira em torno de Zamble, um homem mítico, cuja forma funde as características do antílope e do leopardo. Ele por sua vez é
complementado por a sua bela esposa, Gu, e o seu irmão selvagem, grotesco,
Zuali. Em cerimónias, as máscaras de animais, Je, são as primeiros a
aparecer, e a preparar o público para o desempenho das
figuras antropomórficas.
Os estilos Guro e Baule são difíceis de separar. O estilo Guro, no entanto, tem uma ou duas marcas distintas: a face da máscara humana é geralmente alongada e a forma do perfil é elegante. Há policromia, bem como o preto e castanho nas máscaras polidas. O penteado é muitas vezes esculpido e elaborado em padrões geométricos. Há também máscaras humanas com chifres longos e estruturas, na forma de uma ou duas figuras humanas.
Máscara (Zamble), povo Guro, madeira com pigmentos, séc. XX. (Os chifres são a marca da máscara zamble, que retrata o antílope Bauala. O mascarado zamble, coloca um pano sobre as suas costas, uma saia de fibra e outros apetrechos. Veste a pele de um gato selvagem, associado com o deserto. A sua marca é um chicote, que racha vigorosamente). - Museu de Belas Artes de Boston - MFA
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Máscara facial (Gu), povo Guro, madeira e pigmentos, Séc. XIX - XX - Fundação Barnes |
Máscara facial, povo Guro, madeira, fibra de plantas e pigmentos, séc. XIX-XX - Fundação Barnes
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Máscara de cabra (Je), povo Guro, madeira, penas, algodão, materiais do sacrifícios, séc. XIX - XX - MMA
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Máscaras: aqui no comjeitoearte - África/cerimónias e rituais.
Máscaras: aqui no comjeitoearte - Oceânia/culto aos ancestrais.
Fontes:
http://www.zyama.com/
http://www.zyama.com/
http://en.wikipedia.org/wiki/Culture_of_Ivory_Coast
http://en.wikipedia.org/wiki/African_art
http://www.britannica.com/EBchecked/topic/139651/Cote-dIvoire
http://en.wikipedia.org/wiki/Face_mask_(We_people)
http://en.wikipedia.org/wiki/Face_mask_(We_people)
Neste blog damos a volta ao mundo das artes e do espetáculo.......Mais uma bela coleção ......obrigada !!!!
ResponderEliminarEu é que agradeço, a simpatia e o incentivo.
EliminarSaudações!
Será que você não tem uma matéria sobre as esculturas da Libéria para me indicar? (achei este texto ótimo)
ResponderEliminarSugiro-lhe 6 endereços de museus onde pode encontrar algumas esculturas e máscaras da Libéria. Obrigada. Saudações!
Eliminarhttp://www.lacma.org/search/node/liberia
http://www.mfa.org/search?search_api_views_fulltext=liberia&=Search
http://www.barnesfoundation.org/search-results?search=liberia&id=20&x=10&y=10
http://www.metmuseum.org/collection/the-collection-online/search?ft=liberia
http://www.clevelandart.org/search?search=liberia&=Search
http://www.imamuseum.org/search/ima/liberia
Muito obrigado precisava fazer um trabalho de artes urgente
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